USS_North_Dakota_Virginia_Class_SSN_784_US_Navy

No último sábado, dia 02, foi batizado o 11º submarino nuclear de ataque da classe Virginia para a Marinha americana. A unidade de pré-comissionamento recebeu oficialmente o nome de USS North Dakota em cerimônia nas instalações da General Dynamics Electric Boat (GDEB). Atualmente o navio está em construção sob jurisdição da GDEB e Newport News Shipbuilding, subsidiária da Huntington Ingalls Industries.

O North Dakota será capaz de engajar alvos com mísseis de cruzeiro Tomahawk e conduzir operações de longa duração para vigilância de instalações em terra, águas litorâneas e em alto-mar. A planta nuclear do submarino foi desenvolvida para que não haja necessidade de reabastecimento durante toda a vida útil, diminuindo os custos ao longo do ciclo de vida e aumentando o tempo de permanência do navio no mar. A construção do North Dakota seguirá pelos próximos meses, enquanto os cerca de 138 tripulantes se preparam para testar a capacidade operacional do submarino nas futuras provas de mar.

Além de missões de vigilância, o navio também foi concebido para operações contra submarinos e alvos de superfície, desembarcar e prestar apoio a forças especiais, e instalar explosivos e mapear áreas marítimas minadas.

O USS North Dakota mede cerca de 115 metros de comprimento, desloca 7.800 toneladas e alcança velocidade de mais de 25 nós quando submerso. O submarino tem previsão de comissionamento para o início de 2014.

FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

One Response to “USS ‘North Dakota’ foi batizado no último sábado” Subscribe

  1. daltonl 4 de novembro de 2013 at 18:17 #

    Vou tentar de novo :)

    O North Dakota só será USS , United States Ship, quando for comissionado, algo que deve ocorrer em maio do ano que vem, inclusive no original em inglês está correto.

    Até lá continuará sendo PCU North Dakota.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Índia estaria ‘tentada’ pelo Sea Gripen, segundo jornal indiano

Segundo reportagem publicada pelo jornal indiano Business Standard na quinta-feira, 30 de outubro, a decisão brasileira de comprar o caça […]

Ministro da Defesa visita a Embraer para conhecer o trabalho de modernização dos jatos AF-1/1A da Marinha

No dia 21 de outubro de 2014, o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, visitou às instalações da Embraer, em […]

Programa ‘Artémis’: início das entregas de torpedos F21 em 2016

Programa contratado à DCNS deverá equipar 10 submarinos da Marinha Francesa com o torpedo de nova geração F21, substituto do […]

Compre agora sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]

Quiz Naval: identifique as classes dos navios que aparecem na foto, se for capaz…

Essa é para os bons de História Naval. Clique na foto para ampliar e identifique as classes dos navios que […]

Euronaval 2014: informe da DCNS sobre a entrega do navio da classe ‘Mistral’ à Rússia

Em resposta à informação publicada anteriormente sobre a entrega potencial do primeiro navio porta-helicópteros de desembarque (BPC) para a Federação […]