DIOGO BERCITO – DE JERUSALÉM

vinheta-clipping-navalOs governos de Israel e dos EUA testaram ontem, em exercício conjunto, uma versão atualizada do míssil Sparrow, utilizado em simulações de disparos balísticos.

A ação fez a agência de notícias russa anunciar que “objetos balísticos” tinham sido detectados no Mediterrâneo em direção ao leste.

Antes do anúncio oficial israelense, os EUA negaram a participação de seus navios.

De acordo com o Ministério da Defesa de Israel, ouvido pela reportagem, a ação ocorreu em uma área de testes de uma base israelense.

O disparo foi realizado às 9h15 locais (3h15 em Brasília). O míssil foi, conforme esperado, detectado e rastreado pelo sistema antiaéreo israelense Arrow 3, que intercepta mísseis balísticos lançados contra Israel. Assim como no sistema de defesa aéreo Domo de Ferro, há cooperação americana no desenvolvimento desse equipamento.

A mídia russa reportou que os projéteis caíram no mar. A embaixada russa na Síria afirmou não ter havido sinais de explosões em Damasco, capital da Síria. Não houve, também, detecção por radares de alerta no país árabe.

Israel tem-se preparado para um possível ataque. Na semana passada, reservistas foram convocados. Com o anúncio de que a intervenção será votada no Congresso dos EUA, eles foram dispensados.

Parte do sistema Domo de Ferro, porém, foi posicionado no norte do país.

FONTE: Folha de S. Paulo via Resenha do Exército

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Acompanho essa notícia desde ontem e notei o seguinte: De todos os países que não foram alertados do lançamento, a Rússia foi o único a detectar de maneira independente o lançamento, com grande precisão de tempo e trajetória. Aliás, foi a Rússia que noticiou ao mundo que tal lançamento foi levado a cabo, obrigando Israel e EUA a confirmar o que antes estavam negando. França, Itália e Alemanha disseram não ter nenhum dado sobre tal lançamento e que nada conseguiram detectar em seus radares. Assim, fica a pergunta: os russos, que lançam submarinos nucleares com a mesma frequência que o… Read more »

Guizmo

Incrível essa foto do Sparrow sendo disparado de um Porta Aviões, nunca tinha visto.

daltonl

Augusto… longe de querer fazer troça de equipamento russo, mas, permita-me comentar seus pontos: “…lançam submarinos nucleares com a mesma frequência que o padeiro coloca pão quentinho na prateleira;” o que aconteceu é que houveram tantos atrasos na construção que houve um acumulo, então essa impressão que “vários” submarinos estão sendo lançados ao mesmo tempo, mas que na realidade já deveriam ter entrado em serviço. O primeiro dos Boreis começou a ser construído em 1996 e usando parte de um submarino de ataque inacabado enquanto o primeiro dos Yasen foi iniciado em 1993 e ainda não foi comissionado. “… detecta… Read more »

joseboscojr

Esse artigo parece “O Samba do Crioulo Doido”. Míssil Sparrow atualizado funcionando como cover de míssil balístico para teste de defesa antibalístico/C-RAM israelense? E pra piorar, a Nicholle coloca uma foto de um NAe lançando um Sea Sparrow (Vale lembrar que a USN não tem um NAe no mediterrâneo). Augusto, Os americanos não estão alugando foguetes para a NASA. Acontece que a Rússia é o único país hoje em dia que coloca astronautas (ou se quiser, cosmonautas) em órbita e quando precisa ir astronautas americanos para a Estação Espacial ele vão de “carona” com os Russos. Os EUA não querem… Read more »

Augusto

daltonl disse: 4 de setembro de 2013 às 18:51 Respeito tudo o que o amigo disse mas nenhum dos seus argumentos invalida o que expus. Não importa se a estação é mantida em grande parte pelos EUA, o fato é que este país aluga material russo para manter-se na corrida. De fato há estações de radares russos no Mar Negro, mas o fato concreto é que foi o único país a detectar horário e trajetória de lançamento com precisão, apesar de tudo ter acontecido nas barbas da Itália e apesar dos aparatos tecnológicos de França e Alemanha. E os antigos… Read more »

joseboscojr

Dedinho rápido no gatilho esse do “Almirante”.rsrsrsss

joseboscojr

Augusto,
Outros países têm radares tão bons quanto dos russos mas devem ser os russos que estão monitorando o que ocorre na região devido à iminência de conflito na região que muito lhes interessa.
Já outros países aliados dos americanos usam sistemas comuns da OTAN e não raro deixam para os americanos levar o piano.

Augusto

joseboscojr disse:
4 de setembro de 2013 às 19:06

Ok, Bosco. Os EUA não alugam naves russas, eles simplesmente pagam 424 milhões de dólares aos russos para poder transportar 6 astronautas à estação espacial.

Vamos mudar de “alugar” para “pagar caro pela carona na Soyuz”.

Aliás, os EUA não pagam só pela carona de astronautas. Em fevereiro foram enviados 6 satélites estadunidenses de comunicações Globalstar-2 usando a… Soyuz.

daltonl

Cada um interpreta como quer , mas se os russos constroem tantos submarinos nucleares assim porque eles estão modernizando entre outros, 2 Sierras I dos anos 80 ?

Quanto à ISS o Bosco foi bem mais preciso que eu…

joseboscojr

“Manter-se na corrida” também é uma figura de linguagem.
Não há corrida espacial em curso nesse momento e apenas para os espectadores mais aguerridos é que o fato dos russos manterem um programa espacial tripulado e os Estados Unidos não, pode representar algum tipo de superioridade tecnológica russa.
Desde a década de 90 a NASA tem perdido o interesse em voos tripulado e salvo a ISS ela atualmente prefere investir em sondas espaciais. Coisa aliás bem mais sofisticada e relevante que mandar “passageiros” dar voltas na órbita terrestre.
Essa corrida foi ganha pelos russos há 50 anos.

Augusto

joseboscojr disse:
4 de setembro de 2013 às 19:24

Bosco, eu não disse “corrida espacial”. Eu disse apenas “corrida”, no sentido de disputa tecnológica, que nunca acabará.

joseboscojr

Augusto,
Satélites de companhias privadas alugam o que acham mais em conta e entram na fila.
A demanda é grande e o clube é pequeno (infelizmente o Brasil também não faz parte dele) e colocar satélites em órbita é um negócio como outro qualquer nesse mundo globalizado e os russos são muito bons nesse quesito.

joseboscojr

Mudando de pato pra ganso eu fico pensando sobre a veracidade desta informação e em sendo verdade, qual seria a relevância. Eu imagino que o sistema Arrow e o Iron Dome devam ser testado com certa regularidade e me estranha esse teste em especial ter provocado alguma reação inusitada, mesmo porque sempre há a participação americana que financiou mais da metade tanto de um quanto do outro sistema. Por outro lado eu fico imaginando o por quê de usarem um caríssimo míssil Sparrow se os americanos têm o AQM-37 que se presta exatamente à função, sendo um drone alvo propelido… Read more »

Augusto

Bosco,

Claro que os estadunidenses financiaram os sistemas, mas também são eles que ameaçam liderar a intervenção a Síria. Portanto, a relevância da informação está ligada às circunstâncias de tempo e de local do teste, que se deu às vésperas de uma provável intervenção ocidental a Síria, em plena porção leste do Mediterrâneo.

joseboscojr

Augusto, Tudo bem! Agora, voltando ao assunto da detecção por parte dos russos, eu discordo do Dalton e não creio que estações de radar no Mar Negro possam detectar mísseis Sparrows lançados do Mediterrâneo ou da costa Israelense. A distância é muito grande e o míssil é pequeno e não sobe muito para ser detectado de radares convencionais. Só se foi por algum radar OTH (???) do sistema de vigilância ABM dos russos. Mas acho mais provável que ele tenha sido detectado a partir da base naval na Síria ou de algum navio russo que esteja no Mediterrâneo ou atracado… Read more »

daltonl

Bosco…

Algumas fontes citam que os misseis foram lançados de uma aeronave israelense para esse teste que já havia sido antecipadamente marcado
com muita antecedência e que radares russos no Mar Negro os detectaram
eu havia pensado justamente nos ABM russos.

abs

Groo

O míssil lançado foi um “míssil alvo” Black Sparrow e não um AIM-7 Sparrow.

http://www.mod.gov.il/pages/homa/blackSp.htm

daltonl

Seria também uma nova versão do “sparrow-alvo” e a localização do
“radar” seria na cidade de Armavir próxima ao mar Negro…está inclusive nesse mapâo mundi que tenho na parede 🙂

joseboscojr

Groo,
Confesso que faltei a essa aula. rsrsrr
Não conhecia esse “míssil balístico alvo”.
Aí sim tudo se explica! Dei uma rápida conferida e esses “mísseis” pesam mais de 1 tonelada e têm apogeu de dezenas de quilômetros de modo a simular os mais variados mísseis, de Scud pra cima.
Com certeza foram detectado pelo sistema ABM russo, que fica voltado para esse lado. Os europeus direcionam seus radares para outro lado. rsrsrs
Valeu!
Vivendo e aprendendo.

joseboscojr

Eu me deixei levar pelo texto em si e pela fotinha do Sparrow na “chamada” e tive um princípio de AVC. rsrssss

Mauricio R.

O “Sparrow” em questão, é de outro tipo:

(http://www.flightglobal.com/news/articles/israel-usa-perform-sparrow-target-missile-test-390118/)

PS: Droga, raios duplos, raios triplos, e eu que pensei que iria pegar o PN, cometendo uma “barriga”!!!

daltonl

E para quem não percebeu, a primeira foto, aliás, antiga, mostra o perfil do Presidente Abraham Lincoln pintado no lançador MK 57 claramente identificando o NAe como o USS Abraham Lincoln que só será devolvido à US Navy em 2017.

joseboscojr

Eu sabia que um dia te pegava Dalton! rsrsss
Lançador Mk-29 e não Mk-57. rsrsrr
4 a 1 pra você.rsrrs

daltonl

MK57″ é a designação para o novo sistema de lançamento vertical que equipará a próxima classe de contratorpedeiros classe Zumwalt da USN. Mas também é a designação da OTAN para o Sistema completo SeaSparrow, contendo um lançador óctuplo Mk 29, um radar Mk 9 (TIS), e o SST Mk 73.

“A primeira faz tchan, a segunda faz tchun e tchantchantchan…” 🙂

Luis

joseboscojr disse:
4 de setembro de 2013 às 19:24

“…Essa corrida foi ganha pelos russos há 50 anos.”

Como assim? Em janeiro de 1966, Sergei Korolev morreu, e o programa espacial soviético empacou durante um bom tempo, só retomando o seu potencial já nos anos 70, mas sem nunca enviar um astronauta para além da órbita terrestre, ao contrário dos EUA, que desde o voo da Apollo 8, assumiu a liderança da corrida espacial, encerrada com a Apollo 11.

joseboscojr

Dalton,
Essa não colou não. rsrsrs

Luis,
A “corrida” no caso foi a de colocar um homem no espaço e em órbita pela primeira vez, corrida esta ganha pelos russos.
Houve outras “corridas” em que os americanos se deram melhor e ganharam com folga, mas o pódio do Gagarin ninguém toma. rsrssss

joseboscojr

Os russos estavam bem a frente na “Corrida Espacial” e só perderam a
Corrida à Lua, embora até nisso eles chegaram primeiro com suas sondas Luna.

joseboscojr

Algumas façanhas soviéticas:
-primeiro satélite artificial
-primeiro ser vivo no espaço/órbita
-primeiro homem no espaço/órbita
-primeira atividade extra-veicular
-primeira mulher no espaço/órbita
-primeira sonda de espaço profundo
-primeira sonda a orbitar a Lua
-primeira sonda a pousar na Lua

MO

Boscão algum deles foi o primeiro a ir ao AC … e retornnar ??

Soyuz

O que se sabe de concreto sobre este fato é que um lançamento de um míssil (versão melhorada do projeto do Black Sparrow) por um F-15 destinado a servir de alvo para um interceptador anti míssil do tipo Arrow-III baseado no norte de Israel, foi captado por um radar de alerta anti míssil balístico do tipo Voronezh baseado em Armavir, sudeste russo. Alguns comentários sobre o fato. Quando li a noticia a primeira vez, pensei imediatamente que pudesse ter sido um alerta de lançamento por sistema baseado em espaço, que no caso russo é a constelação de satélites OKO. Na… Read more »

juarezmartinez

Caro Soyuz! A dúvida que fica é a seguinte:

Armavir fica a 1350 Km de distância do local, será, que, realmente., ele detectaria o Sparrow, um objeto tão pequeno, mesmo este tendo um apogeu mais alto????
O Raciocínio do Dalton me parece que tem fundamento, de que o míssil pode ter sido detectado apartir de uam estação de Radar russa no porto de Tartus ou ainda por algum navio Russo naquela região do Mediterrâneo.

Grande abraço

joseboscojr

Soyuz,
Mas esse radar de Amavir não teria capacidade OTH podendo detectar alvos abaixo do horizonte radar?

Juarez,
Esse “Raciocínio do Dalton” foi meu. rrssss

Jackal975

Parabéns aos amigos pelo debate em alto nível aí em cima, sem maniqueísmos e discursos ideológicos e sem ninguém espumando pela boca e xingando o outro, como temos visto muito pela internet em geral. E para aqueles que tem a militaria apenas como hobby (meu caso), é muito legal saber a opinião de quem é de dentro.
Nunca é tarde para aprender.

MO

desculpe, nao esquenta com isso, nada a ver contigo, apenas um detalhe (nao eh para vc) = Ze olha a ‘Militaria” ai … kkkkkkkkkkkkk

mdanton

Os equipamentos russos são mais “pragmáticos” (conceitos sofisticados, funcionais, simples (para eles) e mais baratos). Os EUA são conceitos sofisticados, qualidade e custosos. O PULO DO GATO é que como bons “mercadores” ou como diria Napoleão “povo balconista” são muito eficazes em VENDER seus produtos; seja esse produto diretamente de uso militar ou inserido em outras cadeias produtivas de uso civil (tecnologia militar dual). Isso que admiro nos EUA espertos e pragmáticos…não dão ponto sem nó…aliais esse disparo é bem a “cara” deles né??!!…só testando a capacidade dos “inimigos” …o problema são as dissimulações deles…putz…pensam que somos idiotas. Bem no… Read more »

Jackal975

MO disse:
5 de setembro de 2013 às 10:13

Tranquilo, entendi.

Como “seguro morreu de velho, deduzo que deve haver algum cunho pejorativo na palavra “militaria” – o qual desconhecia, talvez por não ser da área – corrijo então, para evitar apedrejamentos:

CORREÇÃO: onde escrevi “aqueles que tem a militaria apenas como hobby” leia-se:

“…aqueles que tem o hobby da leitura sobre ASSUNTOS RELACIONADOS AOS EQUIPAMENTOS E À TECNOLOGIA MILITAR (meu caso)”

Não sabia disso até hoje, obrigado pelo aviso. Abraço.

MO

na verdade, como te falei isso nao tem nada a ver contigo ou com o termo (bom o termo em termos), mas é mais um sarro local de uma situação .. enfim, uma longa historia, mas nada a ver contigo

Maaaassssssss independente, TKS melhorou e muuuito sua correçãio … rssss

Vc eh ou foi plastimodelista ?

Fabio ASC

Já li muito sobre um “acordo de cavalheiros” entre EUA e URSS que, mesmo durante a Guerra Fria, quando um deles ia testar algum tipo de míssil, ou armamento nuclear, avisa o outro, mesmo que “clandestinamente” para evitar que alguém achasse que a III GM tinha começado e lançasse um ataque retaliativo. Baseado nisso, acho que os EUA/Israel comunicaram a Rússia do teste, além de claro, os aliados da região, e simplesmente a Rússia divulgou, e os aliados negaram. Lembram quando um teste com uma “nave” russa colocou a Noruega em estado de alerta???? Dizem que neste episódio “alguém” esqueceu… Read more »

Jackal975

MO disse:
5 de setembro de 2013 às 11:57

Sim sim, entendi perfeitamente, sem problema. É que como os ânimos andam meio alterados (especialmente pro meu lado) ultimamente por aqui, na dúvida entre ser uma “piada interna” ou um “aviso”, preferi me adiantar e corrigir antes. Tranquilo.
Sobre a pergunta: fui. A idade já não permite mais, as mãos tremem rsrsrsrsrs.
Abraço.

MO

Blz, benvindo a casa …

——————————-

Em tempo uma materia antiga, mas no minimo diferente, o dia a dia embarcado e operacional em uma draga =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/10/ghd-mersey-m-j8b4158-bordo-em-uma.html

Corsario137

Fabio,

Ao que parece foi isso mesmo. A informação não chegou. Mas até onde eu recordava, foram os russos que foram pegos de surpresa e não os americanos. Era um foguete de pesquisa da Nasa lançado da Noruega.

Pra quem gosta duma teoria da conspiração…

Dizem que os EUA fizeram de propósito para saber se a então desmantelada URSS ainda estava apta a detectar e reagir em caso de um ataque. O Yeltsin, presidente na época, foi até visto com a “mala da morte”na mão. Particularmente eu não acredito que os EUA fariam este tipo de simulação.

Fabio ASC

Corsario137,

Obrigado pela correção.

Mas vc acredita que pode ter ocorrido algo parecido neste episódio?

joseboscojr

Embora ainda aguardando a resposta do Soyuz à minha pergunta eu dei uma conferida sobre os radares ABM russos instalados em Amavir e ele não é OTH e sim opera na faixa VHF tendo cerca de 5000 km de alcance para um RCS de 0,1 m2. Não sendo OTH ele opera no modo LOS (linha de visada), portanto, é preciso que o míssil em questão (Silver Sparrow ??) suba acima do horizonte radar do dito cujo, que de acordo com o Soyuz seria de 140 km de altitude para a distância de 1350 km. Só de curiosidade radares OTH servem… Read more »

joseboscojr

Bem, agora me perdi de vez e espero a participação do Soyuz (ou de outro qualquer) para elucidar a questão do radar de Amavir.
Os radares OTH operam na frequência VHF e UHF, mas pelo que tem no site “Ausairpower” o radar de Amavir é LOS embora opere nessa faixa do espectro.
Soyuz!? Cadê você???

Soyuz

Continuando o tema, para quem tem interesse. Detectaria sim um alvo mesmo pequeno como o Black Sparrow há 1350Km e até mais longe, se estivesse no horizonte de radar. Este tipo de equipamento possui potências absurdamente elevadas e são descritos como sendo capaz de rastrear objetos da ordem de grandeza de uma bola de futebol a milhares de quilômetros de distância. O RV – Reentry vehicle – é um algo relativamente pequeno, algo próximo ao tamanho de um humano adulto e feito de material não metálico (carbono-carbono reforçado) e mesmo assim é detectado (missão primária do radar), embora em algumas… Read more »

joseboscojr

Valeu Soyoz.
Quer dizer que esse “Sparrow” subiu mais que os tais 140 km.
Vai “simular” assim um míssil balístico. rsrsrss
Onde cair faz estrago igual o “original”. rsssss
Vale salientar que um míssil que tem um apogeu nesse nível precisa de um RV caso contrário se espatifa todo na reentrada.
Não é atoa que os Sparrows (blue, black e silver) têm.