Borei class submarine

Até 2016, os submarinos da Marinha russa serão revestidos com uma cobertura feita de materiais compósitos, que permite evitar a sua deteção por sonares inimigos. A tecnologia teria capacidade de  diminuir em até três vezes o ruído emitido atualmente pelos submarinos de 4ª geração, como os da classe Borei (Projeto 955).

O novo material é “salpicado” de sensores e placas piezopolímeras, capazes de neutralizar os sinais dos sonares, estabelecendo sua frequência e devolvendo os sinais com o faseamento oposto.

FONTE: Voz da Rússia (adaptação do Poder Naval)

NOTA DA EDITORA: Este post é sugestão do leitor Luis Reis.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

Piezopolímeras? Da onde eles tiraram essa nomenclatura? existe um sistema patenteado pela Roland conhecido como piezoeletric ou piezoelétrico mas é de impressão, onde a tinta é fixada por meio de uma micro descargar de eletricidade estática promovendo uma fixação e secagem em milisegundos. O sistema é bem antigo e 9 entre 10 banners de propaganda impressos no mundo foi impresso com esse sistema. Será que esse sistema russo é como uma espécie de “impressão” sobre o antigo revestimento anecóico (essencialmente composto de polímeros) dos submarinos, sem necessáriamente ter que troca-los?UAU, se for isso, é uma BAITA invenção e se funcionar,… Read more »

juarezmartinez

Caro Oganza! A nossa experiência com as famosas técnicas plug and play e invento snuca antes vistos na face da terra que vem da Rússia e ainda por cima comentados pela voz da Russia devem ser lidos sempre com um ou dois pés atrás.

Grande abraço

justin.case

Amigos,

Este é um link para um artigo acadêmico sobre o assunto:
http://www.dissertationtopic.net/doc/784836
Apesar de ser chinês, está disponível em Inglês.
Abraços,

Justin