AugustaWestland entrega AW139 para a Administração Marítima Sueca

0

AW139 - foto AugustaWestlandHelicóptero em versão dedicada a missões SAR é o primeiro de uma encomenda sueca de sete exemplares

Na segunda-feira, 16 de setembro, a AgustaWestland informou a entrega do primeiro helicóptero bimotor AW139 para a Administração Marítima Sueca, em cerimônia realizada no último dia 10 nas instalações da empresa em Vergiate, na Itália. Trata-se do primeiro de uma encomenda de sete aeronaves do tipo, que serão equipadas para operações de Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue) na Suécia. Mais dois exemplares deverão ser entregues até o final do ano e espera-se que a frota seja completada em 2014.

A Administração Marítima Sueca é a organização do governo daquele país responsável por busca aeronaval e serviços de resgate, e a frota deverá operar em 5 bases na Suécia. Segundo a AugustaWestland, o AW139 é largamente utilizado no Norte da Europa para transporte de passageiros para plataformas de petróleo e gás no mar (offshore). Os equipamentos dos exemplares encomendados pela Suécia incluem um exclusivo sistema de proteção contra gelo (Full Ice Protection System – FIPS) que permite voo em condições de formação de gelo, para operações todo tempo – situações em que outras aeronaves teriam que ficar confinadas nos hangares.

Ainda segundo a empresa, mais de 580 helicópteros AW139 estão hoje em serviço, e já acumularam cerca de 750.000 horas de voo em tarefas de transporte offshore, evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte vip, transporte militar e execução da lei. Mais de 200 clientes de aproximadamente 60 países encomendaram um número de aeronaves do tipo que supera 730 unidades. Da frota atual, 130 aeronaves têm missões SAR como principal atribuição.

FONTE / FOTO: AugustaWestland (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments