167347161

O presidente russo, Vladimir Putin, mandou na última quinta-feira que os militares reforçassem a presença do país na região do Ártico, e completassem no ano que vem o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a instalação permanente dos contingentes. “Peço que prestem especial atenção ao envio de unidades militares e infraestrutura ao Ártico”, declarou o presidente em reunião com membros do Ministério da Defesa.

Putin disse ainda que a Rússia está ativamente desenvolvendo a região, e precisa de todos os recursos possíveis para a manutenção da segurança e proteção dos interesses nacionais. Especula-se que o território ártico tenha reservas inexploradas de petróleo e gás, que tornaram a área alvo de disputa entre os Estados Unidos, Rússia, Canada, Noruega e Dinamarca após o degelo causado pelo aumento global da temperatura. Moscou já reivindicou diversos recifes no Ártico, e pretende defender suas pretensões junto às Nações Unidas.

Também na última quinta-feira, o ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, declarou que uma força-tarefa combinada será enviada à região em 2014 para proteger interesses nacionais. Como parte de um programa ambicioso, as Forças Armadas russas planejam reativar pistas de voo e portos nas ilhas da Nova Sibéria e no arquipélago de Franz Josef Land. As instalações haviam sido desativadas em 1993. Shoigu disse ainda que pelo menos mais sete campos de voo na área continental do Círculo Ártico também serão reativadas.

FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

Pra mim isso não tem nada com petróleo e se tiver é muito pouco. Isso é um movimento para controle das rotas no artico e os russos estão apostando que os EUA vão ter focar seus esforços no Pacífico. A rota de Suez vai ficar “largada” junto com o OM para se engalfinharem por lá e o Ártico será a bola da vez para as próximas décadas. A Rússia vai aumentar a presença no Mediterrâneo também aumentando a pressão na US NAVY, que já vai estar bastante ocupada no Pacífico. Ocupar espaços “vazios” será o norte dos movimentos na próxima… Read more »

Blind Man's Bluff

Se tem pré-sal lá ou não eu não sei. Sei que esses candidatos não farão nada contra o degelo do Ártico. Por eles, o urso polar já estaria extinto.

Oganza

Blind, será que picanha de urso é bom? Filé de foca é gostoso.

O degelo vai acontecer e isso é irreverssível, mesmo que colocássemos todos os carros na garagem e fechácemos todas as fábricas e térmo-elétricas pelos próximos 500 anos.

Infelizmente quem manda no clima do mundo é o Sol e os oceanos, nessa ordem. O ser humano contribui com menos de 5% das emissões de carbono na atmosfera.

Nosso aquecimento são espasmos naturais do planeta, na verdade estamos mais próximos de uma era glacial do que um forno de microndas.

Sds.

Wagner

Mas a carne de urso polar tem um bicho nela, nao tem ?? Li que houveram exploradores que comeram urso polar e morreram.

Isso aí, a Rússia volta a cena !