078-NEW-BRAZILIAN-NAVY-SHIP-BEGINS-OCEAN-CROSSING-2

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), localizado em Natal (RN), receberá o Navio-Patrulha Oceânico (NpaOc) “Araguari” (P122), que irá marcar um importante incremento para a segurança e a proteção das riquezas das águas da região. O evento ocorrerá, no dia 25 de outubro, a partir das 11h, na Base Naval de Natal (BNN).

Com o objetivo de recepcioná-lo, em sua primeira atracação na BNN, será realizada uma parada naval, com a participação do Navio-Patrulha “Macau”, do Navio-Patrulha “Grajaú”, do Navio-Patrulha “Graúna” e do Navio-Patrulha “Guaíba”. Por volta das 10h, as pessoas que estiverem nas proximidades da Praia da Redinha, Zona Norte de Natal, poderão visualizar o evento.

O NPaOc “Araguari” foi transferido para o Setor Operativo, no dia 9 de outubro, no Rio de Janeiro, passando a ficar subordinado ao Com3ºDN e, mais especificamente, ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. O Navio desatracará do Porto de Recife, no dia 24 de outubro, e realizará diversos exercícios operativos antes de chegar em Natal.

Construído no estaleiro de Scotstoun da “BAE Systems” e finalizado em Portsmouth, no Reino Unido, o NPaOc “Araguari” é o terceiro navio da classe “Amazonas” incorporado à Marinha do Brasil. Os outros navios da mesma classe, o “Amazonas” e o “Apa” já estão em operação no Brasil. A principal característica desses meios é a flexibilidade, possibilitando seu emprego em diversas tarefas, tais como: operações de patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão a atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

Principais características:

•        Comprimento Total: 90,5 metros;

•        Comprimento entre Perpendiculares: 83 metros;

•        Boca Máxima: 13,5 metros;

•        Calado: 4,5 metros;

•        Deslocamento Carregado: 2.170 toneladas;

•        Velocidade Máxima com 2 MCP: 25 nós;

•        Raio de Ação a 12 Nós: 5.500 milhas náuticas;

•        Autonomia: 35 dias;

•        Capacidade de Tropa Embarcada: 51 militares;

•        Armamento: 1 canhão de 30mm e 02 metralhadoras de 25mm;

•        Sistema de Propulsão: 2 Motores MAN 16V28/33D 7.350 HP;

•        Geração de Energia: 3 Geradores CATERPILLAR de 550 kW;

•        1 Gerador Caterpillar de 200kW;

•        Tripulação: 11 Oficiais, 21 SO/SG e 48 CB/MN; e

•        Capacidade de Transporte de Carga: 6 contêineres de 15 toneladas.

FONTE: Nomar

Tags: , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

9 Comentários para “NpaOc ‘Araguari’ chega amanhã a Natal”

  1. Fernando "Nunão" De Martini 24 de outubro de 2013 at 15:42 #

    Sempre achei que um dos NPaOc deveria mesmo ficar subordinado ao 3ºDN, dada a enormidade da área marítima sob sua jurisdição que inclui toda a área do Salvamar Nordeste – mapa no link abaixo:

    http://www.abrapat.org.br/areas_dos_DN_e_Salvamar-pequeno.jpg

    Segundo as informações do Comando do 3ºDN sobre as unidades subordinadas, o navio vai se somar a outros quatro classe “Grajaú”, ao “Macau” e ao rebocador “Triunfo”.

    https://www.mar.mil.br/com3dn/paginas/om_sub.html

    Porém, como a matéria acima não cita o NPa Goiana, pode ser que este esteja em missão de patrulha e não possa participar da parada naval de recepção, ou esteja em reparo, ou mesmo tenha havido alguma substituição, sendo transferido para outro DN. Isso é algo a se verificar.

    Mas uma coisa me chama a atenção: estará operando em Natal um navio dotado de convoo e ali não há um esquadrão distrital. Os três esquadrões distritais da Força Aeronaval estão em Manaus (HU-3), Ladário (HU-4) e Rio Grande (HU-5).

    Seria pertinente criar um núcleo de HU-6 para começar a operar pelo menos dois helicópteros Esquilo em Natal, com aeronaves, pilotos e pessoal de apoio que poderiam sair eventualmente do HU-1, baseado em São Pedro da Aldeia (RJ).

  2. MO 24 de outubro de 2013 at 15:59 #

    hehehe, olha ai “SUBORDINADO ao #o DN” … (não a esquadra) … abobrinha de sapiencia a caminho … explica ai a falta de misseis nele agora … kkkkk

  3. Fernando "Nunão" De Martini 24 de outubro de 2013 at 16:17 #

    Apenas retificando o comentário anterior. O NPa Goiana, pelo jeito, está (ou esteve) em reparos, pois foi docado recentemente, em agosto e setembro.

    https://www.mar.mil.br/bnn/Base%20Naval%20de%20Natal%20realiza%20docagem%20do%20RbAM%20Triunfo%20e%20do%20NPa%20Goiana.htm

  4. MO 24 de outubro de 2013 at 16:47 #

    Zé, veja a foto que o Fernandinho passou no link sobre a docagem em Xtmas

  5. MO 24 de outubro de 2013 at 18:51 #

    Por falar em navios = 8 navioa, 16 fotos =
    http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/10/manobras-entre-2609-e-01102013.html

  6. Mauricio R. 24 de outubro de 2013 at 20:20 #

    OFF TOPIC…

    mas nem tanto!!!

    Se fosse uma mulher, seria no mínimo um ensaio sensual na VIP, mas com é somente uma tranqueira francesa; então saiu no Mer et Merine:

    (http://www.meretmarine.com/fr/content/reportage-en-mer-bord-du-patrouilleur-ladroit)

    De legal mesmo, o “raio-x” daquele mastro integrado.

  7. Joker 25 de outubro de 2013 at 14:41 #

    Cheguei agora da base naval de natal, nem almocei vim direto comentar. Logo mais a noite tera um post sobre a chegada do meio. Posso adiantar que o cao de guarda de amazonia azul veio bem adestrado e pronto para morder. No mais amanha tem tudo completo

  8. Guilherme Poggio 25 de outubro de 2013 at 14:48 #

    Aguardamos ansiosamente, caro Joker.

  9. MO 25 de outubro de 2013 at 18:41 #

    Boa Jok, eh isso ai eh assim que se faz, o virus do navio te picou !!! … kkk, parabens e bon apetit agora ..

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

FREMM Aquitaine realiza com sucesso seu primeiro disparo de Míssil de Cruzeiro Naval

FREMM Aquitaine dispara Míssil de Cruzeiro Naval - foto Marinha Francesa

Além do MdCN, também chamado de ‘Scalp Naval’, a fragata francesa também disparou pela primeira vez o míssil antinavio MM40 […]

Empresa Chinesa CEIEC vence licitação para reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

Estação Antártica Comandante Ferraz

SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR RESULTADO DE JULGAMENTO CONCORRÊNCIA Nº 2/2014 Processo nº 61165.000287/2014-93 Espécie: Reconstrução […]

BAE Systems vai fornecer cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para a Marinha do Brasil

BAE_Bofors_40_Mk_4_Naval_Gun_System

Karlskoga, Suécia – A BAE Systems fechou um contrato para produzir e entregar cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para […]

Seis F-35B pousam no ‘Wasp’

F-35 operando no USS Wasp 18-5-2015 - foto 3 USMC

Aeronaves serão testadas em conjunto antes de serem declaradas ‘prontas para o combate’ – Seis caças F-35B pousaram no navio […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e pague quanto quiser

FD Capas

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]