Velejadores denunciam que canhões do Forte da Laje, na entrada da Baía de Guanabara, estariam sendo retirados

9

Recebi do velejador e fotógrafo especializado em esportes náuticos, Fred Hoffmann, as fotos abaixo que mostram que os canhões do Forte da Ilha da Laje estão sendo retirados.

O Forte Tamandaré da Laje tem importância histórica. Localizada na boca da barra da Baía de Guanabara, entre o Pão de Açúcar e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, foi construído como parte do sistema de proteção militar da entrada do porto da Baía de Guanabara.

Conheça a história do Forte Tamandaré, na Ilha da Laje.

Um dos cartões postais do Rio de Janeiro, as instalações do forte na ilha estão abandonadas há muitos anos e lamentavelmente em ruínas.

Correm notícias que o Forte, que é administrado pelo Exército, estaria para ser arrendado para algum tipo de uso turístico, para festas ou algo semelhante.

Se a Ilha da Laje perdeu a importância estratégica para fins militares que teve no passado, hoje tem grande valor turístico pela sua presença imponente na paisagem é será o mais privilegiado ponto de observação das regatas olímpicas que serão realizadas na Baía de Guanabara em 2016.

Pode-se dizer que 99% das regatas realizadas na chamada Raia da Escola Naval posiciona a boia de contravento nas proximidades da Ilha da Laje. O mesmo, invariavelmente, acontecerá nas provas olímpicas.

Mesmo sem utilidade, a retirada dos canhões descaracterizará aquele sítio histórico. Esperamos que o problema seja esclarecido e o Forte Tamadaré da Laje seja enfim devidamente valorizado.

Veja as fotos a seguir:

forte1

Laje 1-c

Laje 2-c

FONTE: Blog do AXEL GRAEL

NOTA DE ESCLARECIMENTO VIA FACEBOOK: Esclarecimento do General Décio Brasil Sou o Gen Brasil, atual Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército e Comandante da Fortaleza de São João, responsável pelo imóvel da União Ilha da Laje.

Sobre a matéria divulgada no Blog de Axel Grael, esclareço que no final do ano 2012 foi concluído o processo licitatório de permissão de uso do Forte Tamandaré da Laje. venceu o certame a empresa Plancton Comércio e Representações Ltda, que tem o Sr Rodolfo Simões como representante. O contrato de arrendamento, caso concretizado, será por 20 anos. A licitação passou por todo e complexo processo autorizativo, da Força e da Superintendência do Patrimônio da União. O arrendatário poderá explorar economicamente a Fortaleza e na finalidade do Termo de Entrega do imóvel da União prevê a revitalização, adequação e modernização da Ilha da Laje, com a implantação e funcionamento de um restaurante.

Como medida inicial, estava previsto a retirada e transporte para a Fortaleza das peças e materiais que poderiam, posteriormente, integrar o Sítio Histórico da Fortaleza de São João. Isso está ocorrendo no momento.

Toda a movimentação na Ilha da Laje está autorizada por este Comando, de acordo como contrato estabelecido.

Foram as providências necessárias para suprir a deficiência de recursos para a manutenção daquele importante sítio histórico e acabar com a depredação de visitantes indesejados que praticamente arruinaram o vasto acervo que lá existia.
Espero que com esta rápida explanação tenha sanado qualquer dúvida sobre o assunto.
Estou à disposição para outros esclarecimentos

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Filho

Essas tristes fotos, principalmente a foto do meio apresentam um retrato perfeito da atual situacao militar do Brasil. Tudo delapidado e jogado fora, soldados das 3 forcas passando necessidade, ate falta de comida para a tropa nos quarteis, blindados de segunda mao e obsoletos, oficialato em fuga massiva para o setor privado ou para o exterior, uma marinha que de guerra so tem o nome, uma FAB minuscula e obsoleta…

aldoghisolfi

O país não tem vontade nenhuma de manter viva a sua memória, e o Exército, nesta linha, parece que tem vergonha do seu passado, heróico até o aparelhamento.

Carlos Alberto Soares

“Foram as providências necessárias para suprir a deficiência de recursos para a manutenção daquele importante sítio histórico e acabar com a depredação de visitantes….”

E querem caças 4.5, Astros 2020, Nae 12 doutrina de cabotagem, SubNuc e por ai vai …..

Transformaram nossas FA’s numa zona nos últimos 12 anos.

Antes estava difícil, muito difícil.

Mas agora é terra de ninguém, depois do corte(mais um) no MD e melhor transformar a MB em GC definitivamente e a FAB e o EB em GN como na Costa Rica.

Carlos Alberto Soares

Não contexto nossas necessidades, mas os métodos em andamento são para extinguir nossas FA’s, fora o aparelhamento e infiltração dos vermelhos sindicalistas.

ernaniborges

Como um país que não consegue prover a própria segurança, pretende ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU ?

cristiano.gr

O lula la (u) só queria o Brasil como membro do Conselho de Segurança para ocupar a cadeira depois que saísse da presidência. Os contínuos cortes das FA’s são obra da picaretagem da digníssima e ilustre classe de burros ladrões políticos brasileiros. Quando servi no governo FH o rancho do quartel não tinha como alimentar todos os soldados diariamente e boa parte dos dias só almoçava no quartel quem estivesse detido ou de serviço. Com os sargentos e oficiais era diferente, sobrava comida, o que já provava um pouco de culpa também dos militares na má gestão. Senhores sobra muito… Read more »

Wagner

Essa não !!

Nossas defesas de linha de frente estão inutilizadas !!!

ESTAMOS INDEFESOS !!

Como deteremos uma invasão chinesa agora ?????

MO

simples, deixando de ir na 25th of march, seara e ao inves de comermos no china in de box no tiozinho da barraquinha da esquina …