Alfa_photo_1

O governo de Moscou ofereceu à Nova Zelândia um submarino nuclear para ajudar a resolver a dívida que a Rússia tinha com os produtos lácteos produzidos naquele país da Oceania, segundo um livro a ser lançado em breve.

Também foi oferecido, em meados da década de 1990, caças MiG e carros de combate ao invés de dinheiro, disse Clive Lind, autor de um livro a ser publicado no próximo mês que explora os 40 anos do da multi-bilionário setor de laticínios da Nova Zelândia até a formação da grande indústria Fonterra.

Lind disse que ficou ” estarrecido” ao descobrir, durante a sua pesquisa, que a oferta russa incluía um submarino ao então primeiro-ministro Jim Bolger e ao presidente da Dryden Spring, Dairy Board.

Lind é gerente de desenvolvimento editorial da Fairfax da Nova Zelândia e ex-editor de três jornais diários de Fairfax, e já tem 12 livros publicados.

Após ser informado por Bolger de que a Nova Zelândia tinha uma política contrária às armas nucleares, Moscou sugeriu então “atracar o submarino em algum porto e conectá-lo à rede nacional de energia elétrica”, disse Lind.

A URSS e Nova Zelândia ataram relações diplomáticas em 1944, e o apetite da Rússia pelos produtos agrícolas neozelandeses, tais como produtos lácteos, carne e lã, elevou o país à posição de quinto maior mercado de exportação da Nova Zelândia.

A União Soviética se dissolveu em 1991 e depois de 1992 o comércio da Nova Zelândia com a Rússia caiu dramaticamente.

Em 1993 houve um reaquecimento das vendas para a Rússia, que acabou acumulando uma grande dívida em função da compra de produtos lácteos e de lã.

Em 1998, a dívida havia atingido US $ 100 milhões.

O livro de Lind, “Till the Cows Came Home” será lançado no próximo mês.

FONTE: stuff.co.nz (tradução e adaptação do Poder Naval a partir do original em inglês).

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Araujo

“Após ser informado por Bolger de que a Nova Zelândia tinha uma política contrária às armas nucleares, Moscou sugeriu então “atracar o submarino em algum porto e conectá-lo à rede nacional de energia elétrica”

Nooooossa…
Esses russos são bons vendedores… hahaha

MO

rsss, e quem pada aa conta da light … kkkk

em tempo = Um supramax que operou full em menos de 24h, tamos ficando bons e os sapiencias ainda falam de problemas em SSZ, ‘sabe tuuudo’ =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/10/mv-dk-ione-3etx-supramax-cpm-carregando.html

MO

Risos ue nao somos amiguinhos deles by @ PT, pq sera que nunca respinga um akula por aqui … rssssss

Marcelo

caramba…e os Kiwis não quiseram??? Não deve constar que os EUA doariam um Los Angeles, mais uns F-16 e uns M-1s Abrams…por produtos lácteos!!!!

Bem, deve ser uma nação que aposta que a sua segurança vai depender da Austrália e dos EUA….então tá. cada cabeça uma sentença…

Fernando "Nunão" De Martini

“MO 15 de outubro de 2013 at 17:47
rsss, e quem pada aa conta da light … kkkk”

Bem lembrado!

MO

é fernandinho, e ai …. rsdsss

Em tempo = da mesma classe que os nossos classe Sebatião Caboto, novissimos =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/10/ms-cap-cortes-d5cw7-afretado-hamburg.html

Groo

Os SAMs Buks finlandeses foram adquiridos como pagamento da dívida que URSS tinha com a Finlândia. Na negociação a Rússia ofereceu helicópteros Mi-28, que foram testados.