Aniversário do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

2

Projeto do LABGENE

CTMSP - Aramar
CTMSP – Aramar

 

CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO

Assunto: Aniversário do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

Comemoramos hoje (17 de outubro) o 27º aniversário de criação do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. Ao longo desses anos podemos nos orgulhar das grandes conquistas alcançadas e de cada momento da intensa jornada vivida até aqui.

Maquete de reator nuclear no Centro Cultural da Marinha em São Paulo - foto Nunão - Poder Naval
Maquete de reator nuclear no Centro Cultural da Marinha em São Paulo – foto Nunão – Poder Naval

Nesta data especial reverenciamos todos aqueles que, com perseverança e espírito empreendedor, conceberam e construíram o Programa Nuclear da Marinha (PNM), motivo de orgulho de todos os brasileiros. O esforço dessa gente abnegada, movida por um extraordinário sentimento de amor ao país, rendeu importantes conquistas tecnológicas, que elevaram a Marinha e o Brasil a um patamar que nos enche de orgulho e patriotismo.

Esse trabalho pioneiro, iniciado por aqueles que nos antecederam, levou à conclusão de várias realizações neste ano, dentre as quais, destacam-se:

  • a revitalização do laboratório de termohidráulica, importante para realização de testes necessários ao LABGENE e para o Submarino Nuclear brasileiro, de acordo com requisitos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN);
  • a entrada em operação do segundo módulo da USEXA, e o progresso da montagem eletromecânica dos dois módulos restantes;
  • a continuação das obras no LABGENE, que abrigará o protótipo em terra da propulsão do SN-BR, que compreende a construção civil dos prédios além da infra-estrutura viária e da montagem eletromecânica do compartimento das turbinas;
  • a fabricação das máquinas da 5ª cascata de enriquecimento de urânio a ser instalada na INB (Indústrias Nucleares do Brasil);
  • a certificação ISO 9000 da Oficina Mecânica de Precisão e início do processo de mais duas oficinas; e
  • as atividades do Centro de Instrução e Adestramento Nuclear de Aramar, CIANA, o qual contribui para vencer o desafio de formar e licenciar, junto à CNEN, – os futuros operadores do LABGENE.
LABGENE
LABGENE – Primeiro reator nuclear de potência projetado e construído por brasileiros

 

Cabe ressaltar, ainda, a valiosa e continuada contribuição de parceiros como universidades, institutos de pesquisa, fundações e empresas afins, possibilitando a obtenção e absorção de conhecimentos, fundamentais para o cumprimento das metas do PNM.

Tripulação do CTMSP! Repousa em nossos ombros a responsabilidade de prover à Marinha com a propulsão nuclear naval, de vital importância para proteção das riquezas da nossa Amazônia Azul, patrimônio de todo o povo brasileiro. Honramos a tradição de superar obstáculos e desafios, por mais instransponíveis que pareçam ser, pois herdamos daqueles que nos antecederam o gosto pelo trabalho árduo e a vontade inabalável de superar óbices de qualquer espécie.

Àqueles que estão transformando um sonho em realidade e para os que hoje sustentam o fogo, estejam certos que a Vitória será Nossa.
BRAVO ZULU a todos os senhores e senhoras que fizeram e fazem a história deste Centro.
Tecnologia Própria é Independência.

CARLOS PASSOS BEZERRIL
Vice-Almirante (EN)
Diretor

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Parabéns à Marinha do Brasil e a todos os engenheiros e técnicos deste Centro. Rumo ao SNBR. Gostei da frase de fechamento :
Tecnologia própria é Independência.

giltiger

Não me cabe o orgulho deste centro de excelência tecnológica da Marinha. Uma odisseia que atravessa décadas vencendo limitações econômicas e políticos desinteressados…

Tomara que consigam manter este momentum até alcançar com sucesso o SNBR…

Tecnologia própria, independÊncia e ORGULHO CTM-SP.