Drone descontrolado atinge cruzador da classe Ticonderoga

8

video - drone acerta cruzador classe Ticonderoga
Um drone descontrolado atingiu o costado de um cruzador da classe Ticonderoga (USS Chancellorsville) no último domingo quando este realizava testes com o radar ao longo da costa da Califórnia. Duas vítimas tiveram ferimentos leves e o navio acabou retornando para o porto de San Diego. O drone era operado remotamente a partir das instalações de Point Mugu.

Clique na imagem acima para assistir a matéria da rede ABC no YouTube.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

essa coisa de drones ainda não está no ponto não…
🙂
os japas estão trabalhando na premissa que os caças de 6a geração (vão pular o projeto local da quinta, comprando de fora, o F-35), ainda serão tripulados ou pelo menos opcionalmente tripulados. O mesmo vale para o novo bombardeiro estratégico dos EUA, será projetado dessa forma, opcionalmente tripulado.

joseboscojr

Que estória mais cabeluda!

joseboscojr

Pelo jeito o cruzador estava testando seus sistemas de defesa e foi atingido pelo drone alvo Chukar que participava do exercício e simulava um míssil antinavio subsônico sea-skimming.
Quem estava no comando do drone bobeou feio.
O drone pesa uns 250 kg no máximo, mas pode atingir uma velocidade de quase 1000 km por hora.
Mesmo sem uma ogiva ele consegue penetrar na chapa de aço e causar um grande estrago, e seu combustível ainda pode explodir no impacto, o que complica mais ainda.

daltonl

Bosco o drone atingiu a superestrutura que é de aluminio
e como o USS Chancellorsville foi recentemente modernizado recebendo inclusive nova versão do AEGIS,
o drone destinava-se exatamente a testar o novo sistema.

abs

Marcelo

Daltonl,
Nesse caso, o novo sistema de defesa falhou feio…

daltonl

Marcelo… não sei exatamente quais eram as condições do teste, a principio era apenas para detecção, qualificação dos sistemas de combate afinal ele está saindo de um periodo de modernização que durou 11 meses. Provavelmente o cruzador nem está convenientemente armado pois os paiois/silos são carregados apenas em uma fase posterior de treinamento na qual ele encontra-se, então não se pode chamar de uma situação muito real, mais treinamentos serão necessários antes que ele esteja pronto para uma situação de combate. Aparentemente o operador do drone perdeu o controle do mesmo quando este estava proximo ao navio, não havia muito… Read more »

joseboscojr

Muito provavelmente o sistema de radar do navio detectou e acompanhou o “alvo”, não estando nos planos usar as armas defensivas, que no caso são os mísseis ESSM e os dois Phalanx.
O que é curioso é que o drone alvo não possui um seeker, portanto, o “acerto” no cruzador foi algo inusitado, pra dizer o mínimo.