Navios-patrulha ‘Bocaina’ e ‘Pampeiro’ realizam ação de presença

0
NPa Bocaina1
NPa “Bocaina” e LAR na entrada do Lago Grande Curuai

Os Navios-Patrulha (NPa) “Bocaina” e “Pampeiro”, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), realizaram no período de 30 de julho a 13 de agosto, ações de Patrulha Naval (PATNAV), Inspeção Naval (IN) e levantamentos operacionais no rio Amazonas, na região do Lago Grande do Curuai – considerado o maior lago da Amazônia, localizado no estado do Pará, distante 34 milhas, aproximadamente 60km, da cidade de Santarém.

Foi a primeira vez que um Navio-Patrulha da Classe Bracuí, que possui calado de 3,1m – um dos maiores meios da área do Comando do 4º Distrito Naval, pôde adentrar no Lago Grande do Curuai, em face das pequenas profundidades no canal de acesso.

NPa Bocaina 2
NPa “Bocaina” atracado no Cais Turístico de Santarém-PA

O trabalho do Navio somente foi possível após levantamentos hidrográficos realizados no local por um Grupo-Tarefa do ComGptPatNavN, no ano passado, que resultaram na confecção de um croqui de navegação. Aliado a isso, duas Lanchas de Ação Rápida (LAR) à frente do Navio realizavam levantamentos por batimetria, para que se pudesse verificar a exeqüibilidade da navegação. As LAR também foram empregadas nas atividades de IN de embarcações de transporte de passageiro, de transporte geral e regional, devido a rapidez e a eficiência nas abordagens.

No período de 8 a 11 de agosto, o NPa “Bocaina” atracou, também pela primeira vez, no Cais Turístico de Santarém-PA, sendo aberto à visitação pública nos dias 9 e 10 de agosto. Na ocasião, mais de mil pessoas, entre eles estudantes e Grupo de Escoteiros, tiveram a oportunidade de conhecer as importantes atividades realizadas pela Marinha do Brasil e pelo Navio, assim como, assistir a vídeos institucionais sobre “Como Ingressar na Marinha” e a “Amazônia Azul”.

NPa Bocaina 3
Vista do Grupo de Escoteiros de Santarém ao NPa “Bocaina” atracado no Cais Turístico de
Santarém-PA
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments