Navio Hidroceanográfico da Marinha do Brasil será aberto à visitação pública em Natal

1

SO-CP AUTO 001
O Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” está em Natal e estará aberto à vistação pública na sexta (8) e sábado (9), entre 14h e 16h30, no Porto de Natal. O Navio, que conta com equipamentos de pesquisa, é operado e mantido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, está vindo do Rio de Janeiro e seguirá para Salvador.
Trata-se de um Laboratório Nacional Embarcado, projeto que foi concebido com o propósito de dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua. Adequadamente equipado, o navio iniciou em 2008 comissões para o desenvolvimento de atividades e de pesquisas no Plano Setorial de Recursos do Mar, da Comissão Interministerial para Recursos do Mar. Por ano, são disponibilizados 80 dias de mar à comunidade acadêmico-científica para a realização de atividades e projetos de pesquisa afins.
Foi construído na Noruega e lançado ao mar em 1º de março de 1986. Construído como navio pesqueiro de alto-mar, foi convertido, em 1991, em navio de pesquisas sísmicas, quando seu comprimento foi aumentado de 59,7m para 65,7m.
Possui, entre seus equipamentos orgânicos, um sistema de posicionamento dinâmico “DP class II” e um guindaste de 6 toneladas. Conta com uma área de 128 m2 destinada à pesquisa, coleta e processamento de dados e com laboratórios seco e molhado. Possui também certificado de segurança para navegação em águas polares de condição campo de gelo aberto.

Deslocamento: 2.215 t (plena carga)
Dimensões:
Comprimento 65,7 m
Boca 11,0 m
Calado 6,0 m
Velocidade máxima 11 nós
Propulsão: 1 Motor de Combustão Principal Bergen
Governo: Hélice de Passo Controlado Ulstein
2 propulsores auxiliares (thrusters) de proa
1 propulsor auxiliar azimutal
2 propulsores auxiliares de popa
Certificado de Classificação DNV: 1A1 E0 DYNPOS-AUTR

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José da Silva

Olha lá o Lagoa Paranaense, firme e forte, possivelmente em seus últimos dias na casa… 🙁