DSCN2662

A Marinha do Brasil informa que, em Operação Conjunta com a Policia Federal e com o IBAMA, o “Navio-Patrulha Macau” aprendeu o barco pesqueiro “Shoei Maru” a 200 Km de Recife. O navio apreendido e de bandeira japonesa, sendo arrendado a empresa brasileira “Atlantico Tuna” e utilizava equipamentos de pesca ilegais.

O Navio-Patrulha Macau esta escoltando o barco apreendido para a Base Naval de Natal, devendo atracar por volta das 12 horas desta quarta-feira(14).

CAPITÃO-DE-FRAGATA(T) CLEBER RIBEIRO DA SILVA

Assessor de Comunicação Social do Com3ºDN

Atualização (14:50h): O navio apresado e o NPa Macau já chegaram a Base Naval de Natal. O NPa Macau é o segundo navio da classe “Macae” e foi transferido, recentemente, ao Setor Operativo da Marinha estando subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. O pesqueiro “Shorei Maru”, com capacidade para 300 tons de pescado, está arrendado a empresa Atlantico Tuna, empresa especializada na pesca de atuns em águas profundas e instalada em Natal-RN. Outras informações serão atualizadas até o fim do dia. Bravo Zulu ao comandante do NPa Macau e a sua tripulação!

Embarcação da Capitania dos Portos do RN escolta navio apreendido

Atualização (21:10h): De acordo com um novo comunicado da Assessoria de Impressa do Com3ºDN, o barco pesqueiro “Shoei Maru nº7″ praticava a pesca de atum com equipamento ilegal (segundo informes não-oficiais, as linhas de pesca não possuíam o peso que provocam a flutuação negativa dos anzóis e iscas, favorecendo que aves marinhas fossem feridas ou morressem) que poderiam ocasionar dano ambiental. O IBAMA está realizando pericia na embarcação e sua carga, que estima-se, em cerca de, 170 tons de pescados. A PF está averiguando a documentação da tripulação (composta por brasileiros, indonésios e japoneses) e outras medidas administrativas junto à empresa proprietária. O “Shoei Maru nº7″, que possui autonomia para 90 dias, foi apreendido, aproximadamente, às 14h do dia 13 de agosto, à 200km de Recife e foi escoltado pelo NPa Macau com apoio do NPa Goiana.

Tags: ,

Estudante de Psicologia, colaborador em Natal-RN do Forças de Defesa.

5 Responses to “Marinha do Brasil apreende Barco Pesqueiro” Subscribe

  1. João Filho 14 de agosto de 2013 at 18:45 #

    Free sushi pra todo mundo!!! rsrsrs.

  2. MO 14 de agosto de 2013 at 19:27 #

    Este é brazuca =
    http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/08/nt-castillo-de-herrera-ppvn.html

  3. MO 14 de agosto de 2013 at 19:29 #

    O que o Shoei Maru fez de erraado, ele não estava afretado a empresa de Xtmas ??

    o comunicado da marinha eh bla bla bla e bla … (mais do Macau do que o fato em si, sobre o fato …

  4. Joker 14 de agosto de 2013 at 21:18 #

    O Shoei Maru estava pescando sem o chumbinho na linha perto do anzol, dessa forma as iscas e os anzóis se encontravam flutuando ou muito perto da superfície (não entendi direito a explicação) atraindo as aves marinhas pelas iscas, as aves poderiam ser fisgadas e morrerem. Foi o que explicaram na boca pequena, o oficial é apenas equipamento ilegal sem especificar necessariamente o que seria.

  5. MO 14 de agosto de 2013 at 21:53 #

    tks jok, como supus .. rssss causas desconhecidas que achamos que sao estranhas … kkkk

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

A participação da Marinha do Brasil na I Guerra Mundial

A segunda-feira, dia 28, marca os 100 anos da I Guerra Mundial. Você sabia que o Brasil enviou oito navios […]

Submarino que jogou Brasil na I Guerra Mundial pode ter sido encontrado

Responsável pelo afundamento do navio brasileiro Macau e pelo sumiço de dois tripulantes brasileiros, o U-93 estaria a uma milha […]

Pesquisadores encontram submarino nazista naufragado com 17 esqueletos dentro

No litoral da ilha de Java, na Indonésia, pesquisadores do Centro Nacional de Arqueologia do local encontraram um submarino nazista […]

Um dia a bordo do submarino ‘Tapajó’ – última parte

A atracação na Base Almirante Castro e Silva e a despedida A manobra de atracação do submarino Tapajó na Base […]

Entrevista com o comandante do submarino ‘Tapajó’, capitão-de-fragata Horácio Cartier

Um dia a bordo do submarino ‘Tapajó’ – parte 3 PODER NAVAL: Comandante Cartier, o senhor poderia falar um pouco […]

Um dia a bordo do submarino ‘Tapajó’ – parte 2

Um submarino de propulsão convencional como o Tapajó tem um funcionamento parecido com um telefone celular: de tempos em tempos […]