Agência americana alega coletar informações econômicas e financeiras para prevenir crises

 

vinheta-clipping-navalRIO – Procurada pelo “Fantástico” para comentar as denúncias de que a Petrobras foi alvo de espionagem do governo americano, a NSA respondeu, por meio de sua assessoria, que “não usa nossa capacidade de espionagem internacional para roubar segredos comerciais de companhias estrangeiras para dar vantagens competitivas a empresas americanas”. Questionada pelo “Fantástico” sobre o motivo de ter espionado a Petrobras, a agência americana informou que isso é tudo o que tem a dizer no momento.

Após a exibição da reportagem no Fantástico, uma segunda nota de imprensa, desta vez assinada pelo diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, foi enviada pela Agência de Segurança Nacional.

O órgão do governo americano alega coletar informações econômicas e financeiras para prevenir crises que possam afetar os mercados internacionais.

No entanto, reafirmou que não rouba segredos de empresas de fora dos EUA que possam beneficiar companhias americanas. A embaixada britânica em Brasília e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido alegaram não comentar assuntos relacionados a inteligência.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafa

Eita cinismo

Rafa

Mas eu acredito nessa conversinha mole… Acredito também que a Guerra na Siria tem como principal objetivo dos EUA a difusão dos tão propalados “valores acidentais”… – os valores da industria de armas, cujos donos compram parlamentares para arranjarem guerras pra que eles possam lotar os bolsos de dinheiro e trocar suas FERRARIS CALIFORNIAS . – os valores da ku klux klan – os valores de ABU Graibi – os valores que os soldados urinando em cadáveres mortos expressaram tão bem – os valores da arrogância e do desprezo pela ONU e pelas instituições e normas do direito internacional… Dentre… Read more »

David

alguém vai defender eles ainda?
podem justificar dizendo que todos os países espionam, que isso é normal, entretanto muitos diziam que os Estados Unidos era o “poço da democracia e honestidade do mundo”,acredito que muitos nesse site ficara contra o Brasil, e ate criticara o governo (o governo foi/é incompetente), mas isso não deixa de ser algo muito serio contra a soberania.

Raul

Eles ameaçam até a China por causa de espionagem e o Brasil tem que ficar quieto?

David

infelizmente o Brasil não tem o que fazer, impossível retaliar os Estados Unidos, o ideal era que nossos governantes, desde muitos anos tivesse se precavido.
O Brasil já deveria ter desenvolvido seu próprio sistema operacional para uso interno(governo) desenvolvido softwares importante e compatível com esse sistema operacional e uma grande rede interna (internet privada) sem acesso a internet “americana”, para acessar a rede internacional de computadores poderia ser usados os pc bugado mesmo com windows desde q informações privadas não estivesse nele. Profissionais no Brasil para construir isso existe, basta dinheiro e um grande projeto com os centros universitários.

Heron

vamos fazer de conta q a gente acredita nisso tio sam, pq não nos resta outra alternativa rsrs..

mas, tbm quem mandou o brasil não investir em contra-espionagem e tecnologia de ponta pra se prevenir dessas coisas.
Do jeito q anda as coisas aqui, é bem capaz do paraguai ou a bolivia conseguir espionar e sair de fininho se serem incomodados.

sub-urbano

Nem ligo. A Petrobrás já devia ter sido privatizada a tempos. A gasolina é muito cara. Nesse país tudo é caro, moradia, comida, energia. A unica medida Dilmista que barateou alguma coisa foi com os médicos importados. Ainda assim demorou muito, passei muito tempo pagando salários estratosféricos pra vagabundos que só medem pressão e receitam aspirina.

Eduardo Ramos

Ou o Brasil toma uma decisão em torna-se uma poderosa nação ou até uma potencia sendo respeitado e temido pelas demais nações ou vai permanecer dessa forma sendo motivo de piada ente as nações tendo seus governos ,instituições e empresas espionados tendo seus segredos observados e a sua credibilidade internacional ameaçada se os Americanos que ditam essa forma nociva de conduzir seus governos e a sua forma de lidar com o resto do mundo quiserem a nossa amizade
Aliança e quiserem serem nossos parceiros comerciais devem para de nos espionar, bisbilhotar e querer atrapalhar nosso progresso!

Leonardo Barreto

Não é de hoje, só que agora foi tão escancarado que fica feio não tomar atitude, espero que agora o Brasil faça ao invés de ficar pensando demais no satélite próprio, pra não ficar tão vulnerável assim.

Zorann

Tnta ingenuidade! Vocês (comentaristas acima) realmente acham que ser espionado é um privilégio nosso? Ou vocês acham que somente os americanos que nos espionam? Vocês acreditam que o MI6, Mossad e antiga KGB simplesmente não existem mais? Hoje em dia há um mercado enorme para espionagem industrial. Hackers com contratados a preço de ouro para invadir sistemas, capturar informações e roubar segredos. Isto é normal. Vou contar um pequeno caso que aconteceu aqui em minha cidade: Um conhecido nosso, aqui na cidade, era famoso entre os amigos por invadir sistemas por simples brincadeira. Moro numa cidade de 20.000 habitantes. Começou… Read more »

L550D

Não sei que atitudes os amigos querem que o Brasil tome. Primeiramente todo mundo nos espiona, não apenas EUA, outra, não vai ser pedindo ou dando chilique que o mundo irá se solidarizar e encerrar suas atividades de espionagem. Chega a ser falta de caráter, ficar fazendo tanto alarde, e tentando colocar o povo contra um “inimigo comum”, quando perdemos duas refinarias na Bolívia (de modo bem vergonhoso) e nada fizemos, pelo contrário, doamos material militar a Evo, nosso amiguinho bolivariano. Devíamos nos preocupar é com nossos inimigos internos, com nossos vizinhos e até nos preocupar mais com a China… Read more »

Marcelo Danton Silva

Cadê a caserna??!! Só tem comentários não pertencentes a turma. Bem! Isso quer dizer que o pre-sal TÁ COM TUDO. O pré-sal é realidade, existe, tem muito petróleo e necessita tecnologia que temos. A petrobras é uma gama de várias empresas mundiais, tem de tudo que é nacionalidade ali. NEGÓCIOS É A CHAVE! Querem participar dos melhores blocos e abastecem de informações seus empresários….Pearl Habor foi bombardeada por uma “transação comercial” forçada que o Japão da época não engoliu bem…foram enganados…nos idos 1890 1910. O problema não é a espionagem…é a gama de pessoas em postos chaves nas FA que… Read more »

Luke Skywalker

Só uma pergunta, cadê os admiradores dos americanos daqui, que até agora não vieram defender com desculpas estapafúrdias sua amada 2ª pátria ou será a 1ª ??

Zé

Que atitude? Retaliar os EUA? Como se Russia, China, França, UK, Israel e qualquer outro país sério não fizesse espionagem, desde os tempos Biblicos Toda esse blá blá blá esquerdo-eleitoreiro pra engabelar os trouxas brasileiros. Ninguém fala no que realmente deveria ser feito: dar o devido valor ao Serviço Nacional de Inteligência (e contra-inteligẽncia), ter satélites E LANÇADORES DE SATÉLITES, próprios entre outras medidas de Segurança Nacional e de interesses vitais do Brasil. Mas qual o quê? Essa é a merda do B…….

carvalho2008

O Brasil pode converter a seu favor toda esta situação, de uma forma dificil de se contraposta por qualquer potencia e utilizando a bandeira da democracia e igualdade dos paises: a) Baixar duas legislações: a.1) Uma legislação punitiva a empresas ou instituições que tenham laborado em espionagem no Brasil e vazado informações para fora a.2) Uma PEC, uma emenda a nossa constituição, para deixar claro como política de estado, que o Brasil “NÃO RECONHECE COMO CRIME QUALQUER ATO DE DELAÇÃO SOBRE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS OU ACORDOS INTERNACIONAIS CONSIGNADOS JUNTO A ONU, SENDO PASSIVEL DE CONCESSÃO DE ASILO POLÍTICO AQUELES… Read more »

Melkor

Segundo denuncia dos Franceses, a empresa americana que venceu o contrato do Sivan foi sim ajudada pela espionagem norteamericana. Que eles e os ingleses insistem e chamar de inteligência.
Esse papo de espionar para evitar crise parece conversa para boi dormir, vide as crises econômicas que estão afetando o mundo nos últimos anos.

Celso

As instituiçoes deste pais estao podres e carcomidas, nao adianta espernear………..nao tem soluçao………mas tem aqueles q ainda acham q tudo esta de acordo……..qta inocencia. Vamos pagar muito caro la na frente……….podemos nos indignar e dai ?? o q vai acontecer ??? governantes tolos e mediocres q produzimos nestes ultimos 30 anos.

Sds

Eduardo

Muito interessante Carvalho2008,mas nao creio ser este o proveito que nossa chefa e seus amiguinhos farao desta situaçao e sim uma melhor negociaçao do SH e mais alguma s coizinhas( navios e outros avioezinhos de maior porte ) mas isto é a minha opiniao . Gente chega deste negócio de Eua malvado,mau .bobo feio e cumedor de crianças ,toda grande naçao espiona pra se resguardar de possiveis ameaças à sua soberania, se o Brasil nao o faz e nisto nao investe (como em quase tudo relativo a defesa )é problema do Brasil e começou a colher os frutos de sua… Read more »

SALDANHA DA GAMA

Ainda não vi uma posição sequer sobre como conter futuramente as investidas das espionagens mundiais sobre o brasil! Ficar chorando e se lamuriando, acusando e cobrando nao vai adiantar nada, ainda mais contra quem nos espionou (eua e gbr) façam algo para proteger as informações e nao ficarem catatônicos com o que já ocorreu! Sinceramente trocar mensagens importantes e confidenciais pelo gmail é coisa de um amadorismo profundo e sem tamanho! Do jeito que está nossa contra-espionagem (sic) o país não pode ter nenhum projeto estratégico que seremos espionados e teremos roubados tudo que fizermos em desenvolvimento estratégico, se bobear… Read more »

William

David disse: 9 de setembro de 2013 às 23:26 Colega, já a algum tempo utilizamos Linux, mas de modo muito modesto ainda (ao meu ver)… precisamos expandir esta utilização. O Brasil domina várias versões do Linux de forma singular. Falo com conhecimento de causa, não como curioso. Na empresa em que gerencio a área de TI, quando se trata de segurança eu só utilizo Linux. Veja os exemplos abaixo: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/163/materia11.htm Depois de quatro anos de testes, Serpro define plano para orientar o uso do software livre na Empresa. Agora é definitivo: o Serpro vai adotar o Linux como sistema operacional… Read more »