Navio-Patrulha Oceânico ‘Araguari’ – Diário de Bordo (África/Portugal)

7

Conheça o Navio-Patrulha Oceânico Araguari, o último dos três Navios-Patrulha Oceânicos de 1.800 toneladas, construídos pela “BAE Systems”, cuja missão é garantir a segurança e a proteção das riquezas da “Amazônia Azul”. O primeiro, o NPaOc “Amazonas”, foi entregue à Marinha do Brasil, no dia 29 de junho de 2012, e o segundo, o NPaOc “Apa”, foi incorporado em 30 de novembro do mesmo ano.

A principal característica desses navios-patrulha é a flexibilidade, possibilitando seu emprego em diversas tarefas, tais como: operações de patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão a atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nunes neto

vídeo legal,gostei,poderiam fazer o mesmo com os demais meios!

joseboscojr

Metralhadora de 25 mm?
Essa pra mim é novidade.
Que a MB classifica canhão de 20 mm de metralhadora eu sabia, mas o de 25 mm pra mim é nova.

joseboscojr

Qual será o critério de classificação de metralhadora e canhão? Será que é o uso de munição com espoleta que permita o arrebentamento aéreo? Se for este tipo de munição pode não ser disponível para o canhão de 25 mm aqui no Brasil, porque fora, até canhão (ou metralhadora, se preferirem) de 20 mm já as possui, haja vista a munição 20mm HEIT-SD (High-Explosive Incendiary Tracer- Self-Destruct) usada no Centurion. Também há munição de autodestruição disponível para o canhão M-242, a M792 High Explosive Incendiary with Tracer and Self Destruct. Tudo bem que este tipo de munição tanto no calibre… Read more »

Guizmo

Bosco, eu não manjo muito do riscado mas será que a classificação teria a ver com a cadência de tiro? Pra mim 20 mm já é classificação de canhão, haja vista até mesmo os “canhões” de 20 ou 30 mm embarcados em jatos de caça.
Abs

Guilherme Poggio

Guizmo

Essa é a diferença. Calibres aeronáuticos possuem funções diferentes dos calibres navais embora sejam números iguais. O que é canhão para a FAB (20 ou 30mm) na MB é metralhadora (a MB chama as GAMBO de 20mm de metralhadora).

joseboscojr

Guismo,
Não acho que a cadência de tiro seja fator decisivo na classificação, mesmo porque existem metralhadoras com cadência de 600 até 6000 tiros e canhões de 30mm com cadência semelhante (4500 no caso do Goalkeeper, que é tipo Gatling, 1500 t/min no caso do GIAT 30 do Rafale, 2500 t/min no caso do 2A38M do Pantsir, etc)
Também há canhões de 35 mm com cadência de 1000 tiros (35/1000 Oerlikon).
Ou seja, não dá pra diferenciar canhão e metralhadora na base da cadência de tiro.

Guizmo

Poggio e Bosco,
Valeu!
Abs