Livro Vida de Marinheiro 002

A coletânea “Vida de Marinheiro” foi escrita para registrar alguns fatos interessantes que se passaram conosco, marinheiros, durante nossa permanência nos navios da Marinha do Brasil e nas suas organizações militares sediadas em terra, ao longo da carreira militar, geralmente com duração mínima de 30 anos de efetivo serviço. Trata de vários relatos da vida marinheira registrados nos diários de bordo e na memória dos marinheiros, referentes à rotina do dia-adia no mar, e seus reflexos no comportamento, nos passeios, nas residências, e na vida em sociedade.

As histórias, relatos, fatos, piadas, decepções, conquistas; enfim, tudo nesta coletânea são recordações de momentos alegres, tristes, engraçados e, muitas vezes, heroicos, que vivenciamos junto com colegas na Marinha do Brasil, participando de comissões, missões, tarefas, fainas e exercícios navais, ora entre corporações brasileiras ora com militares de nações amigas.
Devido às longas viagens e às escalas de serviço apertadas,a vida profissional nos proporcionou muitos momentos de confinamento e até mesmo de isolamento, tendo como família, os colegas de bordo; como cama, o beliche; quarto, a coberta de beliches ou o camarote; e , como residência, o navio.

Por tudo isso, acreditamos que, como dever de consciência, devemos passar nossas experiências profissionais, individuais e coletivas, para os mais novos que estão começando agora na Marinha do Brasil e precisam, com certeza, dessas lições de vida.

É também um excelente forma de mostrarmos um pouco do que se faz na Marinha para os familiares que nos dividiram com essa espinhosa, digna e honrosa vida de homens do mar. Assim, eles terão oportunidade de compreender como foi importante nos apoiar nas constantes ausências do lar, por força do excesso de trabalho e do acúmulo de tarefas. Pretendemos também mostrar para os amigos das forças co-irmãs, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares, Corpo de Bombeiros Militares, e os irmãos civis, da nossa Pátria amada, o que o marinheiro faz a bordo, reconhecendo que cada brasileiro, em sua atividade diária, contribui para o progresso do Brasil.

Para concluir a apresentação deste livro, queremos deixar claro que não temos nenhuma intenção de falar mal, ridicularizar, criticar, desfazer ou menosprezar a Marinha e os colegas; muito pelo contrário, de forma fiel, verdadeira, descontraída e bem humorada, procuramos mostrar o que vivenciamos na rotina de bordo, na rigidez do regulamento, nas diversificações das árduas tarefas e na seriedade dos serviços. Por outro lado, apresentamos também a nossa imensa alegria nos lares, nas horas de lazer, portos, festas e nas cidades visitadas, no Brasil e no exterior.

Consideramos o que vivemos um presente divino, uma oportunidade de vida transformada em realidade graças à Marinha do Brasil, que, fazemos questão de registrar, aqui e agora, o nosso contentamento, reconhecimento e agradecimento por ter pertencido ás suas fileiras.

Vida de Marinheiro
Livro Rápido, Recife, 2007, 264 páginas. Coletânea de fatos curiosos e interessantes vividos por cinco marinheiros no decorrer de suas carreiras, a bordo dos navios e organizações militares de terra da Marinha do Brasil, onde serviram, entre 1952 e 1998.
Organizador: Stephem Beltrão Correia de Lima (stephembeltrao@hotmail.com); Cel: (81) 8875-5308
Participação: Ângelo Santana de Andrade, Antônio Venâncio da Silva, Mizak Alves de Albuquerque, Paulo Roberto Xavier e Stephem Beltrão Correia de Lima

Onde encontrar o livro:

SÃO PAULO:

Agência Look
Revistas, Livros e Jornais Ltda.
Av. São Luiz 258 Loja 27 – República
CEP 01046-000 – São Paulo
Tel./Fax: (11)3256-0435

RIO DE JANEIRO:

Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha
Praça Barão de Ladário, s/nº – Ilha das Cobras, Centro, RJ
Tel/Fax: (0xx-21) 2104-5492
E-mail: publicacoes@dphdm.mar.mil.br

www.mar.mil.br/dphdm

NOTA DO EDITOR: Ganhamos o livro autografado e terminamos a leitura no mesmo dia! É emocionante do início ao fim e para quem serviu a Marinha é uma viagem no tempo. Recomendamos a todos os militares da ativa e da reserva este livro inesquecível.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Deve ser muito interessante. Estou curioso, inclusive com as piadas.

MO

Sugiro tbm a leitura do livro “Caça Submarinos Gurupá – CS 4”, Ddo Palmas, ilustra bem a marinha …. por que será que não fiquei surpreso qdo vi que quase tudo se repete ….

Cosmos

Outro livro que ilustra bem a Marinha de outrora, mas que continua parecendo a de hoje, é o “Lembranças de um Fuzileiro Naval”, de Sinesio Pires Cavalcante. No caso, sob a ótica especial de um membro do CFN. Recomendo.