Amorim destaca fortalecimento das Forças Armadas em palestra pelos 100 anos da EGN

15

esg_100_3

O ministro da Defesa, Celso Amorim, proferiu palestra durante o evento comemorativo pelos 100 anos da Escola de Guerra Naval nesta segunda-feira (24/02), no Rio de Janeiro. Em seu pronunciamento, Amorim tratou de temas como a diplomacia marítima, cooperação com países africanos, projetos estratégicos das Forças Armadas e a cobiçada riqueza petrolífera do Brasil – o que, na sua visão, pode motivar a cobiça de terceiros.

O processo de reaparelhamento das Forças Armadas foi destacado pelo ministro em sua palestra. Para ele, o avanço no programa de submarinos da Marinha (Prosub), a criação do Centro de Defesa Cibernética do Exército (CDCiber) e a aquisição das novas aeronaves de combate da Aeronáutica (Projeto F-X2) “são marcos históricos” da modernização da Defesa brasileira.

“O objetivo dessas e de muitas outras medidas é garantir ao Brasil a posse, com domínio tecnológico, das capacidades necessárias para dissuadir no mar, em terra e no ar ameaças e agressões que o país possa vir a sofrer a qualquer tempo e originadas em qualquer quadrante”, afirmou.

Amorim ressaltou que as áreas marítimas brasileiras, dotadas de riquezas ainda desconhecidas, “não estão livres de pretensões de controle hegemônico, em detrimento de direitos de Estados costeiros ou da exploração segundo regras multilaterais de conduta”.

Além disso, Amorim enfatizou a necessidade de o Brasil ter adequada capacidade de dissuasão com vistas à proteção das enormes reservas de petróleo que o país detém na camada do pré-sal no Atlântico Sul.

Líbano

Em sua exposição, o ministro da Defesa lembrou o atentado à bomba que tirou a vida da brasileira Malak Zahwe, ocorrido em Beirute, no Líbano, em janeiro deste ano. Para ele, “a presença de uma fragata da Marinha do Brasil na componente marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, a Unifil, é boa ilustração de como o emprego de instrumentos militares pode reforçar a ação diplomática na busca da paz”. E acrescentou: “Nossa participação no Líbano sublinha a importância de refletirmos sobre nossos desafios e de definirmos nossos interesses”.

100 Anos da Escola de Guerra NavalCooperação com a África

A relação do Brasil com as nações africanas também foi destaque na fala de Celso Amorim. Segundo ele, a Marinha é parte premente nesse esforço de cooperação. O ministro elogiou o apoio prestado pela Força Naval a nações africanas como o Cabo Verde, a Namíbia e a Guiné, além da assessoria que a Marinha tem dado à União Africana na questão marítima.

De acordo com o ministro, a importância da parceria Brasil-África, em assuntos de cunho militar e diplomático, se deve à responsabilidade conjunta pelo Atlântico Sul. “Por meio da Zopacas (Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul), unimos esforços para que nosso oceano seja uma zona de paz e cooperação, livre de armas nucleares e de todo tipo de rivalidades estranhas ao nosso entorno”, afirmou.

A Escola de Guerra Naval

Criada pelo Decreto 10.787, de 25 de fevereiro de 1914, sob a denominação de “Escola Naval de Guerra”, a instituição recebeu sua denominação atual em 1930. A EGN tem como missão contribuir para a capacitação dos oficiais da Marinha para funções de Estado-Maior, aperfeiçoando-os para o exercício de cargos de comando, chefia, direção e altos escalões da Força.

Na solenidade que marcou os 100 anos do centro de ensino, o diretor da Escola de Guerra Naval, almirante Almir Garnier Santos, reiterou que anualmente são formados 1 mil oficiais da Marinha “na casa destinada, principalmente, à pesquisa”.

Além do ministro Celso Amorim, a cerimônia contou com a presença do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Carlos Augusto de Sousa; do secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso; e do coordenador de Negócios dos Correios, Orlando Costa.

Durante o evento, foram lançados o livro, a revista e o selo dos Correios confeccionados comemorativos pela EGN.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Não sei se comento…
Vejo as fotos e enxergo todo o mundo com as caras de satisfeitos, com caras de que tudo está bem e bom… no entanto, entendo as coisas que esse homenzinho diz sempre de uma maneira que me parece que fico contra a correnteza.

MO

Amorim ??? ve se la na EGN se ensina e de soluções para evirar isso = (eh curioso, sério) Rebocando Brasileiro (Singapuriano em verdade ….) rebocando barcaça carregada pás de geradores eólicis e Transformadores por via maritima SSZ x Pecem/CE

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/02/rb-crest-crystal-pq0190-barcaca-tn.html

Tug Crest Crystal towing barge TN Santa Maria loaded with eolic generator blades on her maiden call Santos

19 photos

a solução eh usar embarcações brasileiras – brasileiras mesmo, subsidios, incetivo e virar realidade….

mdanton

Bom! A única coisa que sei é: 1-Precisamos de FA eficiêntes homens e máquinas (inclusive base industrial para produção completa dos fatores mais relevantes); 2-Serviço de inteligência militar de espectro mundial ou no mínimo regional; 3-Reforço nos sistemas/métodos de informações e contra-informações; 4-Fortalecer/renovar doutrinação militar uníssona e coerente ao Brasil que almejamos aparando arestas criadas ao longo desses 25 anos (o que esta acontecendo na Venezuela é estarrecedor); A partir de 2020 anos quentes virão. Dissuação é a chave para SER um autor de respeito e não mero coadjuvante nas matérias primas. Lembrando a variável energética preponderante em todos os… Read more »

MO

enquanto o mundo “não Navegação” celebra, comenta e sonha (isso não é critica, sério), observem isto aqui = listagem e posição de TODAS as plataformas e FPSO em ops em AJB = (Ahh perguntem quantas delas são brasileiras, mesmo as que tem nome em portugues e/ou Petrobras qqr coisa …. E 0162/14 PLATAFORMAS MOVEIS – POSICOES ATUALIZADAS EM 161230 UTC FEV 14. 10-58.80S 036-02.70W NS DEEPSEA METRO II(NS-35) 11-08.98S 036-19.79W NS PETROBRAS 10000 11-21.10S 036-59.02W SS SEVEN PIRANEMA 11-21.70S 036-58.82W NS CAROLINA 12-47.50S 038-29.60W SS PETROBRAS 4 12-50.16S 038-50.51W SS PETROBRAS 1 12-51.12S 038-50.70W SS ITAPOA 12-53.99S 038-30.99W SS THE… Read more »

Luiz Monteiro

Para enriquecer o debate, seguem outros pontos abordados durante a palestra e que não estão na reportagem acima:

Durante a palestra, o Exmo. Sr. Ministro afirmou que:
a)“o episódio de espionagem do governo brasileiro pelos Estados Unidos tem como finalidade à competição por recursos naturais”, e;
b)“nenhum dos programas de reaparelhamento das Forças Armadas em curso e APROVADOS PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA será cancelado.”

Luiz Monteiro

Sobre o segundo ponto, cabe a seguinte indagação:

. E os Programas de reaparelhamento que ainda não foram apreciados pela Presidência da República?

mdanton

MO Não para só no item petróleo. No tão homenageado e festejado agronegócios dos 100 bilhões de dólares que geram, 40 bilhões vão para pagamento de fretes marítimos (executado por estrangeiros) pois não temos frota própria e importação dos fertilizantes. Não esta nesta conta os implementos agrícolas importados (colheitadeiras e maquinários mais elaborados O único caso de SUCESSO é a EMBRAER que importa 600 milhões e exporta 1,5 bilhão … Atualmente a Petrobras esta sugando tudo no mercado internacional para desenvolver o pré-sal…esta exportando 90 milhões de dólares em equipamentos de gás e óleo e IMPORTANDO 1,6 bilhões. Espero que… Read more »

MO

perfeito Danton, nossa soja, pellets, milho andaçucar sao ou 99,967,6 ou 100 % transportados por bandeira estrangeira …. e nem vamos em mais muita coisa, artigos frigorificos 100 %, Veiculos 100 % , espero que como a empresa de aviaozinhum algo realmente diga-se a que veio … tks pelo complemento !!

MO

ahhh, por aqui NPa Gurupá P 46 =
http://portaldoporto.wordpress.com/2014/02/25/npa-gurup-p-46/

NDCC Sir Garcia D´Ávila ( G 29) =
http://portaldoporto.wordpress.com/2014/02/25/ndcc-garcia-dvila-g-29/

Não sao minhas, sao do Henrique

aldoghisolfi

Luiz Monteiro:

Luiz Monteiro

Prezado Aldo,

Deveriam ser investigados ambos os lados. E ambos serem punidos ou anistiados.

O mais importante é que se faça justiça para os dois lados.

Luiz Monteiro

Hoje a palestra foi com o Alte. Moura Neto. Vale apena reproduzir o que foi dito.

juarezmartinez

Nobre Comandante LM! O senhor, por gentileza, poderia fazer um arrazoado para nós, do que o Admiral Moon disse?

Desde já agradeço sua paciência com nossos pedidos.

Grande abraço

aldoghisolfi

Luiz Monteiro, bom dia! “Deveriam ser investigados ambos os lados. E ambos serem punidos ou anistiados. O mais importante é que se faça justiça para os dois lados”. É o que sempre digo; mas postei o vídeo para questionar se uma pessoa destas e sua curriola são dignos de crédito, quando se trata de reaparelhar as nossas esmilinguidas FFAA. Como que uma bandida, com um currículo destes pode ser a presidente do país? Ela vai fazer algo pela segurança nacional? Guerrilheira, etc, há poucos dias e sem pudor algum, ela defendeu a segurança e o respeito à liberdade e à… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Luiz Monteiro
25 de fevereiro de 2014 at 16:48 #

Sobre o segundo ponto, cabe a seguinte indagação:

. E os Programas de reaparelhamento que ainda não foram apreciados pela Presidência da República?”

RESPOSTA:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,russia-quer-instalar-bases-militares-em-cuba-e-na-venezuela-diz-ministro,1134910,0.htm