DSCN2662

A Marinha do Brasil informa que, em Operação Conjunta com a Policia Federal e com o IBAMA, o “Navio-Patrulha Macau” aprendeu o barco pesqueiro “Shoei Maru” a 200 Km de Recife. O navio apreendido e de bandeira japonesa, sendo arrendado a empresa brasileira “Atlantico Tuna” e utilizava equipamentos de pesca ilegais.

O Navio-Patrulha Macau esta escoltando o barco apreendido para a Base Naval de Natal, devendo atracar por volta das 12 horas desta quarta-feira(14).

CAPITÃO-DE-FRAGATA(T) CLEBER RIBEIRO DA SILVA

Assessor de Comunicação Social do Com3ºDN

Atualização (14:50h): O navio apresado e o NPa Macau já chegaram a Base Naval de Natal. O NPa Macau é o segundo navio da classe “Macae” e foi transferido, recentemente, ao Setor Operativo da Marinha estando subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. O pesqueiro “Shorei Maru”, com capacidade para 300 tons de pescado, está arrendado a empresa Atlantico Tuna, empresa especializada na pesca de atuns em águas profundas e instalada em Natal-RN. Outras informações serão atualizadas até o fim do dia. Bravo Zulu ao comandante do NPa Macau e a sua tripulação!

Embarcação da Capitania dos Portos do RN escolta navio apreendido

Atualização (21:10h): De acordo com um novo comunicado da Assessoria de Impressa do Com3ºDN, o barco pesqueiro “Shoei Maru nº7″ praticava a pesca de atum com equipamento ilegal (segundo informes não-oficiais, as linhas de pesca não possuíam o peso que provocam a flutuação negativa dos anzóis e iscas, favorecendo que aves marinhas fossem feridas ou morressem) que poderiam ocasionar dano ambiental. O IBAMA está realizando pericia na embarcação e sua carga, que estima-se, em cerca de, 170 tons de pescados. A PF está averiguando a documentação da tripulação (composta por brasileiros, indonésios e japoneses) e outras medidas administrativas junto à empresa proprietária. O “Shoei Maru nº7″, que possui autonomia para 90 dias, foi apreendido, aproximadamente, às 14h do dia 13 de agosto, à 200km de Recife e foi escoltado pelo NPa Macau com apoio do NPa Goiana.

Tags: ,

Estudante de Psicologia, colaborador em Natal-RN do Forças de Defesa.

5 Comentários para “Marinha do Brasil apreende Barco Pesqueiro”

  1. João Filho 14 de agosto de 2013 at 18:45 #

    Free sushi pra todo mundo!!! rsrsrs.

  2. MO 14 de agosto de 2013 at 19:27 #

    Este é brazuca =
    http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/08/nt-castillo-de-herrera-ppvn.html

  3. MO 14 de agosto de 2013 at 19:29 #

    O que o Shoei Maru fez de erraado, ele não estava afretado a empresa de Xtmas ??

    o comunicado da marinha eh bla bla bla e bla … (mais do Macau do que o fato em si, sobre o fato …

  4. Joker 14 de agosto de 2013 at 21:18 #

    O Shoei Maru estava pescando sem o chumbinho na linha perto do anzol, dessa forma as iscas e os anzóis se encontravam flutuando ou muito perto da superfície (não entendi direito a explicação) atraindo as aves marinhas pelas iscas, as aves poderiam ser fisgadas e morrerem. Foi o que explicaram na boca pequena, o oficial é apenas equipamento ilegal sem especificar necessariamente o que seria.

  5. MO 14 de agosto de 2013 at 21:53 #

    tks jok, como supus .. rssss causas desconhecidas que achamos que sao estranhas … kkkk

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Cortes adiam término do Estaleiro de Construção de submarinos e a reforma do A12

O primeiro submarino S-BR em construção em Itaguaí-RJ - Foto Ricardo Pereira

  Roberto Lopes Enviado Especial ao Rio A eliminação de 24,8% do orçamento do Ministério da Defesa previsto para o […]

Orçamento 2015: corte na Defesa foi de 5,6 bi

Cortes 2015 no Ministério da Defesa - foto Nunão - Poder Aéreo

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou nesta sexta-feira, 22 de maio, os números do contingenciamento orçamentário deste ano […]

FREMM Aquitaine realiza com sucesso seu primeiro disparo de Míssil de Cruzeiro Naval

FREMM Aquitaine dispara Míssil de Cruzeiro Naval - foto Marinha Francesa

Além do MdCN, também chamado de ‘Scalp Naval’, a fragata francesa também disparou pela primeira vez o míssil antinavio MM40 […]

Empresa Chinesa CEIEC vence licitação para reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

Estação Antártica Comandante Ferraz

SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR RESULTADO DE JULGAMENTO CONCORRÊNCIA Nº 2/2014 Processo nº 61165.000287/2014-93 Espécie: Reconstrução […]

BAE Systems vai fornecer cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para a Marinha do Brasil

BAE_Bofors_40_Mk_4_Naval_Gun_System

Karlskoga, Suécia – A BAE Systems fechou um contrato para produzir e entregar cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para […]