Cortada a primeira chapa do segundo submarino do PROSUB, o futuro ‘Humaitá’

46

Cerimônia corte chapa SBR-2 Humaitá - foto MB

Cerimônia marca início da construção de submarino do PROSUB

No dia 04 de setembro, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, presidiu a cerimônia do corte da primeira chapa do segundo submarino convencional (SBR-2), que se chamará “Humaitá”. O SBR-2 faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

O evento, que ocorreu nas dependências da Nucleobrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ), marca o início da construção do meio naval. Na cerimônia, equivalente ao batimento de quilha dos meios de superfície, o Comandante da Marinha acionou a Máquina de Corte Hidrojato ‘Flow’, iniciando o corte do primeiro elemento de alma da caverna nº 72, da subseção nº 10, da seção 2B do SBR-2.

Na ocasião, estava presente o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão; o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; o Assessor Especial do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; o Presidente da Nuclep, Sr. Jayme Cardoso; o Diretor-Superintendente da Odebrecht, Sr. Fabio Gandolfo; o Diretor Industrial da Itaguaí Construções Navais, Sr. Antonio Luiz Costa; o Presidente da DCNS Brasil, Sr. Eric Berthelot; além de dois grupos de operários, representando a Nuclep e a Itaguaí Construções Navais – empresas participantes do PROSUB na área de construção.

SMBR_ecorche_Vue_Sous_Marine_00000

FONTE / FOTO: Marinha do Brasil (Nomar Online)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Humaitá, Tonelero e Riachuelo. E o quarto?

Dalton

O quarto será chamado Angostura.

Rafa

E o projeto segue adiante….

Parabéns a todos os envolvidos no projeto

Jorge Tadeu

Ao menos esse programa da MB, está caminhando conforme o esperado, pura e simplesmente por estar no PAC, senão já teria sido paralisado como outros tantos…

cipinha

será que não ouve um erro de prioridades? Ao invés de comprar fragatas, começamos pelos submarinos.

athalyba

No stop the music: play it again, Sam 🙂

Felipe

O governo brasileiro, é assinante dos tratados de não proliferação de armas nucleares, apenas para fins civis. Combustível nuclear para uso militar, é o famoso “jeitinho” brasileiro. Quando as potências, desrespeitarem acordos, o Brasil, não terá moral para reclamar, exigir.

Felipe

Marinheiros bebem água do mar, passando-se por um processo de dessalinização. Então a Seca Nordestina, tem solução, matanças de índios tem solução, e, quem sabe ainda poderemos ter um almirante negro, general negro, brigadeiro negro, e, até um presidente negro.

FRL

Tendo em vista que a END determinou a dissuasão como a finalidade precípua da atuação das FFAA, com maior ênfase na negação do uso do mar no tocante à MB, a prioridade dada aos submarinos está correta, sem mencionar que com eles existe todo um arrasto tecnológico quanto ao desenvolvimento de tecnologias duais (a ser empregadas inclusive no pré-sal) e, especialmente, a oportunidade para finalmente fazer avançar outros projetos correlatos e há muito acalentados, como a propulsão nuclear.

FRL

Desculpe-me por estar fora do tópico, mas gostaria que fosse discutido no PN: ” O Ministério da Defesa da Holanda tem que economizar mais de 300 milhões de euros, com isso, o maior navio da Marinha, que está sendo construído em Vlissingen, será vendido antes de entrar em serviço, informou o jornal Trouw na quarta-feira. A desistência da compra do navio de apoio logístico, que seria o maior navio da Marinha holandesa, faz parte de uma operação para economizar 300 milhões de euros, de acordo com o jornal. A Marinha irá abrir mão de um navio e o exército de… Read more »

Zorann

Agradeço muito pelos comentários estarem abertos. Eu sinceramente não vejo motivos para comemorar. Foi gasta uma fortuna de 6,3 bilhões de Euros (financiado em 20 anos) para a compra de 4 submarinos convencionais e um casco. Obviamente que a tecnologia também esta sendo comprada e está inclusa neste preço. A questão é que construimos uma base de submarinos “de cinema”, digna de filmes de “007” para operar uma frota de 8 submarinos convencionais e quem sabe um dia, um único submarino nuclear. Pagamos um preço altíssimo por uma tecnologia que não usaremos, exatamente como fizemos décadas atras com os Alemães.… Read more »

Antonio

Felipe disse:
9 de setembro de 2013 às 14:52

Não há jeitinho algum, o tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) trata de “Armas Nucleares”, isto é, dispositivos explosivos. O submarino brasileiro utiliza propulsão nuclear. Uma coisa nada tem com a outra, nem no funcionamento, nem no emprego.

Felipe disse:
9 de setembro de 2013 às 14:57

Não quero o primeiro presidente negro, quero o primeiro presidente integro e honesto, seja de que cor, credo ou classe social for. Seu comentário, na verdade, é preconceituoso, pena que vcs não entendam isso.

André Souza

Galera fugindo um pouco do assunto queria falar para os que comandam o Poder Naval que nessas ultimas semanas me deparei duas vezes com uma fragata de outro país dentro do AMRJ se algum de vocês souberem ou conseguirem tirar uma foto dela eu seria grato…

PRAEFECTUS

Anos atrás o contra-almirante Antonio Ruy de Almeida Silva então diretor da Escola de Guerra Naval brasileira, escreveu: “A Marinha tem realmente defendido fortemente uma maior participação no esforço para proteger a área marítima sob jurisdição nacional, sugestivamente chamada de Amazônia Azul. Manter o controle da área marítima é um grande desafio que cresce à medida que as atividades relacionadas com o mar, ligados à exploração dos recursos vivos e não-vivos, aumentam como acontece com a exploração de petróleo na plataforma continental brasileira”. O termo Amazônia Azul capta a preocupação de longa data das forças armadas brasileira com a falta… Read more »

Celso

hahahahahaha qta pompa pra comemorar o corte de uma chapa………vergonhosa esta cerimonia, vamos parar de dar loas a estes imconpetentes travestidos q se apresentam..quero viver o suficiente p ver qto tempo vai levar para termos um sub operacional., Qto ao nuclear…..vixe….quem sabe em 2050……infelizmente o racismo declarado do comentario do Felipe so me faz pensar no q ai esta. O comentario do Antonio eh bem exclarecedor. Realmente nada contra quer q seja, desde q seja pelo Brasil e pelo povo contribuinte. Pisaram na constituiçao (quotas),….o racismo hoje eh ideologico ( contra os brancos )……….isso eh racismo ou nao ???? E… Read more »

Subnauta

Prezados, O que muitos não conseguem compreender é que o PROSUB não é a causa da situação atual dos meios de superfície. A fonte de recursos não é da MB e sim de um empréstimo do país com bancos nacionais e estrangeiros. Se não fosse o PROSUB teríamos as duas áreas, submarinos e superfície, carentes de recursos. Se hoje temos no país estudos na área de construção naval militar e de propulsão nuclear em andamento é por causa deste programa. Se pegarmos o exemplo da FAB, não é porque o programa de compra de caças ficou só no papel, que… Read more »

Luiz Monteiro

Prezado André Souza,

Trata-se do navio de patrulha oceânico (OPV) Warao, da Marinha da Venezuela.

Abraços

Augusto

Excelente notícia! Agora nos faltam as escoltas e os navios de apoio logístico e teremos uma marinha de verdade.

Que após a conclusão dos quatro S-BR, haja a contratação de pelo menos mais quatro e todos equipados com os F-21. Teríamos uma força de submarinos de muito respeito.

Parece que os franceses, que segundo alguns aqui são “vendedores de jacas”, estão aos poucos ajudando o Brasil a colocar sua marinha entre as melhores do mundo.

Guilherme Poggio

Excelente notícia! Agora nos faltam as escoltas e os navios de apoio logístico e teremos uma marinha de verdade.

Prezado Augusto

Colocaria a Guerra de Minas entre as prioridades. Nenhuma marinha séria pode existir se não tiver meios como estes atualizados.

Alex Nogueira

Submarino lindo! Acredito que serão sem dúvidas uma das melhores classes de submarinos convencionais.

Se alguém souber as especificações deles (SBRS) por favor postem.

André Souza

Muito obrigado Luiz Monteiro. fiquei espantado pois parece ser um navio moderno pensei que fosse até algum navio francês…

Rafa

Choram quando o governo faz alguma coisa….

Choram quando o governo nao faz nada…………

De qualquer maneira, quem esta reclamando, que tire a bunda da cadeira da frente do computador e vá projetar algo melhor (coisa que eu duvido muito que aconteça)……

Gayneth

O PROSUB navegando e os cães rosnando! Valeu Marinha.

L.D.K.

Meus parabéns a todos os envolvidos que realmente desejam algum progresso!

L.D.K.

Mesmo que esse governo tenha em muitos casos sido uma frustração!

giltiger

Programas de grande aquisição como o Prosub e o FX-2 não se fazem com recursos orçamentários. Tem linhas de financiamento especial e empréstimos em instituições financeiras internacionais. O Prosub hoje anda e o FX-2 não. A MB aceitou a escolha política do governo federal, abandonou os alemães e tocou seu projeto com os franceses. A FAB não, o Juniti só quer brincar com os yankees… O Prosub é só o INÍCIO de um processo, a MB no seu plano de longo prazo visa possuir IDEALMENTE 14 submarinos convencionais e 6 submarinos nucleares em 2040/45. Quantos mais conseguiremos só o futuro… Read more »

Satyricon

Aos críticos do programa, é bom refletir: mais importante que possuir um equipamento, é ter a capacidade de operá-lo e mantê-lo operacional. O alcance do que está sendo construído em Itaguaí vai muito além da construção dos 5 subs já contratados. Não garantirá a independência tecnológica e industrial do Brasil na área submarina militar, mas é um bom passo nesse sentido. Nem mais, nem menos. As instalações não são perfeitas, mas são as melhores que a MB já viu.

Rafa

Satyricon (de Felini ? Rs rs rs rs)

É sempre assim… Os que reclamam é pq nao querem dar os parabéns… Eles acham que reconhecer acertos do governo é desonroso e faz cair a pinta

HMS TIRELESS

A megalomania da marinha ainda vai lhe custar caro em termos de operacionalidade. Embriagada em seus delírios de “Brasil-PuTênfia”, convenientemente se aliou aqueles que vislumbraram nos contratos de defesa uma forma melhor de levar um, muito mais fácil e conveniente do que superfaturar uma escola ou um posto de saúde. Enquanto isso do outro lado temos escoltas obsoletas, desdentadas e inoperantes, e um casco velho que alguns dizem ser um Porta-Aviões que pratica permanentemente exercício do tipo “Atracadex”. Em 2025, quando nossa baleia atômica desdentada, obsoleta (visto que malmente irá conseguir igualar a performance dos SSNs britânicos da Classe Swiftsure… Read more »

HMS TIRELESS

Correção: E a grandiosa Base de Submarinos,planejada para ser a New London cabocla, a Faslane dos trópicos e a Brest tupiniquim vai virar a maior MARINA do mundo.

Rafa

Especifique Tirelless…

Mostre números… Estatísticas….

Nao vale é argumentar com previsões de futuro … Alias, nesse quesito, voce e seu amante (Vader) sao um verdadeiro desastre

E vamos parar de botar defeito no projeto

Afinal, voce nao é engenheiro…

Logo, nao tem gabarito para isso

Abraço..l

Rafa

“Correção: E a grandiosa Base de Submarinos,planejada para ser a New London cabocla, a Faslane dos trópicos e a Brest tupiniquim vai virar a maior MARINA do mundo.”

.

Nossa… Que belo argumento

Quanta base cientifica…. Que métodos de calculo de analise combinatória vc usou? fez Binômio de Newton?

Eu acho que nem o Walter Mercado com o “ligue dja” nao conseguiria fazer um comentário futurologistico tão bem concatenado

Parabéns pelos comentários….

Acrescentaram muito…

Pros haters, claro

Bento

Senhores
Boa noite
Sou novo no pedaço como participante, mas a algum tempo acompanho os comentários, devido ao meu interesse pelo assunto, e gostaria de fazer uma pergunta aos especialistas, independente de ideologias. Ela é a seguinte:
Por que o projeto Tikuna não foi levado avante?
Agradeço a quem puder responder.

brasileiro antigo

Felipe acho justo seu comentario,mas convenha-mos hoje em dia tenho ate medo de dizer que sou branco de tao mau que se fala dos brancos,o que foi feito no passado nao deve se repetir no presente,hoje a condiçoes de igualdade visto que temos mulher presidente e no judiciario temos minitros negros ,o que esta faltando e esperar-mos mais educaçao igualetaria e de qualidade para todos que tere-mos generais,medicos,juizes negros,brancos,cafuzos etc…vamos viver em paz parabens a nossa Marinha belos nossos novos submarinos.Brasil Acima de Tudo so Abaixo se Deus.

HMS TIRELESS

Bento:

O projeto do Tikuna não gerou uma nova classe em virtude da já falada megalomania que domina a MB.

Zorann

Olá Bento! No Brasil não há continuidade de nada. Gastou-se uma fotuna na compra de tecnologia Alemã juntamente com a compra dos 4 submarinos classe Tupi. A idéia era de se construir uma nova classe de submarinos baseada no conhecimento adquirido na construção dos 4 submarinos classe Tupi (modelo IKL-209). Desenvolveu-se uma nova classe, a classe Tikuna (denominada IKL-209 mod – classe com pequenas modificações em relação aos IKL-209 originais) do qual somente uma unidade foi construida. Uma segunda unidade (Tapuia) foi cancelada. Havia a previsão (houve negociaçoes a respeito) para a construção de mais 4 unidades do IKL-214, que… Read more »

Augusto

Guilherme Poggio disse:
9 de setembro de 2013 às 22:21

“Colocaria a Guerra de Minas entre as prioridades. Nenhuma marinha séria pode existir se não tiver meios como estes atualizados.”

Sem dúvida, Poggio. É mais uma das grandes prioridades.

A questão é que as fragatas também não estão na melhor das situações e o PROSUPER estaria já, pelo que se divulga, nas mãos da chefe do executivo federal.

HMS TIRELESS

Perfeito comentário Zoramm! Desnuda com precisão como a megalomania da Marinha impede a continuidade de projetos que poderiam levar a uma evolução consistente da força e não a um delírio potencialmente destrutivo.

Antonio

giltiger disse:
9 de setembro de 2013 às 19:35

É isso, Gilberto.

Deixamos de comprar um equipamento melhor (U-214/Super Hornet) por um pior e mais caro (Scorpene/Rafale).

Mensalão é fichinha.

Joaquim Barbosa neles!!!

Templário

Uma sugestão: Lord Cochrane. Já passou da hora para homenagearmos nosso “primeiro” Almirante.

Eduardo

Parabens a Marinha por mesmo sofrendo igualmente com a falta de recursos ( Prosuper)sempre da um geito pra caminhar e cumprir seu papel na defesa da naçao.

HMS TIRELESS

Rafinha: Como seu grau de desconhecimento supera qualquer limite do razoável eu infelizmente serei forçado a praticamente desenhar senão vejamos: Não se constrói uma marinha eficiente de cima para baixo. Antes de se pensar em um Submarino nuclear é preciso ter escoltas modernas e em bom número, navios de apoio logístico e também uma boa força de minagem e varredura. Basta recordar que quando foi comissionado o USS Nautilus a USN já era a poderosa marinha que é hoje. De igual forma quando o HMS Dreadnought entrou em serviço na RN. E aqui no Brasil vemos a MB com escoltas… Read more »

igor

legal mas cadê os meios de superficies?daqui a pouco farão base submarina

HMS TIRELESS

Igor:

Faça essa pergunta aos almirante megalomaníacos e aos “cúmpanhêros”pilantras do MD.

[…] No dia 04 de setembro, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, presidiu a cerimônia do corte da primeira chapa do segundo submarino convencional (SBR-2), que se chamará “Humaitá”. O SBR-2 faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).O evento, que ocorreu nas dependências da Nucleobrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ), marca o início da construção do meio naval. Na cerimônia, equivalente ao batimento de quilha dos meios de superfície, o Comandante da Marinha acionou a Máquina de Corte Hidrojato ‘Flow’, iniciando o corte do primeiro elemento de alma da caverna nº 72, da… Read more »