gibraltar

 

vinheta-clipping-navalO governo da Espanha declarou ontem que pretende formar com a Argentina uma frente comum nas Nações Unidas para se opor aos interesses da Grã-Bretanha sobre Gibraltar e as Malvinas, territórios onde os britânicos mantêm soberania – e há muito tempo disputados por Madri e Buenos Aires.
A ameaça da formação da aliança internacional ocorre em meio a uma disputa diplomática iniciada em julho, quando Londres instalou um recife artificial no entorno da península localizada no sul da Espanha – que, segundo pescadores espanhóis, prejudica sua atividade. Sob a alegação de que os britânicos não são signatários do Acordo de Schengen – firmado em 1995, que permitiu a livre circulação entre os países da União Europeia, mas não teve adesão de Grã-Bretanha e Irlanda o governo espanhol passou a controlar a fronteira com Gibraltar rigidamente.

A consequência, no território britânico, foram longas filas de veículos de até sete horas de duração, à espera da liberação das autoridades espanholas para sua passagem pela fronteira. Após conversas diplomáticas, ocorridas na semana passada, Londres esperava que as restrições fossem levantadas até o domingo, o que não ocorreu.

O gabinete do premiê David Cameron se disse “desapontado” ontem, afirmar do que as fiscalizações espanholas na fronteira são “totalmente desproporcionais” e têm motivação política”. O governo de Mariano Rajoy, que alega estar combatendo o tráfico de drogas e o contrabando, diz que os controles são “legais, proporcionais e aleatórios” negando que a manobra seja motivada pelo recife artificial Madri declara não ter obrigação legal de facilitar a passagem, citando a ausência de Londres do Espaço Schengen.

A tensão sobre a soberania de Gibraltar aumentou. “Estamos avaliando a possibilidade de apelar a órgãos como a ONU, o Conselho de Segurança (que será presidido pela Argentina até agosto de 2014), a Assembleia-Geral das Nações Unidas ou ao Tribunal de Haia”, declarou ontem a chancelaria espanhola, afirmando que também considera se unir diretamente a Buenos Aires contra os britânicos. “Isso também é avaliado. Nas Malvinas e em Gibraltar, há elementos comuns e elementos que são mais distantes”.

gb-estudia-acciones-legales-contra-espaa-por-controles-fronterizos-en-gibraltar-1

Para acabar com as filas na fronteira, Londres disse estudar “passos (legais) sem precedentes” entre países europeus. Enquanto isso, navios de guerra britânicos estão a caminho do Estreito de Gibraltar para exercícios militares, manobra cuja importância tem sido minimizada por autoridades espanholas e britânicas.

Apesar de ambos os governos terem entrado de acordo há muito tempo sobre o deslocamento, a passagem das embarcações pela região – uma delas prevista para atracar no território em disputa – deverá ser vista como uma declaração simbólica da soberania britânica.

FONTE: estadao.com, via resenha do EB

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

Égua… porque toda vez que tem uma crise, política, financeira, social ou as 3, esses políticos querem desviar a atenção de suas incompetências para outras coisas? Tá certo que os britânicos chiaram pelo F-1 espanhóis para a Argentina e Madri aproveita o gancho para colocar Gibraltar na roda e até engrossar o coro com os argentinos sobre as Falklands mas ai eu pergunto – Por que esse expediente diversionista parece ser característica de 9 entre 10 políticos LATINOS (sejam latinos europeus ou americanos)? Nós LATINOS só fazemos isso mesmo, só LATIMOS, mas não mordemos ninguém. Bom, é verdade que a… Read more »

Blind Man's Bluff

Pequenos problemas para desviar a atenção do público.
Enquanto isso, do outro lado do mundo, 800 toneladas de água altamente contaminada são vazam diretamente no Oceano Pacifico, todos os meses, para pelo menos as 3 próximas décadas.

https://www.sciencebuzz.org/sites/default/files/images/Screen%20shot%202011-03-14%20at%2010.02.55%20AM.jpg

Parece que o mundo esqueceu. Bom pro PM Shinzo Abe, o porta voz da energia nuclear japonesa, que acabou de vender uma usina para a Turquia e inaugurar ainda mais uma no Japão.

Soldat

É isso ai Espanha ta na hora de pegar de volta Gibraltar e manda de volta esse Inglesinho e a população que quiser ir junto.

Gibraltar é Espanhola querendo ou não…

Vader

É isso aí, Gibraltar é da Espanha! Vamos Espanha!

Mas já que é assim então devolve Ceuta, que tem três vezes o tamanho do rochedo de Gibraltar, para o Marrocos… 😉

Como esses cucarachos são ridículos, contraditórios e “duas-medidas”…

Quanto à GB, os estrátegos britânicos não devem nem estar dormindo de preocupação com a poderosa aliança da falida Espanha com a mais falida ainda Argentina da “vieja peor que el torto” Kretina Kirchner…. 🙂

Soldat

Bom eu espero que no futuro bem próximo o Quebec também se separe dos Ingleses a Escócia e o Pais de Gale também se liberte do Império Inglês e logico que as Malvinas e Gibraltar voltem para seus respectivos países…

Assim ia esquecendo e a Irlanda do Norte volte para a republica Irlandesa(EIRE).

Eu sou totalmente contra o Império Inglês e Americano KAKAKAKAKAKA…

Brasil acima de tudo e de todos…….

nunes neto

A Espanha poderia Devolver Olivença a Portugal, deixar os Bascos seguirem o seu caminho e a Galícia se unir a Portugal (como os mesmo querem) , antes de exigir algo dos outros devemos dar exemplos!

Fernando "Nunão" De Martini

Quem sabe a próxima notícia bombástica seja uma ação portuguesa para retomada do Principado Ilhéu da Pontinha, “o principado mais pequeno do mundo”, em Funchal, que tive o prazer de conhecer há uns anos.

http://www.fortesaojose.org/

Rafael M. F.

nunes neto disse:
13 de agosto de 2013 às 18:48

“A Espanha poderia Devolver Olivença a Portugal, deixar os Bascos seguirem o seu caminho e a Galícia se unir a Portugal (como os mesmo querem) , antes de exigir algo dos outros devemos dar exemplos!”

Sem contar a Catalunha, cujo sonho de independência é antigo.

MO

poderiamos devolver o Acre a 4a dimensão …

Rafael M. F.

Se sou John Bull diria:

“Querem Gibraltar? Venham buscar!”

Rafael M. F.

Essa gente que acha que o bulldog está velho e não morde mais ninguém, esquece que por trás dele há mais de 200 anos de tradição e disciplina.

Vader

Kkkkkkk…