(IFR) International Fleet Review 2001. Mumbai, India

Após a explosão e naufrágio do submarino INS Sindhurakshak, que matou 18 tripulantes, o ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony comunicou hoje que a Marinha do país fará auditorias de procedimentos operacionais padrão para todos os submarinos da frota. O comunicado foi feito por Antony durante reunião do Parlamento indiano, em que o ministro também declarou que as causas da explosão no Sindhurakshak ainda não foram definidas. “Exames visuais e forenses lançarão mais luz sobre as possíveis causas da detonação”, afirmou.

A Marinha indiana também está conduzindo avaliações e testes de segurança dos sistemas de armas empregados nos submarinos. A tarefa ficou a cargo do contra-almirante S.V. Bokhare. Todos os submarinos passarão pelos testes para averiguar a conformidade da rotina e dos procedimentos ao padrão exigido.

A análise forense do acidente só será possível quando o Sindhurakshak for resgatado. Segundo o ministro Antony, esforços estão sendo feitos para recuperar o submarino, inclusive com a possibilidade de ajuda internacional. “Órgãos de resgate mundialmente conhecidos foram contatados e estão pesquisando possíveis operações de salvamento. Também houve uma proposta de auxílio da Rússia, responsável pelas atualizações e pela reforma [do submarino]”, declarou.

Ontem (19) mergulhadores conseguiram localizar mais um dos corpos, totalizando sete vítimas encontradas até o momento.

FONTE: Daily Mail (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “INS ‘Sindhurakshak': Ministro indiano pede auditoria em submarinos”

  1. João Filho 20 de agosto de 2013 at 15:49 #

    Off topic…

    8 injured in explosion at Jersey Shore naval facility
    By Matthew DeLuca, Staff Writer, NBC News

    Eight people were hurt, including one seriously, after an explosion at a U.S. Navy weapons station in Monmouth County, New Jersey, on Tuesday morning, a Navy spokesperson said.

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Suécia assina com Saab a encomenda de dois novos submarinos tipo A26

Kockums A26 - imagem 2 Saab

Empresa também modernizará dois exemplares da classe ‘Gotland’ em serviço na Marinha Sueca – Na última terça-feira, 30 de junho, […]

Fabricação do primeiro submarino S-BR avança na ICN

Reforços Externos #2

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2015 – A Itaguaí Construções Navais (ICN) avança na construção do primeiro submarino […]

Prosuper receberá propostas da China e dos EUA

Type 052B Guangzhou class Wuhan (170) guided missile destroyer

  O PROSUPER, programa da Marinha do Brasil (MB) que visa obter 5 navios escoltas, cinco navios-patrulha oceânicos (NPaOc) e […]

Duas boas notícias da MB: assinados novos contratos do MANSUP e revogada a suspensão do contrato do NHoFlu

NHoFlu Rio Branco - foto INACE

Contrato relacionado ao NHoFlu Rio Branco, já entregue, é com o estaleiro Inace. Para o MANSUP,  foram assinados contratos com Avibras e Mectron, marcando […]

Marinha dos EUA gasta US$ 9,1 milhões para manter Windows XP em PCs

usnavy_625

Ainda em processo de transição, marinha americana possui cerca de 100 mil computadores com o sistema operacional já obsoleto da […]