Second_Zubr_LCAC_China_Crimea

Segundo testemunhas oculares e e fotografias, no último sábado (01), o transporte do segundo hovercraft anfíbio da classe Zubr fabricado para a Marinha do Exército de Libertação Popular da China, foi transportado às pressas de Fedosiya, na região da Crimeia, para seu destino final na China. A entrega foi antecipada para evitar danos à embarcação por conta da escalada nas tesões regionais.

Atualmente o maior hovercraft do mundo, o Zubr, empregado principalmente para desembarque de tropas, começou a ser desenvolvido pela União Soviética em 1978, e a primeira unidade foi comissionada à URSS em 1988. A embarcação é capaz de transportar três blindados com peso conjunto de cerca de 150 toneladas ou dez veículos de transporte de tropas em até 130 toneladas além de 140 soldados. Caso não estiver transportando veículos ou armamentos pesados, o Zubr acomoda cerca de 370 homens.

Ao todo, 14 unidades do hovercraft foram lançadas – apenas duas permanecem em serviço na Marinha russa. Cinco embarcações foram descomissionadas, duas não formam concluídas e outras cinco foram vendidas para a Marinha da Grécia, onde são usadas geralmente em operações de apoio às Forças Especiais do país. Com a recente encomenda chinesa, o total de Zubrs lançados chegará a 18 unidades.

FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

2 Comentários para “Hovercraft construído na Ucrânia é entregue às pressas para Marinha chinesa”

  1. Almeida 6 de março de 2014 at 12:01 #

    Houve um erro na matéria (ou na sua tradução): não são 3 veículos blindados de 150 toneladas, mas até 3 veículos blindados num total de 150t. O mesmo se aplica aos 10 veículos de transporte de tropa, etc.

    Seriam, no caso, 3 carros de combate pesados de até 50t cada um, ou até 10 APCs de 13t cada um.

    Até por que não existem veículos blindados de 150t! :)

  2. daltonl 6 de março de 2014 at 21:56 #

    Um pequeno escorregão na tradução…o texto em inglês menciona 3 MBTs com “overall mass of 150 tons” , peso total de 150 tons.

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

MPF/SP recomenda suspensão do resultado de concurso público da Amazul e nova classificação dos candidatos

Submarino com propulsão nuclear Álvaro Alberto

Inquérito comprovou irregularidades no processo de seleção O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou à Amazônia Azul Tecnologias de […]

Comandante da Marinha aponta programa nuclear e construção de submarinos como prioridades

Uma das seções do submarino S-BR

  Apesar da compressão orçamentária imposta pela atual crise econômica, o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, demonstrou […]

F.’Independência’ (F 44) – ‘Leo Pirata’ em Santos

independencia-gus-ml-10-12-10-8 copy

É prevista para 18H00 de hoje, 28/08/2015 a chegada e atracação no cais da Mortona da Fragata ‘Independência’ (F 44, […]

Japão lança ao mar o porta-helicópteros ‘Kaga’, em homenagem a porta-aviões da Segunda Guerra

Kaga DDH-184 helicopter carrier

  O Japão lançou hoje o segundo navio de sua nova classe de porta-helicópteros – os maiores navios de guerra […]

Navio-Varredor ‘Abrolhos’ deixa o serviço ativo da Armada

M19

O Navio-Varredor (NV) “Abrolhos” despediu-se do serviço ativo da Armada no dia 20 de agosto em cerimônia presidida pelo Chefe […]