Vikramaditya_1655072f

A Rússia entregou o navio-aeródromo INS Vikramaditya à Índia no último sábado (16) após uma reforma cheia de atrasos e escaladas nos custos. A cerimônia de entrega do antigo Admiral Gorshkov  modificado aconteceu nas instalações do estaleiro russo Sevmash, na cidade de Severodvinsk, no nordeste do país. A previsão inicial era de passar o porta-aviões à Marinha indiana há cinco anos, em 2008.

Compareceram à cerimônia de entrega e comissionamento do Vikramaditya o vice-primeiro ministro russo, Dmitry Rogozin, e o ministro da defesa indiano, almirante AK Antony, que faz visita diplomática de quatro dias à Rússia. Os documentos que oficializaram a entrada do navio em serviço foram assinados pelo vice-diretor da Rosoboronexport, estatal russa responsável pela venda de armamentos a mercados externos, e pelo comandante do porta-aviões, Capitão-de-Mar-e-Guerra Suraj Berry.

INS_Vikramaditya_in_Baltic_Sea

Segundo o portal indiano de notícias Zee News, o navio-aeródromo será escoltado para a Índia por rota secreta até a base em Karwar, no sul do país, uma vez que o navio ainda não está armado com sistemas de defesa antiaérea – a previsão é de chegada é para fevereiro de 2014. Após a aquisição em 2004, a reforma da embarcação se arrastou por seguidas crises que elevaram o custo original de 947 milhões de dólares para 2,3 bilhões, causando desentendimentos entre Rússia e Índia sobre os termos do contrato entre os dois países.

Batizado em homenagem a um lendário rei indiano do século I a.C, o INS Vikramaditya era originalmente uma unidade do Projeto 1143.4 – um porta-aviões da classe Kiev modificado, comissionado pela Marinha da União Soviética em 1987 e descomissionado pela Marinha russa em 1996 por conta de cortes orçamentários.

INS_Vikramaditya_during_trials

FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

4 Comentários para “INS ‘Vikramaditya’ é comissionado à Marinha indiana com 5 anos de atraso”

  1. Mauricio R. 18 de novembro de 2013 at 23:38 #

    Bicão na festa!!!

    P-3 xeretando os testes de mar, de mais uma enrolação russa:

    (http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2013/11/ins-vikramaditya-was-spied-upon-by-nato.html)

  2. João Filho 19 de novembro de 2013 at 13:06 #

    E o Brasil vai comissionar o Sao Paulo com quanto atraso, 50 anos???

  3. juarezmartinez 20 de novembro de 2013 at 6:27 #

    A contar pelo “tranco da reforma” vaimais que 50 ……

    Grande abraço

  4. Almeida 20 de novembro de 2013 at 13:34 #

    A-12 São Paulo, o único navio que sai de uma reforma de 10 anos direto para uma manutenção de 5 anos…

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Portugal também interessado no navio-doca ‘Siroco’

corymbe-le-bpc-tonnerre-releve-le-tcd-siroco-2

Na hipótese de o Brasil considerar inviável a aquisição do navio de assalto anfíbio Siroco , o navio, que será […]

Compre seu livro ‘Monitor Parnaíba – 75 anos’

Livro Monitor Parnaíba - 75 anos -  Capas - WEB

A editora Aeronaval Comunicação, que produz a revista Forças de Defesa, está lançando a primeira edição do livro “Monitor Parnaíba […]

Base chinesa em Walvis Bay põe em xeque trabalho da Missão Naval do Brasil na Namíbia

Namibia

Uma delegação da República Popular da China desembarcará proximamente em Windhoek, capital da Namíbia, para negociar a instalação, ainda este […]

Vídeo: Navio-Patrulha Classe ‘Macaé’

Navio-Patrulha Macaé

O Navio-Patrulha classe “Macaé”, construído no Brasil sob gerenciamento da EMGEPRON, é um navio versátil, apropriado para missões de vigilância […]

Compre sua revista Forças de Defesa 12ª edição

Forças de Defesa 12 - capa e miolo 2 - destaque

Saiu a Revista Forças de Defesa 12ª edição, com 120 páginas! a versão impressa está disponível para compra pela Internet e […]