182070492

Sete navios da Marinha do Exército de Libertação Popular da China chegaram no último dia 5 ao porto de Vladivostok, no extremo leste da Rússia, para participar de exercícios navais de grande escala entre os dois países.

O “Naval Interaction” 2013 acontece na região do Mar do Japão entre os dias 5 e 10 de julho, e envolve cerca de 20 navios das Marinhas russa e chinesa, além de navios de apoio e uma dúzia de aeronaves.

Durante a cerimônia de boas-vindas, o vice-chefe do Estado Maior da Marinha russa, contra-almirante Leonid Sukhanov, declarou que aquela se tratava da maior força-tarefa a se reunir na base da Frota do Pacífico. “Os exercícios da “Naval Interaction” 2013 não são direcionados a terceiros e não têm conotação política”, afirmou Sukhanov, acrescentando que as manobras não devem ser recebidas pela comunidade internacional como uma ameaça ou afronta a nenhum país.

O vice-comandante da Marinha chinesa, vice-almirante Ding Yiping, afirmou que os exercícios tem a finalidade de aprimorar as capacidades dos dois países no combate à pirataria.

FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

2 Comentários para “Navios da Marinha chinesa chegam à Rússia para exercícios conjuntos”

  1. Wagner 8 de julho de 2013 at 17:40 #

    Ambos ainda ganharão muito com esta colaboração. Esse papo de que Rússia e China vão brigar uma com a outra é besteira.

  2. eduardo.pereira1 9 de julho de 2013 at 21:08 #

    Claaaaaro que é besteira, ambos brigarao juntos contra outra naçao!!!

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Suécia assina com Saab a encomenda de dois novos submarinos tipo A26

Kockums A26 - imagem 2 Saab

Empresa também modernizará dois exemplares da classe ‘Gotland’ em serviço na Marinha Sueca – Na última terça-feira, 30 de junho, […]

Fabricação do primeiro submarino S-BR avança na ICN

Reforços Externos #2

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2015 – A Itaguaí Construções Navais (ICN) avança na construção do primeiro submarino […]

Prosuper receberá propostas da China e dos EUA

Type 052B Guangzhou class Wuhan (170) guided missile destroyer

  O PROSUPER, programa da Marinha do Brasil (MB) que visa obter 5 navios escoltas, cinco navios-patrulha oceânicos (NPaOc) e […]

Duas boas notícias da MB: assinados novos contratos do MANSUP e revogada a suspensão do contrato do NHoFlu

NHoFlu Rio Branco - foto INACE

Contrato relacionado ao NHoFlu Rio Branco, já entregue, é com o estaleiro Inace. Para o MANSUP,  foram assinados contratos com Avibras e Mectron, marcando […]

Marinha dos EUA gasta US$ 9,1 milhões para manter Windows XP em PCs

usnavy_625

Ainda em processo de transição, marinha americana possui cerca de 100 mil computadores com o sistema operacional já obsoleto da […]