Google Earth mostra possível porta-aviões chinês

4

001A2-114157_copy1

Em artigo publicado na revista Time no último dia 14, os analistas militares Peter W Singer e Jeffrey Lin analisaram o programa de construção de navios-aeródromo da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. Ao investigar uma foto de satélite do Google Earth mostrando o estaleiro Jiangnan, próximo a Xangai, Lin percebeu um módulo de uma embarcação de grande porte. “Essas informações obtidas através de ferramentas open-source  são importantes, elas confirmam o que já esperava que acontecesse quando uma grande potência se lança ao mar – o surgimento de um porta-aviões chinês de fabricação nacional”, explica o analista.

Singer and Lin apontam que o navio provavelmente será uma versão criada a partir do Admiral Kuznetsov adquirido da Ucrânia pela Marinha chinesa, que viria a se tornar o atual Liaoning após uma extensa reforma. Os especialistas afirmam, com base nas imagens do Google Earth, que essa nova embarcação da chamada classe 001 terá sistema de propulsão convencional.

O artigo da Time conclui que o futuro navio-aeródromo terá entr 40 e 50 aeronavez J-15, conforme especificação do almirante Song Xue, vice-chefe de Estado Maior da Marinha do ELP.

FONTE: Want China Times via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

NOTA DA EDITORA: Para conferir o artigo da Time sobre o possível NAe chinês, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Bacana, boa sorte aos chineses ! Enquanto isso, alguns brasileiros ficavam sonhando com nossa MB, enfrentando, bravamente, com seus Nimitz,BR, os ” malvados” chineses. Imaginam os chineses nos atacando e MB valentemente destruindo os malvados comunistas numa épica batalha naval, que consagrará a GLÓRIA de NOSSA MARINHA !!! Eu disse que jamais teriamos como alcançar os chineses, mas nãããão, eu era o comunista e defensor dos chinas. Ocorre que nossa MB continua sendo um desastre de 15 corvetas-fragatas sucateadas e inoperantes ( exceção dos submarinos) e um Porta Aviões que não leva aviões. E os chineses estão fazendo seu próprio… Read more »

phacsantos

Offtopic:

Segue publicação no DOU de hoje sobre a construção de Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” que será na China:

http://homologa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=19/09/2013&jornal=1&pagina=11&totalArquivos=88

João Filho

Uma épica batalha naval??? rsrs. Essa foi boa. A “marinha” brasileira duraria talvez 15 minutes, e acho muito. Se naquele universo virtual isso realmente ocorresse, a unica esperanca do Brasil seria que os Estados Unidos vinhessem nos socorrer. O pior do assunto e que estamos assim nao por falta de recursos, mas por falta de vergonha na cara.

Observador

Esta é a diferença entre “Potência” e “Putênfia”…