campo-de-libra_586x422
ANTONIO PITA – Agencia Estado

Para garantir a realização do leilão da área de Libra, na segunda-feira, 21, o governo federal encaminhará ao Rio tropas da Força Nacional de Segurança. Militares do Exército também estão sendo convocados. O Ministério da Defesa realiza, na tarde desta quinta-feira, 17, reunião para definir o efetivo das forças e a estratégia adotada para a segurança do leilão, o primeiro de uma área na região do pré-sal.

A licitação irá ocorrer em um hotel na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Há no governo uma preocupação quanto à “exacerbação” das manifestações populares que questionam a realização do leilão. O pedido de reforço na segurança foi feito pelo governo do Rio à Presidência da República no último dia 11 de outubro.

A operação das forças federais será coordenada pelos Ministérios da Defesa e da Justiça, a quem está subordinada a Força Nacional de Segurança. A previsão inicial é que as tropas atuem por um período de 24 horas, no dia da realização do leilão. Não está descartada a possibilidade de reforço da Marinha e até da Aeronáutica.

O pedido do governo do Rio foi analisado e aprovado pelo Gabinete de Segurança Institucional que avaliou o risco de que as manifestações atrapalhem a realização do leilão, o primeiro da área do pré-sal. Na avaliação das autoridades de segurança em Brasília, segundo fontes do governo, o risco decorre da intensidade da violência dos protestos populares no Rio, em parte devido à participação de ativistas de grupos Black Blocs.

Já há manifestações previstas para a segunda-feira, dia do leilão. Os trabalhadores da Petrobras estão em greve desde o início da madrugada desta quinta-feira e realizam atos em diversas cidades do País contra o leilão. Sindicatos e movimentos sociais planejam um “grande ato” na próxima semana, mas ainda não detalharam as ações previstas.

A reserva de Libra é a maior descoberta de petróleo do País, estimada entre 8 e 12 bilhões de barris. Inicialmente com participação prevista no leilão, a presidente Dilma Roussef desmarcou a viagem ao Rio. A presidente da Petrobras, Graça Foster, também não participará da operação, sendo representada pelo diretor de Exploração e Produção. Normalmente, o presidente da Petrobras não comparece ao leilão de áreas exploratórias.

FONTEO Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Não tem preço ver a cumpanherada convocando os milicos reacionários, de direita, espancadores de defensores da democracia para eventualmente descer a borracha na população em geral e trabalhadores da indústria petroleira, que irão protestar contra a entrega do nosso petróleo para países estrangeiros.

Guilherme Poggio

Entrega para países estrangeiros?

Mas esse modelo obriga a participação da Petrobras com não menos de 30%, sendo sempre a operadora do Bloco.

A Petrobras está quebrada. Seu nível de endividamento é elevadíssimo e, portanto, não tem caixa nem crédito na praça.

Qual outra operadora nacional poderia assumir o bloco? A OGX?

Ou seria melhor deixar o petróleo lá, guardadinho para daqui uns 30 anos?

MO

eh o tal negocio, esta ai a nossa parte naquela frase da Petrobras “A maior exploradora de petróleo em aguas profundas do mundo” e a nossa contribuição nisso tudo = as aguas profundas apenas, o resto é com os cara …

Marcos

Poggio

Estava no modo irônico!!!

De qualquer modo, é o que muita gente do governo, de partidos de esquerda, petroleiros e “especialistas” querem, que a Petrobras seja a única operadora desse bloco.

Marcos

MO

Desvendou tudo! De fato a a PetroBó e maior EXPLORADORA (nossa), que opera em águas profundas.

José da Silva

MO quero os meus direitos autorais…..rs

GUPPY

Off-Topic

Gostaria de aproveitar a presença do amigo José da Silva neste post para solicitar, se possível, a relação dos submarinos americanos que participaram das operações UNITAS realizadas nos anos de 1972,1973, 1974,1975 e 1976.
Agradeço, antecipadamente.

Abraços

MO

QUASE CERTESA QIquase certesa ele tem, apenas aguarde ele ver and ter tempo pra responder

MO
Colombelli

Como é típico dos se caráter e se moral, os elementos que hoje titulam o poder no GF tem sempre dois pesos e duas medidas, variando o seu caráter e a frmeza de suas oíniões ao sabor de suas conveniências. A dez anos atras, toda vez que se chamada a polícia para reprimir qualuer protesto, eram os primeiros a fazer gritaria, falar contra os reacionários e toda aquela cantilena que nos conhecemos. Quando as FA era chamadas, ai era motivo de chilique. Pois vejam agora quem covoca as forças armadas para reprimir protestos de trabalhadores. Mas ai não é rpepressão,… Read more »

Colombelli

Aliás, vejam so as palavras da então candidata Dilma: “Desde já eu afirmo a minha posição: é um crime privatizar a Petrobrás ou o pré-sal. Falo isto porque a poucos dias o principal assessor do candidato Serra para a área de energia e ex-presidente da ANP durante o governo FHC defendeu a privatização do pré-sal. Isto seria um crime contra o Brasil porque o pré-sal é o nosso grande passaporte para o futuro, e com ele o Brasil vai arrecadar bilhões de dólares.” E agora ela…….faz o contrário e convoca tropas para reprimir o povo. Sem caráter e sem moral.… Read more »

Marcos

“Mantida fora das manchetes dos jornais brasileiros, a China busca o objetivo de ter o controle de boa parte do petróleo brasileiro.

“Suas atividades de espionagem, conhecidas, e não relatadas pelo governo brasileiro, tem o apoio de empresas como a HUAWEI.

“Estranho o silêncio brasileiro com referência aos acordos com a China, em especial no governo Luiz Inácio.”

Defesanet

Marcos

“Entrega para países estrangeiros?

Mas esse modelo obriga a participação da Petrobras com não menos de 30%, sendo sempre a operadora do Bloco.”

Pois é! A Petrobras fica com 30% e os outros 70% ficam com os chineses. Vão entregar todo nosso petróleo para eles.

daltonl

Guppy…

não sei se o Zé tem uma lista dos “barcos” da US Navy
que participaram das UNITAS nos anos que você mencionou mas por um acaso descobri 2 em anotações minhas, ambos SSNs e descobri um convencional, espero que ajude.

UNITAS XV 1974 USS TANG SS 563
UNITAS XVI 1975 USS SKATE SSN 578
UNITAS XVII 1976 USS GATO SSN 615

abraços

GUPPY

MO, Grato pelas animadoras palavras. Dalton, Obrigado também pelas informações. A info do Tang SS 563 por aqui em 1974 foi muito boa para as minhas pesquisas. Na verdade eu já fiz essa mesma pergunta ao José da Silva em 23/03/210, às 19h 51min, no post ” ‘Desafio Naval’ 2 “, by Alexandre Galante, em 22/03/10. Ele respondeu mas faltou justamente os submarinos que participaram das UNITAS de 1973, 1974 e 1976. Em 1972, o José da Silva informa da presença do “Remora” mas deixa em aberto a possibilidade de outro também ter participado, ou pelo menos, assim eu entendi.… Read more »