802831

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que o seu exército está em alerta e preparado para lançar um ataque, em antecipação aos exercícios conjuntos entre navios militares dos EUA, Japão e Coreia do Sul. Um porta-voz do Exército do Povo da Coreia (EPC) alertou para as “consequências desastrosas”, caso a marinha norte-americana leve a cabo o exercício.

As manobras navais tripartidas estão marcadas para esta terça-feira, se a ameaça de um tufão na área for afastada, diz a AFP. Entre as embarcações envolvidas nos exercícios está o navio-aeródromo de propulsão nuclear USS George Washington.

“As unidades de todos os níveis de serviços e militares do EPC receberam ordem de emergência para reexaminar os planos de operações já ratificados e manter-se totalmente preparados para lançar um ataque imediato a qualquer altura”, revelou o porta-voz, em declarações à agência governamental KCNA.

“Os EUA serão totalmente responsáveis da catástrofe atroz contra as suas forças de agressão imperialistas”, continuou o porta-voz.

Pyongyang está prestes a renovar um reator nuclear em Yongbyon, de acordo com fontes russas e norte-americanas, citadas pela AFP, que estaria em “condições terríveis”.

De acordo com a Reuters, os EUA têm 28.500 militares estacionados na Coreia do Sul, e este tipo de exercícios conjuntos entre os aliados regionais são “cada vez mais habituais”, esclareceu um porta-voz do exército norte-americano. Na segunda-feira, o ministro da Defesa da Coreia do Sul afirmou que se tratava de um exercício de rotina e que seria “errado” qualquer crítica da parte dos seus vizinhos do Norte.

As ameaças por parte da Coreia do Norte são vistas como uma forma de afirmação doméstica e internacional, raramente com implicações práticas. Em 2010, Pyongyang lançou um ataque surpresa contra a Coreia do Sul que provocou a morte de 50 pessoas, naquele que foi uma ação sem precedentes desde a Guerra da Coreia (1950-53).

“O Norte tenta atrair as atenções do planeta para o fato de que está vigiando de perto estas manobras”, observa o professor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, Yang Moo-Jin, citado pela AFP. “Querem também alertar a sua população para as ameaças contra a sua segurança, provenientes dos EUA, da Coreia do Sul e do Japão, e preparar o terreno para poderem rejeitar a responsabilidade em caso de um novo pico de tensões”, acrescenta o especialista.

Uma tentativa de aproximação entre os dois países da península coreana levou à reabertura do complexo de Kaesong gerido em conjunto entre o Norte e o Sul, em Agosto, mas desde então as conversações pouco se desenvolveram.

FONTE: publico.pt (adaptação do Poder Naval)

Tags: , , , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

10 Responses to “Coreia do Norte tem exército preparado para ataque à US Navy” Subscribe

  1. Guizmo 8 de outubro de 2013 at 17:19 #

    zzzzzzzzzzzzzzzz

  2. mdanton 8 de outubro de 2013 at 20:02 #

    uuuiiiiiii!! QUE MEDOooo!! Quando a imprensa vai parar de reverberar esses palhaços??!!

  3. Fabio ASC 8 de outubro de 2013 at 21:37 #

    Quanta balela….. e o pior é que um dia eles vão acabar fazendo titica.

  4. Sniper 10 de outubro de 2013 at 8:21 #

    Vem neném, vem…

  5. Vassili 10 de outubro de 2013 at 9:21 #

    Fabio,

    Estaria vc imaginando que eles poderiam um dia TENTAR atacar a US Navy durante um desses exercícios conjuntos????????

    Te digo que seria a última burrice que eles fariam na vida deles.

    Abraços.

  6. MO 10 de outubro de 2013 at 11:11 #

    ow Ovi considere que os norte coreenses nao tem um pensamento normal, vai que um General Fe Reei Rão Yong da vida rezolva fazer macaquice e dar sua vida (e de sua tropa tbm) pelo Grande Lider …..

  7. Jacubão 10 de outubro de 2013 at 14:59 #

    em poucas palavras “cão que ladra não morde”

  8. Fabio ASC 10 de outubro de 2013 at 15:35 #

    Caro Vassili, faço minhas as palavras do MO… lá o povo é meio doido.

  9. Vassili 10 de outubro de 2013 at 17:44 #

    Sepol,

    Vc quis dizer Grande Lider Kim Jon “Kiko”???????????

    Parafraseando a Dona Florinda: Tesouro, vai lá na praia e lança uns mísseis nusamericanus malvadus. Só para eles ficarem espertos. Enquanto isso mamãe leva um lero aqui com o prof. Girafales rsrsrsrsrrsrssss………….

    Agora falando sério, eu não considero que o pessoal por aquelas bandas sejam assim meio maluquinhos. O problema é que desde a divisão do país em Norte e Sul, o Norte entrou em um círculo vicioso político e ideológico que simplesmente os impede de dar o braço à torcer e admitir que o Sul tem mais futuro que eles.

    Simplesmente isso.

    Abraços

  10. MO 10 de outubro de 2013 at 17:59 #

    ovi, vc ja teve algum contato com norte coreense, ja estive mais de uma vez em navios deles, os cara sao Kim Dae julien FC, como falei o meu me do nem eh o kiko e sim um dos generais dele resolverem aparecer ou estar muito pilhadinho e fazer um cagada, tal qual aconteceu naquele filme do CT Americana caçando um SSN russo e na empolgação o EGA do navio misturou uma ordem do CO do CT e resultou em uma explosão nuke tatica indo o CT e o SSN pro Acre … os cara são punk meu, parecd os nego de SBO …. kkkkkk

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Fornecedores nacionais do Prosub

Scorpène - Tunku Abdul Rahman

Respondendo à questão do leitor Oganza, segue anexa a lista de itens que a Marinha do Brasil pretende nacionalizar no […]

Mensagem do Comandante da Marinha insiste no Prosuper mas é discreta sobre meios navais

Esquadra A12

Roberto Lopes Autor do livro “As Garras do Cisne” Exclusivo para o Poder Naval Os 38 minutos da Mensagem de […]

Lançamento do livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’, no dia 19 de dezembro, em São Paulo

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos -  Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba […]

Amazul assina contrato com a Mectron para projeto do IPMS do submarino de propulsão nuclear

Submarino com propulsão nuclear Álvaro Alberto

No mês de dezembro, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) assinou um contrato com a Mectron para o […]

Compre sua revista Forças de Defesa 12ª edição

Forças de Defesa 12 - capa e miolo 2 - destaque

Saiu a Revista Forças de Defesa 12ª edição, com 120 páginas! a versão impressa está disponível para compra pela Internet e […]