USS_North_Dakota_Virginia_Class_SSN_784_US_Navy

No último sábado, dia 02, foi batizado o 11º submarino nuclear de ataque da classe Virginia para a Marinha americana. A unidade de pré-comissionamento recebeu oficialmente o nome de USS North Dakota em cerimônia nas instalações da General Dynamics Electric Boat (GDEB). Atualmente o navio está em construção sob jurisdição da GDEB e Newport News Shipbuilding, subsidiária da Huntington Ingalls Industries.

O North Dakota será capaz de engajar alvos com mísseis de cruzeiro Tomahawk e conduzir operações de longa duração para vigilância de instalações em terra, águas litorâneas e em alto-mar. A planta nuclear do submarino foi desenvolvida para que não haja necessidade de reabastecimento durante toda a vida útil, diminuindo os custos ao longo do ciclo de vida e aumentando o tempo de permanência do navio no mar. A construção do North Dakota seguirá pelos próximos meses, enquanto os cerca de 138 tripulantes se preparam para testar a capacidade operacional do submarino nas futuras provas de mar.

Além de missões de vigilância, o navio também foi concebido para operações contra submarinos e alvos de superfície, desembarcar e prestar apoio a forças especiais, e instalar explosivos e mapear áreas marítimas minadas.

O USS North Dakota mede cerca de 115 metros de comprimento, desloca 7.800 toneladas e alcança velocidade de mais de 25 nós quando submerso. O submarino tem previsão de comissionamento para o início de 2014.

FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

One Response to “USS ‘North Dakota’ foi batizado no último sábado” Subscribe

  1. daltonl 4 de novembro de 2013 at 18:17 #

    Vou tentar de novo :)

    O North Dakota só será USS , United States Ship, quando for comissionado, algo que deve ocorrer em maio do ano que vem, inclusive no original em inglês está correto.

    Até lá continuará sendo PCU North Dakota.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Fornecedores nacionais do Prosub

Scorpène - Tunku Abdul Rahman

Respondendo à questão do leitor Oganza, segue anexa a lista de itens que a Marinha do Brasil pretende nacionalizar no […]

Mensagem do Comandante da Marinha insiste no Prosuper mas é discreta sobre meios navais

Esquadra A12

Roberto Lopes Autor do livro “As Garras do Cisne” Exclusivo para o Poder Naval Os 38 minutos da Mensagem de […]

Lançamento do livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’, no dia 19 de dezembro, em São Paulo

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos -  Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba […]

Amazul assina contrato com a Mectron para projeto do IPMS do submarino de propulsão nuclear

Submarino com propulsão nuclear Álvaro Alberto

No mês de dezembro, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) assinou um contrato com a Mectron para o […]

Compre sua revista Forças de Defesa 12ª edição

Forças de Defesa 12 - capa e miolo 2 - destaque

Saiu a Revista Forças de Defesa 12ª edição, com 120 páginas! a versão impressa está disponível para compra pela Internet e […]