802831

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que o seu exército está em alerta e preparado para lançar um ataque, em antecipação aos exercícios conjuntos entre navios militares dos EUA, Japão e Coreia do Sul. Um porta-voz do Exército do Povo da Coreia (EPC) alertou para as “consequências desastrosas”, caso a marinha norte-americana leve a cabo o exercício.

As manobras navais tripartidas estão marcadas para esta terça-feira, se a ameaça de um tufão na área for afastada, diz a AFP. Entre as embarcações envolvidas nos exercícios está o navio-aeródromo de propulsão nuclear USS George Washington.

“As unidades de todos os níveis de serviços e militares do EPC receberam ordem de emergência para reexaminar os planos de operações já ratificados e manter-se totalmente preparados para lançar um ataque imediato a qualquer altura”, revelou o porta-voz, em declarações à agência governamental KCNA.

“Os EUA serão totalmente responsáveis da catástrofe atroz contra as suas forças de agressão imperialistas”, continuou o porta-voz.

Pyongyang está prestes a renovar um reator nuclear em Yongbyon, de acordo com fontes russas e norte-americanas, citadas pela AFP, que estaria em “condições terríveis”.

De acordo com a Reuters, os EUA têm 28.500 militares estacionados na Coreia do Sul, e este tipo de exercícios conjuntos entre os aliados regionais são “cada vez mais habituais”, esclareceu um porta-voz do exército norte-americano. Na segunda-feira, o ministro da Defesa da Coreia do Sul afirmou que se tratava de um exercício de rotina e que seria “errado” qualquer crítica da parte dos seus vizinhos do Norte.

As ameaças por parte da Coreia do Norte são vistas como uma forma de afirmação doméstica e internacional, raramente com implicações práticas. Em 2010, Pyongyang lançou um ataque surpresa contra a Coreia do Sul que provocou a morte de 50 pessoas, naquele que foi uma ação sem precedentes desde a Guerra da Coreia (1950-53).

“O Norte tenta atrair as atenções do planeta para o fato de que está vigiando de perto estas manobras”, observa o professor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, Yang Moo-Jin, citado pela AFP. “Querem também alertar a sua população para as ameaças contra a sua segurança, provenientes dos EUA, da Coreia do Sul e do Japão, e preparar o terreno para poderem rejeitar a responsabilidade em caso de um novo pico de tensões”, acrescenta o especialista.

Uma tentativa de aproximação entre os dois países da península coreana levou à reabertura do complexo de Kaesong gerido em conjunto entre o Norte e o Sul, em Agosto, mas desde então as conversações pouco se desenvolveram.

FONTE: publico.pt (adaptação do Poder Naval)

Tags: , , , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

10 Responses to “Coreia do Norte tem exército preparado para ataque à US Navy” Subscribe

  1. Guizmo 8 de outubro de 2013 at 17:19 #

    zzzzzzzzzzzzzzzz

  2. mdanton 8 de outubro de 2013 at 20:02 #

    uuuiiiiiii!! QUE MEDOooo!! Quando a imprensa vai parar de reverberar esses palhaços??!!

  3. Fabio ASC 8 de outubro de 2013 at 21:37 #

    Quanta balela….. e o pior é que um dia eles vão acabar fazendo titica.

  4. Sniper 10 de outubro de 2013 at 8:21 #

    Vem neném, vem…

  5. Vassili 10 de outubro de 2013 at 9:21 #

    Fabio,

    Estaria vc imaginando que eles poderiam um dia TENTAR atacar a US Navy durante um desses exercícios conjuntos????????

    Te digo que seria a última burrice que eles fariam na vida deles.

    Abraços.

  6. MO 10 de outubro de 2013 at 11:11 #

    ow Ovi considere que os norte coreenses nao tem um pensamento normal, vai que um General Fe Reei Rão Yong da vida rezolva fazer macaquice e dar sua vida (e de sua tropa tbm) pelo Grande Lider …..

  7. Jacubão 10 de outubro de 2013 at 14:59 #

    em poucas palavras “cão que ladra não morde”

  8. Fabio ASC 10 de outubro de 2013 at 15:35 #

    Caro Vassili, faço minhas as palavras do MO… lá o povo é meio doido.

  9. Vassili 10 de outubro de 2013 at 17:44 #

    Sepol,

    Vc quis dizer Grande Lider Kim Jon “Kiko”???????????

    Parafraseando a Dona Florinda: Tesouro, vai lá na praia e lança uns mísseis nusamericanus malvadus. Só para eles ficarem espertos. Enquanto isso mamãe leva um lero aqui com o prof. Girafales rsrsrsrsrrsrssss………….

    Agora falando sério, eu não considero que o pessoal por aquelas bandas sejam assim meio maluquinhos. O problema é que desde a divisão do país em Norte e Sul, o Norte entrou em um círculo vicioso político e ideológico que simplesmente os impede de dar o braço à torcer e admitir que o Sul tem mais futuro que eles.

    Simplesmente isso.

    Abraços

  10. MO 10 de outubro de 2013 at 17:59 #

    ovi, vc ja teve algum contato com norte coreense, ja estive mais de uma vez em navios deles, os cara sao Kim Dae julien FC, como falei o meu me do nem eh o kiko e sim um dos generais dele resolverem aparecer ou estar muito pilhadinho e fazer um cagada, tal qual aconteceu naquele filme do CT Americana caçando um SSN russo e na empolgação o EGA do navio misturou uma ordem do CO do CT e resultou em uma explosão nuke tatica indo o CT e o SSN pro Acre … os cara são punk meu, parecd os nego de SBO …. kkkkkk

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Em fórum na Fiesp, Estado-Maior da Armada destaca a importância da indústria em projetos da Marinha

Por Dulce Moraes e Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp Representantes do órgão apresentam projetos em desenvolvimento e formas de financiamento. […]

Navios-patrulha do Brasil e da França em operação contra pesca ilegal

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França nesta segunda-feira, 20 de outubro, o navio-patrulha La Capricieuse da Marinha Francesa […]

Rússia diz que submarino ‘misterioso’ na Suécia é da Holanda, mas holandeses negam

A Rússia foi acusada de ter enviado o submarino ao local, mas negou. Porém, segundo jornal sueco, a Holanda também […]

Compre agora sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]

Suecos investigam presença de submarino estrangeiro perto de sua capital

Submarino estrangeiro estaria operando no Arquipélago de Estocolmo, do qual faz parte a capital da Suécia, o que levou ao […]

Mora em Brasília ou está na cidade? Então experimente um simulador da Marinha

Simulador de Aviso de Instrução, utilizado pelos aspirantes da Escola Naval no Rio de Janeiro (RJ), além de maquete da […]