diamarinha_inter

A Marinha do Brasil (MB) comemorou, na manhã desta sexta-feira, o Dia do Marinheiro, com a imposição da Medalha Mérito Tamandaré a 214 agraciados civis e militares. O evento ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (DF). A cerimônia, que acontece anualmente, é um tributo ao aniversário do Marquês de Tamandaré, patrono da Força e figura destacada no cenário militar do Brasil durante o Império.

Na solenidade, que contou com o canto do Hino e desfile da tropa, o ministro da Defesa, Celso Amorim, condecorou cinco instituições militares. Entre elas, a Diretoria Geral de Navegação e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ambas organizações da Marinha.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, enviou mensagem em que destacou os “excelentes resultados” alcançados pela Força Naval ao longo do ano. Prova disso, segundo ela, é o Programa Nuclear da Marinha – projeto de relevância estratégica para o Brasil. “Sua execução contribuirá para uma Força Naval cada vez mais moderna e bem preparada, com capacidade operativa compatível com a importância que nosso país tem hoje no cenário internacional”, disse.

diamarinha_pequena2Já o ministro Amorim, afirmou que o Dia do Marinheiro é sempre uma razão para celebrar realizações como o Prosub, participações em ações humanitárias no Brasil e em missões de paz, além do comando da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil).

O comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto destacou o potencial marítimo do país em seu discurso. “Cerca de 92% do petróleo e de 70% do gás natural, produzidos no Brasil, são extraídos a partir de 764 poços no mar.”

Ainda segundo o almirante, em breve, será explorada a província do Pré-Sal, cuja a importância pôde ser comprovada no recente leilão do Campo de Libra, com reservas estimadas em 12 bilhões de barris. “Por meio de nossas águas, foram transportadas, em 2012, mercadorias no valor de 442 bilhões de dólares, correspondendo a, aproximadamente, 95% do nosso comércio exterior.”

Ao final da solenidade, e em evento reservado para alguns convidados, a Força Naval inaugurou seu novo portal na internet. A estrutura do site foi elaborada de forma a permitir mais acessos e melhor interatividade do internauta, por meio de uma assinatura de conteúdos digitais que possibilita que as informações cheguem ao correio eletrônico do usuário. Outra novidade é o aplicativo da Rádio Marinha que já está disponível para download em celulares com sistemas IOS e “Android”.

diamarinha_pequena1Amorim, mais uma vez, parabenizou a Força Naval pelo avanço na área da comunicação que, segundo ele, irá reduzir a distância com o cidadão, além de facilitar as informações para o povo brasileiro. “Todas essas ações têm que ser comunicadas, porque a sociedade quer saber aonde os recursos que vão para o governo são empregados, então é muito importante haver essa abertura e essa comunicação”, defendeu o ministro.

Também estiveram presentes à cerimônia o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann.

Confira aqui a lista completa dos agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré. 

FONTE: Ministério da Defesa

Tags: , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

5 Comentários para “Força Naval comemora Dia do Marinheiro e lança novo portal na internet”

  1. daltonl 17 de dezembro de 2013 at 9:43 #

    Certamente o “SP” nas braçadeiras não significa “shore
    patrol” como na US Navy…seria então uma referencia aos
    Sapadores Pontoneiros ??

  2. MO 17 de dezembro de 2013 at 13:58 #

    serviço de policia

  3. daltonl 17 de dezembro de 2013 at 22:03 #

    Valeu MO !!!

  4. MO 17 de dezembro de 2013 at 22:12 #

    as ordens

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Marinha repensa reforma de R$ 1 bilhão do porta-aviões São Paulo

NAe São Paulo A12

Leonel Rocha A cúpula da Marinha está dividida quanto à reforma prevista no porta-aviões São Paulo, embarcação de guerra adquirida […]

Marinha compra primeiro lote de canhões BAE Systems Bofors AB de 40 mm (MK4)

BAE_Bofors_40_Mk_4_Naval_Gun_System

A Marinha do Brasil vai assinar com a BAE Systems Bofors AB o contrato de fornecimento de um lote de canhões […]

Nota à Imprensa de 04/05/15: Avaria no Navio de Desembarque-Doca ‘Ceará’

Operação 'Amazônia Azul'2015
Rio de janeiro 06 de março de 2015
A Marinha do Brasil está realizando, desde o dia 1° até 6 de maio, a Operação Amazônia Azul 2015, desenvolvendo atividades de fiscalização nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

O Grupo Tarefa Sudeste, que coordena as ações nas áreas de responsabilidade do Comando do 1º Distrito Naval – área marítima do Rio de Janeiro e Espírito Santo – realizará atividades de Patrulha e Inspeção Naval, bem como ações de proteção aos navios mercantes, plataformas fixas e suas instalações.

Durante a Operação, serão empregados dois Navios-Patrulha, um Rebocador de Alto Mar, um Aviso de Patrulha, além dos meios da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou exercício de retomada de plataforma na Bacia de Campos. Tal iniciativa visa manter e aprimorar a capacidade de pronta resposta no caso de tentativa ou efetiva invasão das plataformas de petróleo. Em paralelo, manteve as ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval na região.
Ricardo Pereira / FututraPress

Em complemento às informações divulgadas anteriormente, a Marinha do Brasil participa que o reboque do Navio de Desembarque-Doca (NDD) “Ceará” […]

Nota à Imprensa: Avaria no Navio de Desembarque-Doca ‘Ceará’

NDD Ceará

Em complemento à Nota à Imprensa emitida hoje pelo Comando do 4º Distrito Naval, a Marinha do Brasil (MB) informa […]

Sopro de esperança: provas de mar da corveta ‘Júlio de Noronha’ começam no meio do ano

V32

Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa Há muitos ditos populares que, usados com jocosa maledicência, podem […]