Type_056_corvette_in_ShangHai

As fragatas leves ou corvetas chinesas Type 056 começaram a entrar em serviço na PLA Navy em 2012, para substituir os navios de patrulha Type 037. Os novos navios são descritos como corvetas “stealth” lança-mísseis, armadas também com um canhão de 76mm.

A Type 56 é o primeiro navio chinês com design modular, o desenho do casco da Type 056 é furtivo, com uma superestrutura baixa e reflexão reduzida no radar. Há um convoo na popa para um helicóptero leve, mas não tem instalações de apoio para helicópteros orgânicos.

O principal armamento anti-navio consiste de mísseis YJ-83 do tipo “sea-skimmer” em dois lançadores de células duplas. O armamento antiaéreo primário é um sistema de mísseis de defesa de ponto FL-3000N com 8 mísseis de pronto uso. A arma principal é um canhão de duplo emprego de 76mm baseado no modelo russo AK-176 montado na proa e dois lançadores triplos de torpedos leves antissubmarino (ASW).

A Type 056 pode ser empregada como navio-patrulha ou fragata de emprego geral. O deslocamento carregado é de 1.440 toneladas, a tripulação é de apenas 60 militares. O navio tem 89m de comprimento e 11,6m de boca. Alcança 2.000 milhas a 18 nós, movido a dois motores diesel.

O primeiro lote que está sendo construído compreende 20 navios, com 16 navios já lançados ao mar até 20 de novembro de 2013. O total planejado é de 50 navios!

Clique nas imagens abaixo para ver os detalhes e os sistemas de armas e sensores das novas corvetas chinesas.

Type 056 - 1

Type 056 - 2

Type_056_corvette_583_Ganzhou

Type_056_corvette_anti-ship_missiles

Type_056_corvette_FL-3000N_8-round_SAM_launcher

Type_360_Radar

VEJA TAMBÉM:

Tags: , , ,

Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

Um comentário para “Atualização: corvetas chinesas Type 56”

  1. Alfredo Araujo 24 de novembro de 2013 at 20:31 #

    Parece q estão lançando uma nova versão dessa corveta..

    http://china-defense.blogspot.com.br/2013/11/a-new-anti-submarine-warfare-asw-056.html

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Prosuper receberá propostas da China e dos EUA

Type 052B Guangzhou class Wuhan (170) guided missile destroyer

  O PROSUPER, programa da Marinha do Brasil (MB) que visa obter 5 navios escoltas, cinco navios-patrulha oceânicos (NPaOc) e […]

Duas boas notícias da MB: assinados novos contratos do MANSUP e revogada a suspensão do contrato do NHoFlu

NHoFlu Rio Branco - foto INACE

Contrato relacionado ao NHoFlu Rio Branco, já entregue, é com o estaleiro Inace. Para o MANSUP,  foram assinados contratos com Avibras e Mectron, marcando […]

Marinha dos EUA gasta US$ 9,1 milhões para manter Windows XP em PCs

usnavy_625

Ainda em processo de transição, marinha americana possui cerca de 100 mil computadores com o sistema operacional já obsoleto da […]

Marinha do Brasil promove estágio a militares bolivianos

bolivianosolda

A Base Fluvial de Ladário (BFLa) realizou, no período de 04 de maio a 19 de junho, Estágio Técnico em […]

Os 150 anos de Riachuelo e suas lições, parte 2:

corveta encouraçada Brasil - maquete Museu Naval RJ - foto A Galante

Quando o inimigo está à vista, o embargo ataca além do horizonte – Fernando De Martini – Nesta segunda parte […]