Venezuela Guyana Ship Detained.JPEG-04c35

A Venezuela liberou um navio de pesquisa de petróleo operado pela empresa americana Anadarko Petroleum e todos os 36 tripulantes nesta terça-feira, 15. O navio havia sido detido há cinco dias em áreas disputadas entre a Venezuela e a Guiana.

Cinco cidadãos americanos estavam entre os tripulantes do navio, de acordo com o Departamento de Estado.

A companhia malaia proprietária do navio contratado por uma empresa dos EUA foi quem informou sobre a liberação da embarcação. A SapuraKencana Petroleum agradeceu o governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por liberar o RV Teknik Perdana, detido pela Marinha da Venezuela na semana passada e levado para a ilha Margarita.

“Queremos expressar nossa gratidão ao governo venezuelano por se preocupar com a segurança e bem-estar da tripulação, com integrantes de várias nacionalidades, durante o tempo em que estiveram na ilha Margarita e também por liberar a embarcação”, disse a companhia, sediada em Kuala Lumpur.

A Venezuela disse que a embarcação estava “realizando de atividades ilegais” dentro de uma área de fronteira oceânica reivindicada por Caracas. A Guiana diz que o barco estava dentro de seu território marítimo e que a ação da Venezuela ameaçou a segurança nacional.

No final de agosto, Maduro e o mandatário da Guiana, Donald Ramotar, disseram que estavam agindo para resolver a disputa e devem continuar a procurar o auxílio de mediadores das Nações Unidas para resolver o conflito./ REUTERS e DOW JONES

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments