Marinha Indiana deve arrendar segundo submarino nuclear russo da classe ‘Akula’

3

Akula

Índia e Rússia devem começar em breve as negociações sobre a concessão de um segundo submarino nuclear de ataque para a Marinha Indiana. A segunda unidade pode ser o Iribis, que foi 60% construída, mas foi abandonada como resultado da escassez de recursos.

O submarino INS Chakra II da classe ‘Akula’ recentemente arrendado, está atualmente em serviço com frota leste da Marinha Indiana e tem sido empregado em patrulha constante desde sua entrada em serviço em abril do ano passado. A Marinha relatou que está muito satisfeita com as suas capacidades e desempenho.

Provisoriamente batizado como INS Chakra III, o novo submarino será outra variante avançada dos submarinos da classe ‘Akula’, que são capazes de passar meses submersos. É provável que seja equipado com armamento mais letal, incluindo o míssil Brahmos lançado verticalmente.

O submarino deverá ser reconstruído em torno do casco do Iribis, um submarino russo classe “Akula” cuja construção parou no final dos anos noventa. Vladimir Dorofeev, chefe do Bureau de Design Malaquita, disse que o novo submarino também poderá se beneficiar dos avanços de design que a Rússia emprega na nova classe “Yasen” de submarinos de ataque de propulsão nuclear.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Perfeito ! Um casco largado a menos para atazanar nos estaleiros, e uma nova fonte de renda para a Marinha Russa.

E para a Índia é uma experiência muito importante.

E a China só observando…

CorsarioDF

Enorme vantagem operacional para a Índia que está montando uma doutrina correta de uso dos Subs Nucleares.

Enquanto isso na GRANDE e ENORME POTÊNCIA DO SUL…

Deixa-se de trabalhar um dia por não ter dinheiro nem para comprar comida…

João Filho

Acho que a coise esta um pouquinho pior. (E possivel?)
Deixa-se de trabalhar um dia por não ter dinheiro nem para comprar comida… Comida? Ta achando que isso e o que, hotel 5 estrelas? Se quiser comer traz marmita de casa, marinheiro…