USS_North_Dakota_Virginia_Class_SSN_784_US_Navy

No último sábado, dia 02, foi batizado o 11º submarino nuclear de ataque da classe Virginia para a Marinha americana. A unidade de pré-comissionamento recebeu oficialmente o nome de USS North Dakota em cerimônia nas instalações da General Dynamics Electric Boat (GDEB). Atualmente o navio está em construção sob jurisdição da GDEB e Newport News Shipbuilding, subsidiária da Huntington Ingalls Industries.

O North Dakota será capaz de engajar alvos com mísseis de cruzeiro Tomahawk e conduzir operações de longa duração para vigilância de instalações em terra, águas litorâneas e em alto-mar. A planta nuclear do submarino foi desenvolvida para que não haja necessidade de reabastecimento durante toda a vida útil, diminuindo os custos ao longo do ciclo de vida e aumentando o tempo de permanência do navio no mar. A construção do North Dakota seguirá pelos próximos meses, enquanto os cerca de 138 tripulantes se preparam para testar a capacidade operacional do submarino nas futuras provas de mar.

Além de missões de vigilância, o navio também foi concebido para operações contra submarinos e alvos de superfície, desembarcar e prestar apoio a forças especiais, e instalar explosivos e mapear áreas marítimas minadas.

O USS North Dakota mede cerca de 115 metros de comprimento, desloca 7.800 toneladas e alcança velocidade de mais de 25 nós quando submerso. O submarino tem previsão de comissionamento para o início de 2014.

FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “USS ‘North Dakota’ foi batizado no último sábado”

  1. daltonl 4 de novembro de 2013 at 18:17 #

    Vou tentar de novo :)

    O North Dakota só será USS , United States Ship, quando for comissionado, algo que deve ocorrer em maio do ano que vem, inclusive no original em inglês está correto.

    Até lá continuará sendo PCU North Dakota.

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Precisamos, para já, de 4 (bons) navios usados

maestrale

  Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa e autor do livro “As Garras do Cisne” Parece […]

Navio-veleiro Cisne Branco aberto à visitação em Santos neste final de semana

Cisne Branco (2)

A Capitania dos Portos de São Paulo informou em nota à imprensa que o navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do […]

Marinha peruana estuda três opções para renovar sua força de superfície

DE_LA_PENNE__5____a

  Não é só a Esquadra brasileira que necessita equacionar a renovação de sua força de superfície em um cenário […]

Cerimônia de incorporação do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ à Marinha do Brasil

Vital de Oliveira - 1

  Em uma cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico […]

Ministério da Defesa menos otimista com as chances do Prosuper em 2015

FREMM 523b

Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa e autor do livro “As Garras do Cisne” Passam os […]