Navio-Patrulha ‘Macaé’ realiza salvamentos na Restinga da Marambaia

0

DSC02688

Na noite do dia 25 de Julho, o Navio-Patrulha Macaé (NPa Macaé) realizou dois salvamentos na área da Restinga da Marambaia. Por volta das 19h, o SALVAMAR SUESTE recebeu a informação de que a embarcação de Esporte e Recreio “Carolina Sea Eagle”, com quatro tripulantes, estava à deriva por problemas nos motores. A lancha estava localizada a 3 milhas náuticas da Restinga da Marambaia e se aproximava de um paredão de pedras. A embarcação foi rebocada pelo NPa Macaé até uma área abrigada próxima a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis, com os tripulantes a salvo.

Por volta das 23h, do mesmo dia, a Agência da Capitania dos Portos em Parati informou ao SALVAMAR SUESTE que o veleiro “Parru”, com cinco tripulantes, estava com pane elétrica e água entrando pela proa. No momento do aviso, os tripulantes haviam abandonado o veleiro e embarcado na balsa salva-vidas. Após algumas horas de busca, sem sucesso, a tripulação do NPa Macaé conseguiu contatar os náufragos por telefone e os instruiu a acionar os sinalizadores do kit de sobrevivência da balsa. O sinalizador foi avistado pelo NPa Macaé, a cerca de 2 milhas náuticas da Restinga da Marambaia, e o resgate efetuado com sucesso.

20130726_025621

O SALVAMAR SUESTE faz parte da estrutura orgânica do Comando do 1º Distrito Naval, Organização Militar da Marinha do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, e coordena as atividades de busca e salvamento – Search And Rescue (SAR) – que ocorrem dentro das suas respectivas áreas de jurisdição nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Os integrantes do SALVAMAR atendem aos pedidos de socorro vindos do mar 24 horas por dia, por meio dos sistemas de comunicações e do serviço 08002856158. Para isto, o SALVAMAR conta com navios, podendo, ainda, valer-se de todos os outros navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, de órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo marítimo, atinentes a responsabilidade da salvaguarda da vida humana no mar.

DSC02676

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Imprensa Comando do 1° Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments