001A2-114157_copy1

Em artigo publicado na revista Time no último dia 14, os analistas militares Peter W Singer e Jeffrey Lin analisaram o programa de construção de navios-aeródromo da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. Ao investigar uma foto de satélite do Google Earth mostrando o estaleiro Jiangnan, próximo a Xangai, Lin percebeu um módulo de uma embarcação de grande porte. “Essas informações obtidas através de ferramentas open-source  são importantes, elas confirmam o que já esperava que acontecesse quando uma grande potência se lança ao mar – o surgimento de um porta-aviões chinês de fabricação nacional”, explica o analista.

Singer and Lin apontam que o navio provavelmente será uma versão criada a partir do Admiral Kuznetsov adquirido da Ucrânia pela Marinha chinesa, que viria a se tornar o atual Liaoning após uma extensa reforma. Os especialistas afirmam, com base nas imagens do Google Earth, que essa nova embarcação da chamada classe 001 terá sistema de propulsão convencional.

O artigo da Time conclui que o futuro navio-aeródromo terá entr 40 e 50 aeronavez J-15, conforme especificação do almirante Song Xue, vice-chefe de Estado Maior da Marinha do ELP.

FONTE: Want China Times via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

NOTA DA EDITORA: Para conferir o artigo da Time sobre o possível NAe chinês, clique aqui.

Tags: , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

4 Comentários para “Google Earth mostra possível porta-aviões chinês”

  1. Wagner 19 de setembro de 2013 at 11:11 #

    Bacana, boa sorte aos chineses !

    Enquanto isso, alguns brasileiros ficavam sonhando com nossa MB, enfrentando, bravamente, com seus Nimitz,BR, os ” malvados” chineses.

    Imaginam os chineses nos atacando e MB valentemente destruindo os malvados comunistas numa épica batalha naval, que consagrará a GLÓRIA de NOSSA MARINHA !!!

    Eu disse que jamais teriamos como alcançar os chineses, mas nãããão, eu era o comunista e defensor dos chinas.

    Ocorre que nossa MB continua sendo um desastre de 15 corvetas-fragatas sucateadas e inoperantes ( exceção dos submarinos) e um Porta Aviões que não leva aviões.

    E os chineses estão fazendo seu próprio P. A…

    Assim, fracassa mais uma vez os prognósticos ufanistas de alguns exaltados, petistas ou não, em ver, daqui a 10 anos, a NOSSA MARINHA vencendo os chineses.

    Mas quando o Wagner fala, é apenas o comunista falando…

  2. phacsantos 19 de setembro de 2013 at 11:20 #

    Offtopic:

    Segue publicação no DOU de hoje sobre a construção de Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” que será na China:

    http://homologa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=19/09/2013&jornal=1&pagina=11&totalArquivos=88

  3. João Filho 19 de setembro de 2013 at 11:56 #

    Uma épica batalha naval??? rsrs. Essa foi boa. A “marinha” brasileira duraria talvez 15 minutes, e acho muito. Se naquele universo virtual isso realmente ocorresse, a unica esperanca do Brasil seria que os Estados Unidos vinhessem nos socorrer. O pior do assunto e que estamos assim nao por falta de recursos, mas por falta de vergonha na cara.

  4. Observador 20 de setembro de 2013 at 13:41 #

    Esta é a diferença entre “Potência” e “Putênfia”…

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Marinha argentina planeja ter navio de assalto anfíbio de 15.000 toneladas

Type 071 YUZHAO Jinggang Shan井冈 999 Kunlun Shan昆仑山 998 Amphibious Transport Dock LPD amphibious warfare ships of the People's Republic of China's People's Liberation Army Navy chinese (2)

  O Estado-Maior da Armada argentina tem prontas, para serem apresentadas em 2016 ao governo que sucederá o de Cristina […]

Novidades na Marinha Portuguesa

Submarino U-209PN classe Arpão

  Por Pedro Monteiro O responsável da pasta de Defesa português já discutiu com o seu homônimo francês a aquisição […]

Força de superfície da Marinha Indiana começará, este ano, a receber mísseis Barak-8

kolkata-04

  O destróier porta-mísseis INS Kolkata, navio de 7.500 toneladas construído pela indústria naval indiana com tecnologia stealth (furtiva), sob […]

Fotos e informações da primeira missão de caças navais Rafale M contra o EI

Rafale M pronto para lançar em missão de 25fev2015 contra o EI - foto 2 MD França

  Dois dos caças navais franceses realizaram ataque a campo de treinamento do Estado Islâmico, no Iraque, na manhã de […]

Compre seu livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos -  Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba […]