Estaleiro anuncia reforma do cruzador ‘Admiral Nakhimov’

13

186878428

O estaleiro Sevmash divulgou comunicado oficial na última sexta-feira anunciando o início da reforma e manutenção do Admiral Nakhimov, um dos quatro cruzadores pesados de propulsão nuclear da Marinha russa. O processo está atrasado em anos.

Os trabalhos devem reforçar o poder de fogo do navio e revitalizar o antigo navio-capitânia da Marinha, que não passava por atualizações desde o fim da União Soviética. Antes chamado de Kalinin, o navio é um dos quatro cruzadores da classe Kirov, os maiores meios de superfície operando atualmente na Rússia. Atualmente, apenas o Pyotr Veliky se encontra operacional, mas o governo russo planeja colocar os demais de volta em serviço, começando pelo Admiral Nakhimov, em 2018.

No comunicado, o Sevmash informa ainda que o cronograma deste ano para a reforma do cruzador. Os equipamentos pesados estão sendo removidos a fim de reduzir o peso da embarcação para retirá-la da doca. O estaleiro declarou em outra ocasião que o cruzador seria equipado com mísseis anti-navio P-800 Oniks (SS-N-26), sistemas antiaéreos baseados no S-400 Triumf (SA-21 Growler), além de armamentos de curto alcance em caso de aproximação de mísseis e aeronaves.

A reforma do Admiral Nakhimov vem logo após o desafio de modernizar o navio-aeródromo Baku, da classe Kiev, comissionado à Índia como Vikramaditya. A nova empreitada, porém, é mais complexa, pois o navio indiano não era de propulsão nuclear e contava com menos sistemas de armas.

O Admiral Nakhimov, primeiro cruzador da classe Kirov, teve a quilha batida em 1982, foi comissionado em 1989, e e está aguardado a reforma nas instalações do estaleiro Sevmash desde 1999.

FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Na realidade o “Admiral Nakhimov” é o terceiro navio da classe e não o primeiro.

O primeiro, “Admiral Ushakov” ex-Kirov e o segundo “Admiral Lazarev” ex-Frunze estão em péssimas condições…….duvido que voltem a ativa……

Tanto que o nome “Admiral Ushakov” é usado por um destróier da classe Sovremenny……

Marcos

Bem que a gente poderia ter uns cinco contra torpedeiros nucleares “!” (modo irônico)

Guilherme Poggio

E eu fui consultar meus alfarrábios e a quilha do Kalinin (atual Nakhimov) foi batida em 1983 e não em 1982 como dito no texto do a RIA Novost. Alguém confirma?

E como o Franz disse acima é muito difícil que os outros dois voltem a a operar. Mesmo porque durante anos eles forneceram peças para os outros dois continuarem flutuando.

juarezmartinez

Bem se os Russos não conseguem dar informação correta de seu próprio equipamento militar, de sua própria Marinha, imaginem fazendo comentários de outras forças, a quantidade de asneiras que saem.

Grande abraço

GUPPY

Admiral Nakhimov, Admiral Ushakov, Admiral Lazarev, Admiral Dalton, …

Agora sério, hoje em dia não é mais negócio investir em destroyers e fragatas do que em cruzadores?

daltonl

Guppy… a grande maioria compreensivelmente até, ignora o fator “prestigio”. Não que esses cruzadores não tenham potencial, mas como não há nada de concreto a respeito de novos destroyers o jeito é modernizar e reativar o que se tem, pois a marinha russa é extremamente pobre em grandes navios de guerra. O nosso NAeSP em parte cumpre essa função também e mesmo você, eu e todos no PN saberem que ele solta fumaça demais, não tem aeronaves, é perigoso para a tripulação e para o meio ambiente , seria mais útil como “recife artificial” , alvo para exocets, etc, etc,… Read more »

GUPPY

Entendido, Admiral. Obrigado.

Apenas fico surpreso com o fato da população russa não se interessar pelo estado/situação de sua marinha, já que sabidamente o nível educacional/cultural deles é sabidamente bem superior ao nosso, mas…

Abraços

daltonl

Guppy… como brasileiro não tenho moral para falar de outros países, mas entre nós aqui, a situação educacional/cultural da população russa não é isso tudo não. Uma grande parcela da população tem um diploma universitário, mas, a maioria são idosos, ou seja graduaram-se ainda nos tempos da União Soviética e também não há nenhuma Universidade russa entre as cem melhores do mundo. Verdade que não é preciso muita coisa para nos superar como você sabe, mas, mesmo nos EUA o conhecimento sobre a própria História é sofrivel ainda mais sobre assuntos militares. Em várias ocasiões presenciei isso nas poucas vezes… Read more »

MO

Viu Dalto, la como aqui = ah os aviaozinhuns …. kkkk e a eresposta dele = nada entendo sobre navios, sera que estamos transferindo tecnologia de entusiasta ? kkkkk

Franz A. Neeracher

Guppy O nível cultural e educacional deles é realmente superior ao brasileiro…. Porém, existe algo no Brasil que não existe por lá…..é a chamada liberdade da imprenssa. Todos os rádios, jornais e canais de TV que não são fiéis ao regime do Putin já foram fechados ou comprados pelos que são fiéis a ele. Vários jornalistas nos últimos anos morreram em circunstâncias misteriosas, foram brutalmente espancados, presos, tiveram que mudar de profissão e alguns foram “suicidados”….. Acontecem todos os anos muitos acidentes nas forças armadas russas…….casos de maltratos, estupros, roubos, corrupção e etc…. Para não falar dos gigantescos depósitos de… Read more »

Franz A. Neeracher

MO

Pois é…..uma vêz eu estava em San Diego quando o USS Nimitz CVN 68 estava atracando….

Um americano me perguntou que navio era; eu expliquei, quando um outro se meteu na conversa e lascou:
“é o USS Enterprise!!”

Eu expliquei que não era o CVN 65 por esse e outros motivos…..ele falou: “passei 6 anos na Navy, sei do que estou falando!”….

Fazer o quê?? Achei melhor ficar quieto….

MO

rsss Franz, como falei tranferindo TO pros cara … kkkkkk

mdanton

Entre a bravura, a criatividade e a inteligência. Quais vocês escolheriam na Guerra??