Com Petrobras enfraquecida, ‘Pré-sal’ pode ficar na mão das chinesas

13

Estatais chinesas podem ter que se unir em um só consórcio no pré-sal

 

mapa pre-sal

Denise Luna

vinheta-clipping-navalA Agência Nacional do Petróleo está avaliando se a Sinopec, uma das três chinesas que se inscreveram para o leilão do pré-sal previsto para 21 de outubro, poderá participar da disputa em um consórcio separado das outras duas estatais chinesas inscritas, CNPC e Cnooc.

Essas duas, pelo edital, não podem participar de consórcios diferentes. O objetivo é evitar que o controlador, no caso o governo chinês, tenha informações privilegiadas sobre os outros consórcios.

Ontem, a agência reguladora habilitou as 11 empresas que se inscreveram para o primeiro leilão sob o regime de partilha.

Além das três chinesas, elas são a indiana ONGC, a colombiana Ecopetrol, a japonesa Mitsui, a portuguesa Petrogal, a Petrobras, a malaia Petronas, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total.

A Sinopec se inscreveu em parceria com a Repsol, com a qual já tem sociedade no setor. A chinesa, porém, também tem 30% da Petrogal.

A expectativa é que as empresas chinesas se associem à Petrobras. A presidente da estatal brasileira, Graça Foster, viajou à China no fim de agosto para conhecer os possíveis parceiros.

Com o caixa enfraquecido pela defasagem dos preços dos combustíveis, a Petrobras teria dificuldade de aumentar a sua participação. Ela já tem obrigatoriamente 30%.

O bônus que terá que ser pago pelo vencedor do campo, na bacia de Campos, é de R$ 15 bilhões. Se ficar com a fatia mínima de 30%, a Petrobras teria que desembolsar R$ 4,5 bilhões.

Com um parceiro chinês capitalizado, a expectativa do mercado é que o sócio banque a parte da Petrobras, recebendo posteriormente o pagamento em petróleo.

Se houver a restrição à participação da Sinopec em consórcio separado, a Petrogal e a Repsol Sinopec teriam que se unir à CNPC e Cnooc. Com a parceria com a Petrobras, o consórcio já bateria o limite máximo de cinco participantes.

FONTE: Folha de São Paulo, via Sinopse da MB

NOTA DO EDITOR: título original é – “Estatais chinesas podem ter que se unir em um só consórcio no pré-sal”

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Pois é, né!!!

Se fossem empresas americanas ou britânicas a histeria seria geral. Estaríamos entregando o patrimônio do Brasil aos estrangeiros, etc e tal.

Blind Man's Bluff

Marcos, não há nada o que se preocupar. Aparentemente a espionagem chinesa não foi tão boa quanto a yankee dessa vez e eles ainda acham que o pre-sal realmente existe!
kkkk

Corsario137

Blind,

Libra existe, o problema é governo. Companhia americana não fica aos sabores do governo e com a nova estatal do pré-sal, o governo tem direito a veto em tudo, mesmo sendo minoritário. Lá do outro lado do atlântico (Angola), vai rolar leilão também só que bem menos burocrático que o nosso.

Como diria um amigo: transformaram o rato numa ratoeira!

Corsario137

Poggio,

Guiné, Angola e muitos outros. Vou periodicamente a África e sei da revolução do petróleo que está acontecendo por lá.
Como eles não tem a tal expertise o sistema é simples, você entra com a grana e com o equipamento de extração, nós ficamos com um percentual alto de tudo que for extraído. Além do mais, teremos prioridade em prestar todo tipo de apoio logístico. Apenas o que recusarmos (por incapacidade técnica) vocês podem conseguir com outros fornecedores.

O óleo sai a grana entra, simples assim.

MO

ow 137 qdo for em Bissau me faz dois favores = me arruma uma moedinha bissalica pra colessaum e me manda um postau de Bissau, pls, vou te agradecer em bissalico original, eles falam uma lingua esquisita la, seria algo mai o meno assim = Muito Obrigado !

Wagner

Eu disse que eles mesmos tem interesse em nosso petróleo… e por isso a ideia absurda de que enviariam uma esquadra de KIROVsings para atacar a Petrobrás, a qual seria defendida por uma esquadra de Porta aviões brasileiros NimitzBR com F 18s, era irrealista. O Chines não é nem nunca será nosso inimigo, ele é um parceiro econômico : ele quer recursos naturais. Ele não tem motivo para brigar conosco. Somente nossas Forças Armadas é quem defendem essa tese absurda de que lutaremos em épicas batalhas gloriosas contra os malvados comunistas chineses daqui a uns anos, em nome da democracia,… Read more »

MO

um parceiro que nos phodeu na OMC na 1a oportunidade, parceiro que barrou os Valemax pq os queriam para eles e por cuh doce cancelaram a soja … mui amigo muitoro amigoro very guddah

Corsario137

kkkkkkkkkk…
Podeixar, já tá anotado.
A propósito, não é África, mas sobraram alguns (sei la o que é o nome daquela moeda) dinheiros de Trinidad e Tobago. Serve?

MO

ah tks, mas os navios da empresa passavam por la e ja tenho algumas muedas de cruzeiros reais tobaguinienses, tks

Corsario137

Falando em China e África,
Nunca fui a China mas o que tem de chines na África! putz.
Se der um tiro pra cima caem uns 3!
O foco principal deles é o Congo. Tá difícil de chegar lá mas eles estão tentando. O Congo está para o chines assim como o papa-léguas está para o coiote. A diferença é que o chines baba mais e não tem Acme que ajude.

giltiger

Petrobrás enfraquecida HUM tá bem…

Recomeçou a campanha eleitoral…

Colombelli

A não Gil, a Petrobras está ótima apesar de ter caído SEIS posições no ranking das petroleiras. A crise na empresa e tudo invenção da imprensa má e aparelhada pela “operativa” e maldosa oposição. Você ainda consegue publicamente defender que ela está bem? Isso é algo fenomenal. Wagner. Reveja seus conceitos sobre os chineses. Eles são predadores e não tem limites. Dê uma pesquisada sobre o tipo de “parceria” que eles praticam. Perca algum tempo ( ou ganhe) para isso. Você irá se surpreender com o euívico das suas conclusões. São nosso maior inimigo potencial e serão efetivos em um… Read more »