Marinha do Brasil recebe área para a construção do Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário

9

area nova para o BtlOpRibLa

ClippingNEWS-PAA Marinha do Brasil por meio do Comando do 6° Distrito Naval recebeu uma área para a construção das edificações do Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário (BtlOpRibLa). Posicionado ao longo da calha fluvial do Rio Paraguai, em local considerado mais importante e sensível, sob o ponto de vista estratégico, o BtlOpRib terá papel preponderante na condução de operações ribeirinhas e no controle de margens, contribuindo também, de forma permanente, para o controle das hidrovias pela Marinha.

A área que pertencia a Superintendência do Patrimônio da União de Mato Grosso do Sul (SPU-MS) está localizada na região do Mangueiral, no município de Ladário, mais conhecida como estrada da Codrasa. O terreno possui 213.147,87m².

O Batalhão de Operações Ribeirinhas de Ladário (BtlOpRibLa) substituirá o Grupamento de Fuzileiros Navais (GPTFNLa) que atualmente está localizado no Complexo Naval de Ladário. A transformação do GPTFNLa em BtlOpRib denota a preocupação da Marinha com a presença nas calhas fluviais da fronteira Oeste, assim como em ampliar a capacidade da Marinha em realizar Operações Ribeirinhas e controle de Hidrovias nas principais áreas focais das Bacias Hidrográficas Paraguai-Paraná, nucleadas respectivamente pelas cidades de Corumbá/Ladário e Foz do Iguaçu.

A nova instalação também viabilizará sob o ponto de vista estratégico, o aumento da segurança nas fronteiras, e contribuirá para a proteção do meio ambiente na Área de Proteção Ambiental “Baia Negra”.

FONTE: Jornal Dia Dia

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

Qual o efetivo de um batalhao ribeirinho desses? Como difere dos outros 3 “regulares” no RJ?

Luiz Monteiro

Prezado Marine, Na Região Amazônica o BtlOpRib está organizado com 1 Companhia de Comando e Serviços (CiaCSv), 3 Companhias de Fuzileiros Navais (CiaFuzNav), e 1 Companhia de Apoio de Combate (CiaApCmb). Seu objetivo é prover guarda e proteção às instalações navais e civis de interesse da MB na região, realizar ações de Segurança Interna e formar Reservistas Navais, a fim de contribuir para a segurança da área sob jurisdição do 9º DN e para a garantia do uso dos rios da região. Além disso, provê apoio de segurança às Inspeções Navais e ministra o Curso Expedito de Operações Ribeirinhas. Entretanto,… Read more »

MO

Um estrutura de um Btl nosso tradicional

MO

Aproveitando eventuais enteressados, amanha tem o NDCC Sir Garcia D´Avila entrando ETP/B 0930h e ETS 1730 h, eu tenho medico dema, vou tentar pegar a saída ….

juarezmartinez

Mais estrutura fisica para um orçamento de custeio que não cresce, mais bocas para o rancho, mais estrutura para a Prefeitura naval manter, mais gente, mais custos, em um local que na minha modesta opinião deveria ser mantido um contigente mínimo. Depois vão se queixar para o bispo que não tem munição para treinar, que não tem recurso para manter o rancho, que não tem dinheiro para o papel higiênico e por aí afora, mas infelizmente a MB hoje, é comandada por lunáticos. Esta história me lembra a Angela Merkel em plena crise Européia defendendo a reduçaõ de gastos, o… Read more »

Marine

LM,

Fico muito grato em tomar seu tempo pessoal para responder minha pergunta.

Sendo assim parece que, pelo menos no papel, o batalhao ribeirinho na Amazonia e identico a um batalhao de infantaria convencional na sua tabela de organizacao.

Interessante, porque o CFN passa a ter entao mais do uma que brigada expedicionaria no RJ, capaz de ocupar e defender terreno.

SF!

Carlos Alberto Soares

Estimado Juarez Martinez

“….gestão financeira….” ??

Até onde eu sei a Maria Antonieta Tupiniquim Pão & Circo só fez isso uma vez na vida e não foi gestão financeira !

Entendestes amigo ?

Carlos Alberto Soares

Sir MO

Belas fotos.