Sistema de Defesa Aérea Sea Ceptor da MBDA selecionado para a Marinha Real da Nova Zelândia

9

MBDA's CAMM missile inflight from Sea Ceptor system 2013 Copyright MBDA

O Ministério da Defesa da Nova Zelândia confirmou a seleção do sistema de defesa aérea Sea Ceptor da MBDA para a modernização das fragatas ANZAC da Marinha Real da Nova Zelândia, aguardando agora a aprovação final do governo. As fragatas HMNZ Te Kaha e Te Mana deverão receber o novo sistema denominado Local Area Air Defence (LAAD), capaz de proteger não só o próprio navio, como também os navios posicionados na vizinhança.

O míssil será guiado por radar ativo, o que vai eliminar a dependência de radares de rastreamento e iluminação. O Sea Ceptor vai utilizar o CAMM (Common Anti-Air Modular Missile) que facilitá a instalação, com peso reduzido e flexibilidade para instalação em diferentes partes do navio. Os casulos CAMM são compatíveis com uma ampla gama de sistemas lançadores verticais, como o MK.41.

Em 9 de setembro de 2013, a Royal Navy do Reino Unido contratou a MBDA para a fabricação do Sea Ceptor para sua frota de fragatas. O Reino Unido vai substituir o sistema Sea Wolf nas fragatas Type 23 com o novo míssil, antes de migrá-lo para as fragatas Type 26.

O Sea Ceptor vai garantir a defesa contra alvos aéreos e de superfície em 360°, a até 25km de distância.

HMNZ Te Mana

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juarezmartinez

Olha, estas classe de fragatas Meko realmente me chamam a a tenção pelas linhas e pelo equilibrio do projeto.

Grande abraço

MO

ahhhh elas são simplesmente lindas, nada daquelas coisas UQTR, e muito bem equilibradas !!!!! lindas e porretas, sao cabra mesmo !!!!!

luizblower

São bonitas, mas eu não gosto das chaminés em V características…

Esse conceito de míssil com radar ativo parece estar voltando né?

joseboscojr

Luiz, Está voltando não, está iniciando. Os primeiros mísseis com radar ativo apareceram na década de 80 (final de 70) mas eram usados só em grandes mísseis antinavios já que a miniaturização não era o forte naqueles tempos. Uma das exceções à regra era o “gigante” míssil ar-ar Phoenix. Depois dele veio o Amraam no final da década de 80, que realmente foi uma revolução dado a ser 3 x mais leve que o Phoenix. De lá pra cá apareceram vários mísseis ar-ar guiados por radar ativo, mas os mísseis sup-ar ainda relutavam em usar o velho e consagrado sistema… Read more »

joseboscojr

Mudando de pato pra ganso, que bem que faz um refinado projeto de engenharia (incluindo um bom sistema de navegação inercial) para um míssil. Esse CAMM tem massa igual ao do VL Sea Wolf mas tem mais do dobro do alcance. Isto se deve sem dúvida às possibilidades ampliadas do sistema de orientação que pode usar a navegação proporcional e possivelmente implementar uma trajetória parabólica para atingir alvos a grandes distâncias, aliado a capacidade LOAL (trancamento após o lançamento). Muito provavelmente o alcance ampliado foi conseguido sem que fosse necessário grandes diferenças no motor foguete entre os dois tipos de… Read more »

Mauricio R.

Bosco,

É somente o sistema de navegação???
E a aerodinâmica, nada???
Perto do Sea Wolf, esse míssil é mto simples e basatante limpo, daí possivelmente venha parte da melhoria no rendimento.

joseboscojr

Sem dúvida Maurício, por isso que no início do meu comentário eu coloquei o termo “incluindo” em relação ao sistema de navegação.
Com certeza houve refinamentos aerodinâmicas, melhorias no motor foguete e muito provavelmente uma melhor relação massa total x massa do propelente, mas para se ter um incremento tão drástico quanto 150% creio que o sistema de navegação seja o principal fator.

luizblower

joseboscojr
7 de outubro de 2013 at 21:24 #
Luiz,
Está voltando não, está iniciando.

_____________________________________

Tem razão, Bosco. Eu estava com os Sea Sparrow e Aspide na cabeça, mas o caso deles é o semi-ativo, certo?

joseboscojr

Luiz, É isso mesmo, são semi-ativos. Mudando de pato pra ganso, é interessante que os mísseis sup-ar guiados por CLOS nunca fizeram sucesso nos EUA. Nunca foram desenvolvidos ou usados nos Estados Unidos. O sistema CLOS (via fio ou rádio) só foi usado nesse país em mísseis antitanques (Shillelagh, Dragon e TOW) ou ar-sup (Blowpipe). Na época que todos apostavam suas fichas nesse tipo de orientação para mísseis sup-ar de curto alcance, os americanos apostaram no Chaparral (IR) e no Sea Sparrow (SARH). Mísseis guiados por Laser beam riding idem. Apesar de alguns terem sido desenvolvidos para usos diversos (KEM,… Read more »