Destróier ‘Zumwalt’ (DDG 1000) pronto para o lançamento

14

DDG 1000 - 2

O destróier Zumwalt é um dos navios mais exóticos já construídos, em qualquer época. Angular e furtivo, as linhas do navio são quase tão diferentes de outros destróieres como os monitores Virginia/Merrimac foram dos veleiros de sua época. Em alguns aspectos, a silhueta do Zumwalt realmente remonta aos couraçados confederados construídos na época da Guerra de Secessão nos EUA, bem como ao Dunderberg do Norte.

css_virginia_underway
CSS Virginia

A cerimônia de batismo formal do Zumwalt prevista para 19 de outubro, foi adiada devido à paralisação do governo, mas os construtores navais da Bath Iron Works continuam a preparar o navio para o lançamento, deve acontecer antes do fim do mês.

A missão principal dos navios da classe “Zumwalt” (DDG 1000) será prover apoio de fogo naval e defesa aérea em áreas litorâneas, onde navios grandes são mais vulneráveis, e atuarão possivelmente como navios-capitânia em grupos-tarefa compostos por LCS (Littoral Combat Ships) e submarinos.

O deslocamento estimado será de 14.500t e os navios terão também capacidade anti-submarino, ataque à superfície e defesa contra mísseis balísticos. Espera-se que as avançadas características “stealth” da classe criem incerteza nas forças inimigas quanto à sua localização. O eco no radar produzido por um DDG-1000 é igual ao de um pequeno navio pesqueiro e a assinatura acústica semelhante a de um submarino classe “Los Angeles”!

DDG 1000 - 1

DDG 1000 - 3

DDG 1000 - 4

DDG 1000 - 5

DDG 1000 - 6

DDG 1000 - 7

DDG 1000 - 8

DDG 1000 - 9

DDG 1000 - 10.jpg

DDG 1000 - 11

DDG 1000 - 12

FONTE: Blog Intercepts do Defense News / FOTOS: Marinha dos EUA/General Dynamics Bath Iron Works, Michael C. Nutter

SAIBA MAIS:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Vixi maria, parece até um destróier estrelar, hehehehe….

MO

em verdade parece com p______nenhuma … kkkk

Ivan

Eu gosto muito do projeto do DDG-1000, um verdadeiro cruzador, como outros tantos do passado, capaz de executar missões de ataque e interdição independente de uma força tarefa maior. Sim, entendo esse DDG como cruzador e nunca como Destroyer. Principalmente pela missão principal proposta, mas também pelo porte e armamento. Mas há diversas controvérsias acerca dos classe Zumwalt. Uma crítica ácida foi feita pela Navy Matters em dezembro de 2012. Com meu inglês limitado, traduzi o texto para o português, língua que escrevo com dificuldade (se é que sei escrever alguma coisa… rs rs). Espero que possa contribuir para um… Read more »

daltonl

Ivan… queria entender o que passa pela cabeça do comando da US Navy…talvez estejam querendo fazer demais com poucos recursos e experimentar demais e pode ser no fim que nós entusiastas e mesmo profissionais estejamos completamente errados e eles provem estar certos no futuro, mas, só o tempo dirá. Quanto ao canhão de 8 polegadas, ele foi testado a bordo do USS Hull nos anos 70 e concluiu-se que não era preciso o suficiente e o programa foi cancelado. Você escreveu que o Zumwalt mereceria o título de cruzador pois pode ” executar missões de ataque e interdição independente de… Read more »

Observador

jacubao17 de outubro de 2013 at 23:48 #

Pois para mim parece a versão do Submarino Nautilus que apareceu no filme “A Liga Extraordinária”:

http://leagueextraordinary.deviantart.com/art/LXG-Nautilus-313526438

No filme chamavam o submarino, devido ao seu formato, de “Espada do Oceano”.

O DDG 1000 bem merece este apelido.

nunes neto

Observador, tb me lembrei do Nautilus, esse ai, só falta submergir.

Fernando "Nunão" De Martini

“só falta submergir”

Submergir é uma das coisas mais fáceis para qualquer navio por aí conseguir.

Difícil mesmo é emergir depois.

joseboscojr

O AGS pode ter 155 mm de calibre real mas deveria ter sido nominado com sendo de 156 ou 160 mm. Este ato simples deixaria claro que ele não é compatível com os projéteis de 155 mm da NATO e não haveria cobranças neste sentido.

Ivan

Admiral Dalton, Também gostaria de saber o que se passa pelas cabeças da US Navy, mas no caso dos Zumwalts há algumas pistas. Primeiro Naval Gunfire Capability era um combrança constante, tanto pelos Marines como por vários seguimentos do Congresso americano. Com a aposentadoria dos BB e dos últimos cruzadores pesados (8″) americanos ficou esta lacuna que não pode ser preenchida por aeronaves. Segundo Os norte americanos foram infectados pelo vírus “Complexidadae Totalis”, com brilhantes excessões como o F-86 e F-16. Se por um lado é positivo, acelerando o desenvolvimento técnico e cietífico, por outro eleva exponencialmente os custos. O… Read more »

Ivan

Bosco,

Penso que o o AGS foi nominado como 155mm propositalmente. Seria uma forma de “dar a impressão” que usaria o mesmo calibre que as outras armas da Otan, o que inclui US Army e US Marine Corps.

Uma jogada de mkt para aprovar orçamento.

Abç.,
Ivan.

Control

Srs Como bem citou o Almte Dalton, parece que a cúpula da US Navy está meio perdida, haja visto o DDG 1000 e os LCS. O DDG 1000 parece a resposta errada para o problema do apoio de fogo para os marines bem como para o conceito de um navio capaz de operar sem cobertura aérea. Talvez, a explicação é que a época é de um ponto de inflexão nas marinhas de guerra como foi o período do fim do século 19 e início do século 20. Se este for o caso, talvez a melhor opção, seria desenvolver pequenas séries… Read more »

joseboscojr

Control,
Em relação ao LCS eu até concordo (até porque há dois LCS distintos, o que é um completo disparate) que a USN meteu os pés pelas mãos, mas não em relação ao DDG-1000.
O DDG-1000, apesar do custo e das inúmeras inovações, é um bom projeto.
Pena que serão apenas 3, o que fica mais parecendo um navio testando conceitos que propriamente um destróier (ou canhoneira ???. rsrss) operacional.
Um abraço.

daltonl

Se fosse só o DDG 1000 e o LCS, mas tem também o futuro USS Gerald Ford que está revelando-se mais dificil de construir do que parecia e mais caro também !

Os 2 primeiros LHAs América, serão construídos sem
doca alagável, porém já mudou-se de opinião e a partir
do terceiro voltarão a ter a doca…mais custos.

Navios importantes sendo descomissionados sem contrapartida e um plano de construção de 30 anos que mais parece sonho.

Talvez no fim tudo se ajeite 🙂

MO

Em tempo: Pela primeira vez uma embarcação com bandeira de Montenegro em SSZ =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/10/mv-kotor-4oce-primeira-escala-de-um.html