Havia um periscópio no meio do passadiço; no meio do passadiço havia…

17

Passadiço NAe São Paulo com periscópio - foto 3 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

… um periscópio!

vinheta-destaqueA imagem acima é uma “perifoto” tirada a partir de um equipamento presente no passadiço do navio-aeródromo São Paulo (A 12) da Marinha do Brasil, ex-Foch da Marinha Francesa.

Para entender o porquê de haver um periscópio no passadiço do porta-aviões, vamos recuar um pouco no tempo. Muitos estão acostumados a ver imagens de passadiços modernos formando um só compartimento sem divisões, cercado de grandes janelas. Porém, décadas atrás, o mais comum eram as pequenas vigias circulares da chamada “casa do leme”, ou “pilot house” (PH), também chamadas de “conning tower” (especialmente em encouraçados, onde esse compartimento era dotado de pesada blindagem).

Mais ou menos “no meio do caminho” da história que vai dos passadiços dos navios de guerra de ontem para os de hoje, as áreas mais “externas” à casa do leme, e que uniam as duas “asas” do passadiço (ou lais) passaram a ser fechadas por amplas janelas para proteger dos elementos os tripulantes em serviço, mas sem a mesma proteção balística comumente encontrada na casa do leme, onde os tripulantes se abrigavam nas situações de combate.

Esse arranjo também passou a ser comum em porta-aviões, que também incorporavam junto ao passadiço os postos para controle das aeronaves, também amplamente envidraçados.

Passadiço NAe São Paulo com periscópio - foto 2 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo com periscópio - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Com o tempo, “sumiu” a casa do leme segregada e mais protegida, cuja proteção podia ser aumentada ainda mais com o fechamento das vigias, mas o São Paulo, que é um navio construído na década de 1960, mostra ainda essa característica mais tradicional.

Pode-se ver as portas metálicas circulares para fechar as vigias e, quando esse fechamento era necessário, a visão do mundo exterior vinha do periscópio.

O periscópio aparece em destaque nas três primeiras fotos desta sequência (a primeira delas, no alto da matéria, é a vista externa da parte anterior do convoo do navio e do cais, a partir de uma das lentes do equipamento).

Passadiço NAe São Paulo - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - foto 4 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - foto 5 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - foto 3 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo vista geral - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Já as fotos seguintes desta matéria (acima) mostram outros ângulos do interior do passadiço do porta-aviões, incluindo a passagem (que pode ser fechada por uma porta) para a casa do leme e o posto para controle das aeronaves.

Passadiço NAe São Paulo - foto 2 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - vigias da casa do leme vistas de fora - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

A antepenúltima foto desta sequência mostra a visão de uma vigia “de dentro para fora” da casa do leme, na direção da área mais “envidraçada” do passadiço, a penúltima mostra o inverso (a casa do leme vista “de fora para dentro”) e a última imagem, logo abaixo, é a “ilha” do São Paulo vista da plataforma do elevador de vante, que incluímos aqui para situar melhor o leitor. As janelas do passadiço são as inclinadas.

Ilha do NAe São Paulo vista do elevador de vante - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

As fotos foram tiradas durante visita do navio a Santos (SP), em novembro de 2011.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

excelente…
quais os dias em que o museu esta aberto pra visitas ?!?!?!
o passeio eh gratuito ou eh pago ?!?!

joseboscojr

Belas fotos Nunão!!
Só espero que a presença de um periscópio no São Paulo não seja prenuncio de que o mesmo esteja “afundando”. rsrsss

joseboscojr

Hoje, com o uso generalizado de câmeras, ter um periscópio é completamente desnecessário.

Guilherme Poggio

Hoje, com o uso generalizado de câmeras, ter um periscópio é completamente desnecessário.

Bosco, cuidado com os modernismos!

Veja isso:

http://www.forte.jor.br/2013/07/12/russia-volta-a-usar-maquinas-de-escrever-para-evitar-espionagem/#comments

daltonl

Essa invenção francesa foi seguida pelas demais marinhas e em inglês o termo é conning tower, mas com o tempo descobriu-se ser muito difícil controlar o navio de tão limitado espaço e assim capitães preferiam abdicar dessa posição mais segura durante um combate. Muitos navios na US Navy tiveram essas instalações removidas até para reduzir o peso pois algumas eram muito bem blindadas como nos casos de encouraçados. Mesmo alguns dos últimos encouraçados construídos como os Iowas foram equipados com elas, mais diminutas e pesadamente blindadas e é possível entrar e conhecer nos agora “navios museus” mas não recomenda-se para… Read more »

joseboscojr

Eu tive lá Poggio.
Valeu!!

Off topic:
Mas voltando às modernidades, na verdade o periscópio está virando peça de museu até em submarinos.
Os da classe Virginia usam um mastro optrônico cuja imagens são mostradas nesses monitores: http://asset1.cbsistatic.com/cnwk.1d/i/tim//2010/07/18/Controlling_the_periscope_620x414.jpg

daltonl

Eu que agradeço pelas fotos Nunão !

juarezmartinez

Quanto mais olho fotos deste navio, mais agarro nojo dele, um verdadeiro sorvedouro de dinheiro mau empregado, mas tem quem goste né, é assim mesmo, tem gente que gosta de mulher e tem gente não….

Grande abraço

Mauricio R.

Bonitinho, mas qndo é mesmo que o maçarico começa a “jantar” esse trambolho???

Vassili

Nunão,

Lembro do momento em que vc e o MO me apresentaram à este curioso fato no Opalão. Fiquei espantado pelo fato de um navio aeródromo possuir um periscópio tal qual um submarino rsrsrsrss……..

abraços.

Vassili

Juarez e Mauricio, Concordo plenamente que o São Paulo hoje em dia não tem mais valia militar, pois mesmo que volte à operar um dia, não tem sequer escoltas de respeito para formar um Grupo Tarefa decente……….. isso sem falar que os 12 A-4M serão claramente insuficientes para cumprir todas as tarefas que se exige de uma moderna ala aérea embarcada nos dias de hoje. Isso sem falar que o Skyhawk é um jato de ataque, e não um puro CDF. Mas adoraria ler aqui notícias que ele consegue novamente atingir velocidade máxima…………que ele pode novamente fazer essa façanha sem… Read more »

José da Silva

Tem comissão programada para o A 12 agora no segundo semestre e com escala em STS se não der mais nada de errado.

MO

ETA 32 de agosto …

juarezmartinez

de julho de 2013 às 22:16 Juarez e Mauricio, Concordo plenamente que o São Paulo hoje em dia não tem mais valia militar, pois mesmo que volte à operar um dia, não tem sequer escoltas de respeito para formar um Grupo Tarefa decente……….. isso sem falar que os 12 A-4M serão claramente insuficientes para cumprir todas as tarefas que se exige de uma moderna ala aérea embarcada nos dias de hoje. Isso sem falar que o Skyhawk é um jato de ataque, e não um puro CDF. Mas adoraria ler aqui notícias que ele consegue novamente atingir velocidade máxima…………que ele… Read more »

MO

em verdade, a cada dia que passa fica cada vez mais enraisado o que ouvimos la em 1999 por um grande conhecedor do meio e amigo, exatamente como o Bozoh citou dias atras “JUséeeeeee este navio vai acabar com a esquadra” .. daqui ha alguns anos alguem vai falar algo tipo assim “é .. pois é ,,,” como dinheiro aqui eh feste e abundante, dou de ombros …

Farragut

Não lançamos satélites nem temos comunicações seguras, mas mantemos um GTE de primeiro mundo, tentamos fazer o NAe operar e buscamos um submarino nuclear de defesa (sic). As prioridades, os interesses nacionais a serem defendidos não são discutidos com a transparência de países mais avançados. Daí a piada pronta da capa d´O Globo de hoje: “Defesa quer saber quais dados militares podem ter sido obtidos pela NSA”.