segunda-feira, abril 12, 2021

Saab Naval

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US Navy? Não, é a PLA Navy!

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

PLAN ships and Liaoning - 1

Foram liberadas as primeiras fotos do navio-aeródromo chinês Liaoning operando com outros navios da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. Aos poucos a China vai materializando, com muito trabalho e investimentos, o sonho de possuir uma verdadeira marinha de águas azuis.

PLAN-CSG-08

PLAN-CSG-07

PLAN-CSG-09

PLAN ships and Liaoning - 2

PLAN ships and Liaoning - 3

PLAN ships and Liaoning - 4

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aldoghisolfi

Dizer o que? Parabéns, fico com inveja.

ISSO É PROJEÇÃO DE PODER!

daltonl

Ainda não ! Primeiro ele terá que ter uma ala aérea, por enquanto estã formando pilotos. Segundo ele terá que deixar as proximidades da China e rumar por exemplo para o Oceano Indico, aí sim, será projeção de poder, ao menos como entendo e é o que temos visto com o CDG, os NAes da US Navy e o Kuznetsov russo quando este deixa sua base passa pertinho do Reino Unido e adentra no Mediterraneo. No caso dos NAes chineses já que mais deverão ser construídos, limitarem-se aos mares próximos do continente veremos como um complemento da Força Aerea, ou… Read more »

Fabio ASC

Não desmerecendo o esforço chinês, mas comparar isso aí com a US Navy… já é demais.

Um Wasp com sua ala aérea e escoltas já dá um couro nisso aí.

aldoghisolfi

HOMENS DE DEUS!… há pouquinho tempo atrás eles estavam comendo de pauzinho e querendo parceria com a MB para treinarem no São Paulo…

Evidente que o chamado foi ufanista, não há como comprarar com a velha NAVY, que ainda é a mais poderosa, sem a menor dúvida.

Quando falei em projeção de poder quis me referir aos roblemas com o Japão, quase que num mar doméstico.

daltonl

Pessoalmente achei bem interessante o titulo e de longe engana mesmo, parece um CSG da US Navy. Mas projeção de poder no meu entendimento é quando se sai do “mar doméstico” e vai projetar poder longe, aí que citei por exemplo o Indico. Quanto ao “Wasp” dar um “couro” é bom lembrar que a US Navy abandonou faz alguns anos o conceito ESG ou Expeditionary Strike Group e hoje os “Wasps” navegam acompanhados apenas por um LPD e um LSD e embarcam um destacamento de apenas 6 Harriers. No caso de haver necessidade, algo que ocorreu pouquissimas vezes, 2 esquadrões… Read more »

Marine

A foto demonstra muito mais pretensao propagandista do que real capacidade expedicionaria de marinha de agua azul. O que realmente faz um carrier strike group de uma marinha de agua azul, sequer aparece na foto – navios auxiliaries, oilers, replenishment e outros. A PLAN esta longe de ter como apoiar um battle group a longa distancia. “Amateurs talk tactics, professionals talk logistics”. Outra, a PLAN na foto colocou um navio anfibio com seu NAe. Nao existe battle group com os dois. Um NAe tem que operar longe da costa pra sobreviver, enquanto o Anfibio faz o contrario, so opera proximo… Read more »

daltonl

Há ocasiões Marine em que uns anfibios podem pegar carona com seus amigos maiores e treinarem juntos.

Alguns anos atrás os NAes USSs Nimitz e John Stennis adentraram o Golfo Pérsico acompanhados pelo
USS Bonnhomme Richard um LHD além de outros navios e fizeram muitos treinamentos antes e depois de sairem de lá.

As imagens impressionaram-me muito na ocasião, mas,
concordo que normalmente uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. 🙂

Marine

Exato Dalton,

Uma coisa e treinar, navegar junto pra usarem as mesmas escoltas, e posar pra foto. Outra coisa e conceito de operacao, ja que em uma real operacao um anfibio e um NAe ficariam bem longe um do outro.

E ainda fica o que disse acima, nao da pra comparer 5 oilers na PLAN com 36 Fast Replenishment ships na USN. Ainda nao meus amigos, tem que comer mais feijao e arroz ainda hehehe 😉

Sds!

daltonl

36…não sei não…são 15 AOs, 14 AKEs e 4 AOEs, o que dá 33 e dentro de alguns meses 2 dos gigantes AOEs serão retirados de serviço, justamente os baseados no Pacifico, meio estranho, com toda essa movimentação de navios para o Pacifico. Pelos cálculos da US Navy unir um AO com um AKE é melhor e mais em conta que ter um AOE, mesmo esses sendo relativamente novos e que teriam muitos anos de vida ainda. Salvo alguma mudança, o plano é substituir todos os AOs da classe kayser por 17 AOs até um pouco maiores e todos com… Read more »

Fabio ASC

Admiral Daltonl, jamais os EUA mandariam um Wasp contra…. qualquer coisa… só citei o mesmo por se tratar de algo bem mais simples que um NAe Nuc…

MO

carai uma photexaro ….

luizblower

O que impressiona é que a China está andando com consistência. Desenvolveu as escoltas, os LPDs, agora o NAe (ok, esse não é totalmente feito lá, mas é o primeiro).

Com certeza esse Battle Group aí ainda não ameaça seu equivalente americano. Mas já é uma força de respeito em qualquer oceano, dá um trabalho danado pra qualquer um.

O que tá faltando aí é a aeronave AEW. Também não sei qual é a capacidade ASW dos chineses. O Japão tem uma frota da SSK de respeito.

MO

Em tempo – Mais um supramax “do doce’ para os iranicos – 26 fotos =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/01/mv-asia-9ha2328-turnaround-em-embarque.html

Marine

Dalton,

Tens razao! I shot from the hip sem olhar minhas fontes, hoje sao 33 navios logisticos para replenishment at sea.

Abs!

joseboscojr

Mas será que a capacidade atual OTH do USMC não habilita os navios de guerra anfíbia (incluindo os de assalto anfíbio como os LHD e LHA) a operarem mais próximos dos NAe?

Marine

Bosco,

Sem o AAAV ficara dificil, um Battalion Landing Team nao tem como e nem deveria, fazer toda a operacao anfibia somente com os Ospreys. Infelizmente os AAVs ainda estao limitados a 2 milhas por hora, deixando-os muito proximos da costa ainda.

Marine

Hoje o USMC ainda faz a primeira “wave” de uma invasao anfibia dividindo tres companhias de infantaria de linha em AAVs, Helos, e botes ou embarcacoes. As chamadas “Track, Helo e Boat Companies”.

Santana Denis

MO o troll do Poder Naval.

Oganza

Marine,

a solução aos AAVs seriam os EFVs correto?

Eles foram mesmo cancelados ou colocados de molho?

Sds.

joseboscojr

Marine,
Num desembarque em área “quente” só se usa o AAV-7?
Os LCAC e os LCM só são usados em desembarques menos “agressivos”?
Se o AAAV tivesse vingado o assalto poderia se dar OTH?
Um abraço.

joseboscojr

Marine,
Você respondeu meus questionamentos no seu comentário das 19:54. Não havia visto!
Mas se quiser fique a vontade pra complementar.

Marine

Bosco,

Os LCACs geralmente sao usados depois da primeira “onda” de desembarque e quase sempre com veiculos ao inves de abarrotados de infantaria, os LCMs vem depois ainda.

Na preimeira onda de “forced entry” mesmo geralmente sao so os AAV e Helos. Entao sem o EFV (depois do seu cancelamento) o USMC agora busca por outra maneira de ter a sua sonhada capacidade OTH.

Oganza

Marine,

EFV cancelado… obrigado.

Mas, se puder lo’gico, explica umas coisas por favor:

– O uso dos AAVs ainda é feito só por sua descrição e dispersão na landing zone ou por simples falta de um veículo que o substitua?

– O uso dos LCACs na primeira onda não é feito por ser um bem de alto valor (ele e sua carga), então é por isso que ele vai na segunda onda, com a landing zone “garantida”?

– E os relos, seu desembarque é feito pelos flancos ou atrás das linhas?

Acho que perguntei de mais… rsrsrs

Sds.

joseboscojr

Marine,
Você tem ideia de qual seria essa “outra maneira”?
Será que vão aperfeiçoar o AAV-7 paulatinamente para que possa cumprir a missão dos finados EFVs ?

Marine

Oganza, O AAV ainda e um excelente veiculo para a sua funcao primordial, mas o USMC gostaria de ter um veiculo mais rapido e com melhor protecao e letalidade se ele tiver que ser usado como um APC/IFV alem da cabeca de praia. Vejam bem, o infante nao passara mais de 2 horas de viagem dentro de um veiculo blindado no meio do mar ate chegar a praia, entao veja a diferenca de alcance de um veiculo que faz 2 milhas por hora e um que faca 20 ou mais. Sem contar o muito maior leque de opcoes de onde… Read more »

Marine

Bosco,

Infelizmente nao tenho a minima ideia, isso esta muito alem do meu patamar amigo rsrs. Eu pessoalmente acho que o AAV ficara por ai ate que esteja no osso complete, provavelmente apos alguma modernizacao.

Na minha opiniao ele caira naquela coluna que diz o “que gostariamos de trocar” ao inves do que “absolutamente precisamos trocar” hoje.

joseboscojr

Marine, Os americanos se prendem a alguns paradigmas e isso afeta a escolha de armas, principalmente em momentos de crise financeira. Sem dúvida isso é bom por um lado, mas ruim por outro. Por exemplo, quando cancelaram o AAAV cancelaram também o SLAMRAAM e o motivo alegado para o veículo de combate foi que desde a SGM o USMC nunca havia desembarcado sob fogo cruzado e no caso do sistema antiaéreo foi que o último americano morto por ataque aéreo foi em 1945. Isto é contar muito com o ovo no orifículo galináceo já que amanhã essa “fragilidade” pode ser… Read more »

joseboscojr

Só de curiosidade, quando cancelaram o AAAV cancelaram também o ERGM de 127 mm que permitiria aos navios efetuarem apoio de fogo OTH.
Ou seja, na mesma época os Marines e a USN levaram duas cacetadas.
Na verdade três cacetadas tendo em vista que o SLAMRAAM também seria adquirido pelos Marines.

Oganza

Marine,

Vlw… minha visão de assalto anfíbio, e acho que da maioria, é muito influenciada pelo cinema e que está totalmente fora da realidade do Moderno Assalto Anfíbio.

Então Game Over pro EFV – ponto para o F-35B, um pena, achei incrível suas capacidades que li em um pdf da GD aqui comigo. 3 crew+17 troops, 23 MPH na água, 45 MPH em terra e com um alcance absuro de 65 mn na água.

Uma perda total em capacidades, flexibilidade e ainda era melhor armado. Então vida longa aos AAVs… fazer o que né?

Sds.

joseboscojr

Oganza,
Enquanto não existir um desses os LCAC não poderão ser utilizados na primeira ondacomment image

Oganza

Bosco… hahahaha mas esse ai perdeu pros lagartos voadores montados por gente azul… rsrsrs Mas falando sério, os AAVs são uma tortura… a coisa navega a 13 km/h, é capaz do Michael Phelps dar 5 minutos de vantgem, saltar atrás e ainda chegar na praia primeiro… rsrsrs Agora a coisa tem autonomia de mais de 5 horas, ainda bem que o Marine esclareceu que ninguém vai ficar lá dentro por mais de 2. Eu até gosto do veículo, é simpático, passa uma sensação de segurança e tal, mas pelo que o Marine falou, tem poucas possibilidades para se expandir o… Read more »

Requena

Por isso gosto da Trilogia.

Entro pra ler a matéria sobre o porta aviões chinês e tenho uma “aula” do Marine sobre assalto anfíbio no USMC.

🙂

Marine

Bosco, Concordo com voce amigo, apesar de tanto dinheiro gasto com defesa ainda nao sobra dinheiro pra certas coisas porque apesar de toda a conversa sobre “jointness” cada ramos das forcas armadas americanas ainda se preocupa muito mais com seu proprio bacon do que com o bem comum. Eu mesmo sou contra a compra de tantos F-35 ao detriment de varios outros programas. Na minha humilde opiniao os EUA deveriam sim ter o F-35 mas nao nos numerous envisionados, e deveriam ter tambem uma outra opcao mais barata (talvez ate com menos capacidades) mas para as inumeras missoes futuras que… Read more »

Marine

Oganza, Mas isso e normal amigo, a maioria das pessoas e ate militares de outras forcas tem essa impressao. O US Army ate hoje ainda pensa que pra fazer uma operacao anfibia ele pode “replace” o USMC. O que isso mostra bem e que se um CFN de um pais nao possui pelo menos um veiculo como o AAV, ele simplismente nao tem real capacidade anfibia alguma. Operacao anfibia sem porta-helicopteros e sem AAV, so na base de bote zodiac, ou LCM e pedir pra ser um massacre. Claro que me refiro a desembarque contestado, porque em praia vazia nao… Read more »

Oganza

“replace USMC”… vixe, isso é muito choque de doutrina.

Tem que pedir pra eles explicarem então como o valor de cada soldado do US ARMY é em média 15% a 20% mais caro que um Marine e por que… talves ai eles consigam manter suas fileiras.

Sds.

joseboscojr

Uma opção mais em conta que eu acho a cara do Marines é o OV-10 Bronco.
Sempre tive apreço por esse “aviãozinho” que podia decolar dos LHA/LHD.
Tinha uma estética e um porte impecáveis.
Lógico, não esqueço que o ST também cairia bem.

E mudando de pato pra ganso e viajando na maionese, enquanto não desenvolverem num futuro distante dirigíveis e ekranoplanos com mais de 1000 toneladas de carga útil não haverá como o exército se desdobrar rapidamente.
Mas creio ser uma evolução natural.

Control

Srs As fotos são de propaganda, mas, se considerarmos o que a China tinha há 10 anos, ela progrediu bastante. E, segundo seus planos de expansão naval, não demorará muito e teremos forças tarefas chinesas nucleadas em NAes passeando longe das costas da China e até pelo Atlântico Sul. É bom lembrar que: • A China tem, praticamente, um quarto da população mundial e cresce a mais de 7 % ao ano; • Os chineses entendem que foram o maior país em poder militar e econômico do mundo por centenas, senão milhares de anos, e pretendem recuperar esta posição; •… Read more »

Marine

Control, Eu particularmente nao acho que a Marinha da China tenha pretensao de se igualar a USN. No fim das contas e um investimento carissimo que nem sempre faz sentido para a esmagadora maioria dos paises do mundo. O que a China provavelmente fara e dotar-se de uns 3 Carrier Groups que operarao ate a 2nd cadeia de ilhas, sobre o guarda-chuva aereo da PLAAF e PLAN, e com no maximo a capacidade logistica de ter um desses grupos apenas navegando mundo afora para mostrar bandeira ou influenciar eventos de interesse seu. Isso tudo e bem diferente da USN que… Read more »

rommelqe

Prezados, Entendo que a USNavy e a PLA, em termos de grupo de batalha centrado em PAs são, de certa forma, incomparáveis, pelo menos em seus respectivos aparentes propositos. Projeção efetiva de poder pela Navy significa realmente atuar em um cenário de guerra bem distante de sua base, com uma filosofia muito fortemente centrada em autonomia logistica (assim entendi o comentário do Marine). Seu poder de fogo e sua defesa enquanto grupo autonomo sem duvidas tem na propulsão nuclear do PA um apelo marcante, malgrado, logicamente, só a munição e os combustiveis navais e aereo necessarios para os demais elementos… Read more »

Colombelli

Avançam rápido, ainda escondendo as garras para não “levantar a lebre”. Não teria tanta certeza que as ambições deles são modestas. Gigantesca população. Sem fronteiras agrícolas, com pouco recursos, quase todos de fora. Compram terras a rodo aqui e na Argentina, e Peru por interpostas pessoas, empresas de fachada. Na África, você chuta uma moita sai cinco deles. Os interesses dele estão aqui e na África. Hoje ainda não saem de perto da costa, e nem tem porquê. Mas amanhã…… Quem sabe logo não virá o nuclear? Muito mais lógico pensar neles como potencial inimigo do que em qualquer outro.… Read more »

Control

Srs Jovem Marine Os movimentos da China aparentam um planejamento estratégico bem conduzido, porém com uma possível contradição. Por um lado vê-se o crescimento da influência chinesa na África e na América do Sul através do comércio e investimentos e, até, na compra direta de terras. Com este movimento, os chineses vêm estabelecendo uma boa base para garantir o fornecimento de matéria prima para seu parque industrial e alimentos para sua população, além de um mercado cativo para seus produtos industriais. Esta expansão pelos dois continentes periféricos tem sido feito sem confronto com o Tio Sam, que tem sua atenção… Read more »

joseboscojr

Voltando ao assunto “assalto anfíbio” e após uma breve espiada no Google, alguns alegam que o uso intensivo de “helicópteros”, notadamente do V-22, estaria cada vez mais tomando lugar dos AAVs, já que a inserção de tropas via aérea e atrás das linhas inimigas faria menos necessário o assalto direto sob fogo cruzado.
Essa impressão teria sido um dos motivos do “lobby” contra o AAAV ter vencido.

daltonl

Independente da visão “romântica” de veiculos anfibios galgando as praias sob fogo pesado, algo que talvez nunca mais venha a ocorrer, os fuzileiros precisam de seus LCACs e LCUs para transportar a maior parte do equipamento pesado. O que estranho e até gostaria de ver o Marine comentar é a decisão, aparentemente “burra” de construir o futuro USS América um LHA sem doca alagável, tanto que apenas um segundo navio identico o futuro USS Tripoli será construído, a partir do qual os futuros LHAs voltarão a ter uma doca alagável mesmo que um pouco menor que as atuais existentes nos… Read more »

joseboscojr

Dalton e Marine,
Qual a diferença que há entre a doca dos LHD e dos LHA.
Os LHA como o Tarawa também possuem uma doca por onde embarcam e desembarcam LCUs, AA7, etc.

Wagner

Parabéns aos chineses ! Incrível como progridem rápido.

Enquanto isso, no fantástcio USS-BR SÃO PAULO…

Wagner

OPS, fantástico…

daltonl

Bosco… não há muita diferença, até porque LHDs e LHAs são usados da mesma maneira ou seja capitaneas de um ARG ou grupo anfibio, então há quem diga que o motivo é politico, ou seja, é mais fácil conseguir diante do Congresso verbas para uma nova classe de navios do que mais navios para uma classe antiga. A minha teoria é que LHDs, classe Wasp possuem uma doca alagável maior que os LHAs classe Tarawa, aliás, apenas um LCAC pode ser embarcado por conta de um arranjamento interno enquanto que nos Wasps até 3 LCACs podem ser transportados. Analisando que… Read more »

Marine

Dalton e Bosco,

O “America” foi projetado com a intencao de se dar mais enfase ao seu envelope aereo, nao so no convoo mas tambem nos hangares. Se faz sentido ou nao, nao tenho o conhecimento de engenharia naval para lhes dizer.

Ou tambem estou acostumado com uma classe de “flat tops” feitos todos iguais, mas a USN na sua “sabedoria infinita” decidiu que para os novos navios deseja dar enfase em aereas diferentes para cada um.

Abs!

MO

caro Rodolfo (Marine pros mais novinhos) sei não este negocio de um ter uma especilização outro outra ja pensou especialidade invertida no momento certo ….

Ahhhh, de novo a porra do aviaozinho phoden…o tudo

Marine

Em teoria eu ate concordo que os Ospreys sao muito mais flexiveis, rapidos e “melhores” para ser o meio de assalto do que os AAV, mas na pratica voce nao pode tornar um desembarque anfibio em pura e simplismente uma operacao aeromovel. Uma das maiores razoes para o sucesso de uma operacao, principalmente a anfibia, e ter tantas opcoes de ataque, tantos locais que o inimigo tem que vigiar ou defender, que voce o presentea com varios dilemas, nao lhe dando a chance de concentrar suas defesas. Um assalto anfibio sem o meio terrestre, invariavelmente deixaria os Ospreys com toda… Read more »

Marine

MO,

Hahahaha pois e, e o que acontece quando o navio “especialista” esta passando por manutencao? Ficamos sem especializacao alguma hehehe.

Deixa pra la e reza que os deuses do Olimpo, aham – Pentagono, saibam o que estao fazendo.

SF!

MO

Pois eh Rodolfo

eh deve ser sapien$$$ia projetando seu intere$$e poder

Requena

Pô MO

Pra que entregar o nome do cara. 🙂

Não sabe brincar não desce pro play… 😀

MO

kkkkk, pois sim …. kkk Rodolfo Banderas o maridum da Melanie Grifth … kkkk viu, eu sei brincar no pray …kkkkk

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