Home Noticiário Internacional Comemorando os 60 anos da Guerra da Coreia, Kim Jong-Un exibe navio...

Comemorando os 60 anos da Guerra da Coreia, Kim Jong-Un exibe navio americano como troféu

611
4

NKOREA-SKOREA-WAR-ARMISTICE-ANNIVERSARY

O líder norte-coreano Kim Jong-Un apresentou neste sábado um museu da Guerra da Coreia renovado, cuja peça central é o navio espião americano USS Pueblo, capturado em 1968.

O conflito de 1950-53 terminou essencialmente com as Coreias do Norte e do Sul ocupando o mesmo território que tinham no início, mas o armistício de 1953 é comemorado no Norte como o “Dia da Vitória”.

A abertura do museu coincidiu com o 60 º aniversário do cessar-fogo, que nunca foi cimentado com um tratado, deixando as duas Coreias tecnicamente em guerra.

NKOREA-SKOREA-WAR-ARMISTICE-ANNIVERSARY

O incidente Pueblo

O USS Pueblo (AGER-2) é um navio de inteligência da classe “Banner”, da US Navy, que foi abordado e capturado pela Marinha da Coreia do Norte, em 23 de Janeiro de 1968, no incidente que ficou conhecido pelo nome do navio. Um marinheiro americano foi morto no ataque e 82 outros foram capturados e mantido prisioneiros durante 11 meses antes de serem libertados.

NKOREA-SKOREA-WAR-ARMISTICE-ANNIVERSARY

A Coreia do Norte declarou que o USS Pueblo se encontrava em suas águas territoriais, mas os Estados Unidos sustentam que o navio estava em águas internacionais, no momento do incidente. Mais recentemente, mais fatos vieram à luz, que indicam que o USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte por instigação da União Soviética, que estava procurando uma máquina criptográfica a bordo, para corresponder com a chave fornecida aos soviéticos pelo espião John Walker.

O USS Pueblo ainda tem status de navio ativo na US Navy e uma resolução do Senado dos EUA em 2008 declarou que o navio foi o primeiro da Marinha dos EUA a ser “sequestrado” por forças militares estrangeiras em mais de 150 anos.

Nas fotos, o USS Pueblo como está hoje exposto na Coreia do Norte para os visitantes do Museu da Guerra.

NKOREA-SKOREA-WAR-ARMISTICE-ANNIVERSARY

4 COMMENTS

  1. Faltou dizer que esse navio se tornou a NAU-CAPITÂNEA da MArinha Norte-Coreana, pois é a belonave mais moderna do seu arsenal rsrsrsrs

  2. Anotem aí: Um dia esse navio volta pros EUA, por bem ou mal…..Americano não deixa barato esse tipo de coisa, nem que leve 100 anos, mas vai voltar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here