Piloto da MB se destaca em estágio de pouso e decolagem em porta-aviões da US Navy

38

Aviador Naval obteve o melhor desempenho dentre os alunos (chamado de “Top hook”) da Naval Air Station (NAS) Kingsville (TX)

T-45 - 2

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013, o Capitão-Tenente Thiago Mendes Franco, primeiro Oficial da MB a realizar o curso de Aviação de Asa Fixa Multimotor na Marinha dos EUA, a fim de compor o futuro Esquadrão de Aviões de Transporte e Alarme Aéreo Antecipado (EsqdVEC-1), concluiu a 4ª fase do Estágio Intermediário e Avançado de Asa Fixa (EIAAF) do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) 2010, ao realizar o estágio de pouso e decolagem a bordo (“carrier qualification”, tradicionalmente chamado de “Boat”). Durante o evento, foram realizados quatro toques e arremetidas preparatórios, dez pousos e dez catapultagens a bordo do USS Theodore Roosevelt (CVN-71) que operava a 60 milhas do litoral da Flórida.

estagiocaavo2

T-45 - 1

Após a conclusão de sua qualificação, o nosso Aviador Naval obteve o melhor desempenho dentre os alunos (chamado de “Top hook”)da Naval Air Station (NAS) Kingsville (TX), título concedido pelo Comandante do Esquadrão de Instrução ao aluno que obtém os melhores graus em todos os pousos.
O Oficial-Aluno prossegue agora para a última fase do EIAAF (ADVANCED MULTI-ENGINE MPTS E-2/C-2 Pipeline), que será realizada na NAS Corpus Christi (TX), onde voará a aeronave T-44C Pegasus (foto abaixo). A conclusão do curso e regresso ao Brasil estão previstos para maio deste ano.

T-44C

FONTE: Comando da Força Aeronaval

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Parabéns ao Capitão-Tenente, que com todas as dificuldades conseguiu tamanho feito!

Pena que não terá onde nem com o que voar quando voltar pra cá.

Guizmo

muito legal, parabéns ao nosso militar.

Reinaldo Deprera

Quem fica em primeiro ganha música 😀

Lyw

“a fim de compor o futuro Esquadrão de Aviões de Transporte e Alarme Aéreo Antecipado”

Interessante, o porta aviões, na teoria, existe… E a aeronave de alerta aéreo antecipado? A quantas anda a aquisição dos C-1 Trader?

joseboscojr

Felicitações ao jovem capitão.
Só espera que seu feito louvável não faça surgir mais uma irritante lenda na Internet.
Não duvido que dentro de pouco tempo possa surgir comentários do tipo: somos os melhores aviadores navais do mundo e muito superior ao americanos, franceses, russos, etc.
Me poupem!

Luiz Monteiro

Bravo Zulu, CT

Luiz Monteiro

A título de informação, o Alte. Moura Neto está na Inglaterra onde visitará o NAe Queen Elizabeth, um contratorpedeiro T45 e um submarino nuclear da classe Astute.

Além disso, visitará a BAe onde conhecerá mais detalhadamente o projeto das fragatas T26.

Carlos Alberto Soares

Ao jovem Oficial da MB, parabéns !

Carlos Alberto Soares

Comandante Luiz Monteiro

Saudações

o Alte não visitará a Escócia ?

Estranho.

Juarez Martinez

Amigo, seus comentários por favor, abraços.

Carlos Alberto Soares

Visita do Alte Moura Neto

Luiz Monteiro

Prezado Carlos Alberto Soares,

Você tem razão. O Alte. Moura Neto está em visita à Grã Bretanha.

Obrigado.

Abraços

Luiz Monteiro

Prezado Lyw,

Por um problema envolvendo a Marsh Aviation (empresa contratada pela MB para realizar a modernização) e o Governo dos EUA, os trabalhos foram suspensos por alguns meses.

Todavia, no final do ano passado, as questões foram resolvidas e os trabalhos nas células dos “Trader” retomados.

A seleção das células dos 4 “Tracker” que serão modernizados para a função AEW somente ocorrerá após avaliação operacional dos “Trader”.

Carlos Alberto Soares

Prezado Comandante Luiz Monteiro

Por favor

Alguma(s) dessa(s) célula(s) deverá(ão) ter capacidade AEW&C ?

Em caso afirmativo, já está escolhido o pct/sis e o fornecedor ?

Quais as capacidades ?

Obrigado de ante mão e desculpe-me pelo abuso.

Sds

juarezmartinez

Pelo esforço, eu dou meus parabéns ao jovem CT, a nós contribuintes eu dou os pêsames, pois serão mais de uma milhão de dólares gastos em aperfeiçoamente de um oficial Av Naval jogados no lixo, como foi a turma anterior que não conseguiu operar embarcada e acho que infelizmente quando o nosso amigo CTfranco terá o mesmo destino, ou seja, vai passar pelo esquadrão sem operação. Quanto a visita do “Alm Moon” ao Inglaterra, pelo que consta e ouço dizer ele foi selar a compra de mais dois NapaOcs e parece, repito parece que nossos amigos “Jacks” estão ofertando um… Read more »

daltonl

“…nossos amigos “Jacks” estão ofertando um navio anfíbio que poderá ser vendido quando o HMS Ocean voltar, não haverá “libras” para manter todos em operação.” Muito curioso isso Juarez… de fato o HMS Ocean retorna ao serviço esse ano ocupando o lugar do HMS Illustrious que será retirado de serviço e ainda discute-se se ele poderá ser transformado em navio-museu. Os 2 LPDs estão revezando-se entre a reserva e serviço ativo e há apenas 3 LSDs operados pela RFA já que um já foi vendido à Australia. Não há muito a ofertar ! Quanto a “visita” ao Queen Elizabeth, necessariamente… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Carlos Alberto Soares 28 de fevereiro de 2014 at 3:24 Alguma(s) dessa(s) célula(s) deverá(ão) ter capacidade AEW&C ?” Carlos, permita uma intromissão; creio que o Luiz Monteiro já esclareceu isso no comentário anterior ao seu, quando escreveu: “A seleção das células dos 4 “Tracker” que serão modernizados para a função AEW somente ocorrerá após avaliação operacional dos “Trader”.” O Trader é a versão da aeronave para uso como reabastecedor e transporte. O Tracker é a versão para AEW. São parecidas mais razoavelmente diferentes. Primeiro receberemos e avaliaremos os Traders modernizados / remotorizados e, estando tudo nos conformes, o passo seguinte… Read more »

Carlos Alberto Soares

Caro Fernando De Martini

é verdade e percebi minha falha após meu post, ia pedir desculpas ao comandante e retirar minha pergunta, mas acabou a bateria do NB, nessa hora desabou um “pé d’água” aqui na região e ficamos sem energia. Fui dormir.

Mas valeu.

Aliás, Trader’s podem decolar e pousar em NAe docado ?

Qual utilidade eles tem na navegação de cabotagem ?

Eis a questão !

Carlos Alberto Soares

Caro Juarez Martinez,

Grã Bretanha entendeu ?

Escócia Juarez, Escócia ….

juarezmartinez

Ahh deve ter aproveitado e feito um rancho de rótulos pretos, azuis e não seis mais que cores….

Grande abraço

Luiz Monteiro

Prezado Carlos Alberto, Você não tem motivos para pedir desculpas. Abraços. Prezado Nunão, Obrigado por ter respondido. Caro amigo Juarez, É uma “tradição” da Royal Navy oferecer alguns meios ou projetos para a MB, quando da ocasião de visitas oficiais como esta. Porém, se elas ocorrerão não sabemos. O convite da Royal Navy para visitar o NAe Queen Elizabeth é porque a BAe já está participando do PRONAE. A BAe está oferecendo uma versão CATOBAR do Queen Elizabeth. Existem rumores de que o segundo navio da classe seja vendido antes mesmo de ficar pronto e que, talvez (não sei nada… Read more »

Luiz Monteiro

Prezados, Já que o assunto é aviação naval. As 4 aeronaves CDO (Carrier On-Board Delivery), “Trader” devem ser entregues (todas) até o primeiro semestre de 2016. As 4 aeronaves “Tracker” somente passarão por modernização para transformá-las em AEW (Airborne Early Warning) tão logo seja concluída a avaliação operacional dos “Trader”. Dos 12 Falcões (AF-1 A/B) que já estão contratadas sua modernização, 6 já passaram ou estão realizando as inspeções SDLM (Standard Deport Level Maintanance). O resultado da modernização verificado na primeira aeronave já finalizada foi tão animador, que a MB está efetuando estudos de viabilidade de modernização de outras 8… Read more »

Carlos Alberto Soares

Prezado Comandante Luiz Monteiro

Cordiais saudações e agradeço as extensas informações.

Por favor

Nos A 4, quais armamentos(todos) serão dotados no vetor ?

O radar já está definido ?

Enfim, quais serão as capacidades de ataque e reação ?

Carlos Alberto Soares

Comandante Luiz Monteiro

Não é SAAB,

é Zób ….! rs

Carlos Alberto Soares

Prezado Comandante Luiz Monteiro Caro Fernando De Martini Já havia lido o tema na época, mas: 1.- “radares propostos” : Está confirmado ? Foi assinado ? Em caso positivo, AEL/ELBIT? 2.- “poderão também atuar com novos mísseis e bombas inteligentes.” : Quais ? Está tudo definido e assinado ? Com quem ? “Depois da modernização, os caças poderão também atuar com novos mísseis e bombas inteligentes. Um dos radares propostos para a modernização é o israelense Elta 2032 (foto), que já está homologado no A-4 Skyhawk em Israel. O Elta 2032 é um avançado radar multimodo de controle de tiro,… Read more »

Luiz Monteiro

Prezado Carlos Alberto, A modernização dos Falcões consiste basicamente nos seguintes pontos: • Revisão Geral das aeronaves (PMGA); • Revisão Geral dos motores. • Novo radar com inúmeras capacidades (Elta 2032); • Novo HUD (Head Up Display), que permitirá aos pilotos manter sua atenção para fora do cockpit; • Dois display tático 5”x7”, Color Multi-Function Display (CMFD) , que apresentará ao piloto as informações de missão através das “páginas” selecionadas; • HOTAS (Hand On Throttle and Stick), mão sempre no manche; • Computador principal que executará todo cálculo de navegação e balístico, para o piloto poder empregar os armamentos (bombas,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos, O radar Elta 2032 já está definido há um tempão. Coloquei o link específico acima, apesar de ser de 2009 (quando ainda era uma proposta) porque traz foto, descrição e link para a ficha técnica. O Luiz Monteiro trouxe aqui os itens da modernização, mas há inúmeros posts sobre a modernização dos AF-1 aqui no Poder Naval, e alguns também no Poder Aéreo. É só digitar AF-1 e/ou A-4 Marinha e/ou A-4 Ku nos campos “busca” dos dois blogs, no alto das páginas, à direita. Tem fotos, especificações, ilustrações, andamento da modernização, tudo enfim para se atualizar sobre o… Read more »

Carlos Alberto Soares

Estimado Comandante Luiz Monteiro Muito obrigado pela resposta detalhada. Ficam duas observações: 1.- “…..não está prevista a integração de mísseis ar-superfície (Exocet, Harpoon, MAN-01…)…..” Não possuir esta capacidade de imediato com a disponibilização de cada célula é um grave gap, nesses armamentos está uma das principais vantagens da aviação naval de combate e reação. Sim eu eu sei, há a questão futura dos tracker’s AEW (&C??) e isto já demonstra as grandes limitações e 2.- “…. e futuramente o míssil MAA-1B e demais mísseis de curto e médio alcance existentes nos inventários da FAB e MB….” Aplica-se o mesmo raciocínio… Read more »

Carlos Alberto Soares

CN, onde tudo começa, se formam e fortificam-se as raízes da MB.

Carlos Alberto Soares

Caro Fernando De Martini

Obrigado.

Retribuo o bom carnaval:

http://letras.mus.br/marchinhas-de-carnaval/497948/

Luiz Monteiro

Prezado Nunao,

A MB e a FAB assinaram acordo geral de intercâmbio de pessoal e material.

https://www.marinha.mil.br/noticias/marinha-do-brasil-e-%C3%A7-%C3%A9rea-brasileira-assinam-acordo-geral-de-coopera%C3%A7%C3%A3o-t%C3%A9cnico

Abraços

Luiz Monteiro

Por meio desse acordo, a FAB vai ajudar a MB a criar estratégia para defesa antiaérea usando interceptadores e no combate ar-ar.

Por sua vez, a MB vai auxiliar a FAB na criação de estratégia de patrulhamento marítimo e ASW.

Fernando "Nunão" De Martini

Já está no ar, Luiz Monteiro.

Obrigado pelo link.

juarezmartinez

Caro comandante Lm! Eu tenho o maior repseito pelas suas opiniões e fico muito feliz por um oficial da atiava da Mb vir a público e colocar um tanto da realidade da força.porém com todo o respeito que o amgio merece, gostaria de fazer algumas perguntas e algumas colocações: Sabedor do tezouraço do orçamento, eu pergunto ao senhor: Em qual trenó do Papai Noel virá o pote de ouro para a MB implementar todos estes projetos? Segundo me consta a MB não tem mais oito células de A 4 em condições de receberem modenizações, pelo menos sob aspecto econômico, pois… Read more »

juarezmartinez

Ops

repseito não respeito

astiava não ativa

Grande abraço

Luiz Monteiro

Prezado amigo Juarez, É sempre muito bom debater com o amigo. Você tem razão quando fala sobre os constantes cortes no orçamento do Ministério da Defesa. Apesar desses cortes, na última década a MB adquiriu (Recebidos ou em fase de entregas) com recursos próprios de custeio e/ou financiamento internacional, os seguintes equipamentos: . Modernização dos 4 submarinos da classe “Tupi”, com a instalação do sistema de combate NA/BYG 501 MOD 1D, da LM; . Modernização do submarino “Tikuna” com a instalação do sistema de combate NA/BYG 501 MOD 1D, da LM; . Obtenção de algumas dezenas de torpedos MK-48 Mod… Read more »

juarezmartinez

Caro comandante LM! Desde já agredeço a paciência em nos elucidar as dúvidas que pairam sobre os processos de modernização da MB. Agora, de fato, me parece mais sensato examinar a proposta da RN sobre a venda de um navio anfíbio e parar de por dinheiro no Ceará e no Matoso. Quanto ao SP, bom depois dos cortes, acho que será visto por muito tempo atracado no cais do AMRJ. E é evidente que não preciso salientar ao senhor que programas que estão em andamento com recursos do orçamento de custeio da MB irão descompassar e até parar, ora mantido… Read more »