Faleceu o almirante Sandy Woodward, comandante da Força-Tarefa britânica na Guerra das Malvinas em 1982

3

Admiral Sandy Woodward

O almirante britânico sir Sandy Woodward, chefe da força-tarefa militar do Reino Unido que reconquistou as Ilhas Malvinas após o ataque argentino de abril de 1982, morreu este fim de semana aos 81 anos. Woodward foi o comandante da força naval enviada pela ex-primeira-ministra Margaret Thatcher no arquipélago atacado pelas Forças Armadas argentinas.

Após a guerra, Woodward atuou como vice-diretor dos recursos humanos no Ministério da Defesa de Londres e terminou sua carreira como ajudante de campo da rainha Elisabeth II. O oficial havia se aposentado da marinha em 1989, relatando suas experiências na Guerra das Malvinas no livro “Cem Dias” (One Hundred Days).

O ministro da Defesa britânico, Philip Hammond declarou que o almirante Woodward serviu seu país “com distinção”. O chefe da Royal Navy, a marinha britânica, sir George Zambellas, afirmou que o almirante será recordado no Reino Unido “por seu comando claro e poderoso” da força-tarefa britânica nas Malvinas.

“Sem se deixar intimidar pelo desafio de lutar contra um inimigo a mais de 8 mil milhas do Reino Unido, em condições climáticas muito difíceis e extremas, contra todas as probabilidades incertas, a inspirada liderança do almirante Woodward e sua perspicácia tática, misturada as capacidades do comando político de mais alto nível junto com a luta feroz e crua no mar, foi um fator chave para o sucesso das forças britânicas no Atlântico Sul”, acrescentou Zambellas, afirmando que o almirante “seguirá sendo muito respeitado e admirado” dentro das Forças Armadas britânicas

FONTE: ANSA Brasil

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soyuz

Um dos meus ídolos.

Competência militar é pré requisito para uma patente desta natureza em uma nação de tradição militar como a Inglaterra. Então elogiar a competência do almirante Woodward é chover no molhado.

A minha admiração por ele vem de outras características da sua personalidade. A humildade, o caráter a honestidade intelectual de dizer o que pensa, a serenidade.

Um grande homem, que descanse em paz.

Colombelli

Um militar que conseguiu respeito e reputação em campo de batalha e não bajulando políticos e dizendo amém de forma covarde para tudo, como ocorre em certos países da AL.

Aliás, vejam quem estava pra ser nomeado comandante do exercito argentino estes dias atras e surge a resposta porque uns perderam e outros ganharam a guerra naquela época, pois nada mudou

HMS TIRELESS

Sandy Woodward representa a melhor tradição de oficiais da RN, um legítimo herdeiro de Nelson. Que esse velho e vitorioso lobo do mar descanse em paz!