Bastion_crimea

Notícias não-confirmadas apontam que a Marinha russa está enviando plataformas de mísseis anti-navio baseadas em terra, em resposta à presença de dois navios da Marinha americana no Mar Negro durante as últimas semanas. O contratorpedeiro da classe Arleigh Burke USS Truxtun (DDG 103) passou pelo Estreito de Bósforo na última sexta-feira (07) e chegaram ao Mar Negro em meio à escalada das tensões na região da Crimeia, sudeste da Ucrânia. As forças russas também deslocaram duas embarcações da Força-Tarefa do Mediterrâneo de volta para a Frota do Mar Negro. A instabilidade na região continua, enquanto se planeja para o fim desta semana um referendo acerca da independência da Crimeia em relação à Ucrânia.

k300p

Os sistemas de mísseis Bastion foram implantados na noite do dia 08 para o dia 09 em Sevastopol, vindos da cidade russa de Anapa, na região de Krasnodar, a leste. Pedestres registraram o transporte dos armamentos pelas estradas na Crimeia. O K-300 Bastion-P usa mísseis de cruzeiro anti-navio hipersônicos P-800 Yakhont (SS-N-26), transportados em lançadores móveis. Os mísseis são usados como defesa litorânea móvel, e têm alcance efetivo de 300 quilômetros.

truxtun800

Até o momento, o Truxtun é o único navio da US Navy no Mar Negro, após o deslocamento do USS Taylor para o sul. A fragata da classe Perry foi enviada antes dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, para auxiliar na evacuação de atletas e espectadores americanos  em caso de ataques terroristas durante o evento. Porém, durante escala no porto de Samsun, na Turquia, o navio danificou uma das hélices e teve que ser rebocado até o porto de Souda, na Grécia, para reparos.

Em comunicado oficial divulgado na última quinta-feira (06), a US Navy declara que o DDG 103 já tinha passagem prevista pelo Mar Negro para realizar exercícios com forças navais da Bulgária e da Romênia. De acordo com a Convenção de Montreux, assinada em 1936, navios de guerra podem permanecer na região por no máximo 21 dias.

FONTE: Defense Update via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês).

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Bozzo

eita, a coisa esta esquentando por aquelas bandas…. mas acho que nem Russia nem EUA seriam tolos de iniciar um ataque ou revidar um. No fim, se ocorrer um “disparo acidental” a diplomacia entrará em campo e resolverá tudo.

João Filho

Nao se preocupe nao, US NAVY. O Monitor Parnaíba ja esta zarpando para la para dar conta sa situacao…rsrsrs.

aldoghisolfi

Penso que o Tio Sam não deveria rosnar muito para o Urso, pois o que ele está fazendo é puro exercício da sua geopolítica e não oferece maiores problemas para os EEUU.

A Rússia já anexou a área em litígio e vai manter, sim!, os portos que lhe interessam no ‘mare nostrum’ dos romanos.

Gostaria que Tio Sam não incomodasse e, quem sabe, continuasse a pentelhar o Maduro.

juarezmartinez

Uma hora destas alguem vai perder a paciência com as jogadas ensaidas Russas e eles vão acabar levando um Tamahawk no meio das guampas, sem saber de onde veio o chumbo.

Grande abraço

joseboscojr

Aldo,
Exercício da sua política?
Anexar parte de um país soberano?
Com qual desculpa?

joseboscojr

As Perry só tem um hélice.

MO

sim um Hélice/eixo/leme

aldoghisolfi

josebosco, boa noite. Não pretendo, nem de longe lecionar sobre o que conheces perfeitamente bem. Mas, eu escrevi, ‘exercício da sua geopolítica’, referindo-me aos movimentos russos, inclusive os armados; se bem que eles são dispensáveis para nós, tanto ou mais dispensáveis no contexto o que os EEUU estão fazendo, como sempre. A Net explica bem. Além dos fatores econômicos, a Criméia concentra imensa quantidade de povos ligados à Rússia, utilizando, inclusive, o seu idioma. Essa população corresponde a 60% dos mais de dois milhões de habitantes da região, que foi cedida à Ucrânia ainda na época da União Soviética por… Read more »

joseboscojr

Aldo,
Bom resumo dos acontecimentos.
Acho só que a princípio os russos tinha que ficar de prontidão, mas sem o nível de envolvimento que parece estar acontecendo, mesmo porque, o ideal então seria que se estabelecesse antes se a Crimeia que ser um estado russo ou se que a independência.
De qualquer forma vou ponderar mais sobre os acontecimentos tendo em mente o ponto de vista russo, que você tão bem soube expor.
Um abraço e obrigado.

Mudando de pato pra ganso, o SS-N-26 (Yakhont) é supersônico e não hipersônico.

joseboscojr

Perdão pelos erros de digitação (concordância).

joseboscojr

Uma curiosidade: a Rússia tem saída pro Mar Negro sem a Crimeia.
Por que tanto se fala nesse “desejo” russo de ter saída para o Mar?

juarezmartinez

Pois é Bosco, mas segundo o que se por aí, o porto de Novorosink(não sei se é eesa a grafia correta) não tem a infraestrutura de Sebastopol e ainda tem pouca profundidade.

Grande abraço

MO

Novorossiysk Juarez 🙂 e nega, novo tem muito mais infraestrutura calado e capacidade que Sevastopol ,alem do que vai até VLCC lá … Sevastopol eh porto de “barquinho”

juarezmartinez

A propósito, eu ainda não entendi esta história de saída Russa para o mar através do mar Negro, porque?

Porque eles vão ter que passar pelo Bósforo e se turcos encasquetarem fud…., se passar pelo Bósforo tem outro dois gargalos, o canal de Suez e uma baita de uma pedreira que é Gibraltar.
Vai entender esta gente.

Grande abraço

joseboscojr

Mudando de pato pra ganso novamente, o Truxtun pode se defender dos Yakhonts usando os seguinte recursos: Sensores com capacidade de detectar mísseis: Radares: AN/SPY-1 D (4 antenas de varredura eletrônica passiva) AN/SPS-73 (radar de busca de superfície/navegação, com capacidade de detectar mísseis sea-skimming) AN/SPS-67 (radar de busca de superfície/navegação com capacidade de detectar mísseis sea-skimming) Radar de busca do Phalanx Block IB Sistema de sensores passivos: Sistema de detecção de emissões de radar AN/SLQ-32 Sensor eletroóptico Mk-46 (pouco eficiente para detectar mísseis) Obs: Há ainda mais 3 sistemas eletroópticos, um integrado ao Phalanx Block IB e dois integrados aos… Read more »

joseboscojr

Se o Yakhont passar por tudo isso, os gringos podem devolver a Califórnia pro México porque devem ter vendido pipoca na crucificação.

juarezmartinez

Bosco, então a California vai continu r pertencendo ao Tio Sam e de qeubra, se e somente se isto acontecer de volta eles vão levar um Tomahawk na fuça.

Grande abraço

Ivan

http://www.ukraine-travel-advisor.com/Crimean-peninsula.html

Dois pequenos mapas, da Crimeia e do Mar Negro, com algumas informações interessantes sobre o TO.

Sds.,
Ivan.

Ivan

http://www.lugaresdondeviajar.com/2014/03/lo-mejor-de-la-peninsula-de-crimea.html O link acima apresenta alguns mapas interessantes, inclusive a distribuição das principais cidades em torno do Mar Negro, como por exemplo: – Sevastopol e Simferopol na Crimeia; – Novorossiysk e Sochi na Rússia. – Batumi e Poti na Georgia; – Istammbul, Samsun e Trabzon na Turquia; – Burgas e Varna na Bulgária; – Constanta e a foz do Danúbio na Romênia; – Odessa e a foz do Dnieper na Ucrânia. Meia dúzia de países, talvez em breve 7 (sete), em torno de um mar fechado e escuro. A entrada e/ou saída deste mar passa literalmente por dentro da Turquia,… Read more »

MO

Ivan me metteria a crer que tem cara que chama de Sabastopol por causa do cirilico CEBACTO … , mas o B ciriliquense eh V, sei la meu teoria de ostra

Ivan

Outro detalhe.

Antes de uma batalha, ou até mesmo para evitar uma, é necessário ter informações.

O deslocamento de um destroyer (penso que são cruzadores) AEGIS para o Mar Negro e um punhado de Boeing E-3 Sentry AWACS para a região da Polônia, Romènia e Bulgária deve oferecer à OTAN recursos de vigilância eletrônica essenciais para acompanhar o cenário efervescente em terra, mar e ar.

Em que pese sua capacidade de combate, a importância maior do USS Truxtun está na sua capacidade de vigilância e comunicação, navegando ao largo da crise que se desenrola.

Sds.,
Ivan.

MO

Salvo engano este CT ainda é a embarcação mais poderosa na região do negro, salvo o slava meia bola ucraneo estar melhor que imaginava

daltonl

MO…

há um “slava” russo baseado lá que é o Moskva e quanto ao “slava” ucraniano ele encontra-se atracado a um pier
sua construção incompleta e ainda não decidiu-se sobre
seu termino ou mesmo venda à Russia.

abs

MO

Tks Dalto, alguma ideia da escolta do Moskva na área ?

aldoghisolfi

MO, boa noite!

Lembro que ele quando chegou em Havana veio acompanhado do CT ‘Admiral Kulakov’ (classe Udaloy ), que faz parte da Frota do Norte, e também do navio de abastecimento ‘Ivan Bubnov’.

MO

Ah sim aldo, mas o Dalto ja respondeu ali era composição de GT, o CT (sim sou do CT, rss ou BPK russo) era salvo engano do Baltico, mas tinha esquecido completamente do Kashim (alias tenho um 1/700 indiense o Rajput D 51)

Tks pelas infos !!

daltonl

MO… o segundo navio mais importante da Frota do Mar Negro é aquele velho Kashin de mais de 40 anos o Smetlivyy e ambos ele e o Moskva foram enviados ao Mediterraneo ano passado diante da copncentração de Arleigh Burkes da US Navy diante da Siria então ambos são “parceiros” há muitos anos já. Quanto a viagem que o Moskva fez à Cuba é normal que navios de outras Frotas sejam chamados como acompanhantes como foi o caso do “Kulakov” mencionado pelo Aldo. Os Udaloys são considerados pelos russos como grandes navios antisubmarinos e não destroyers como os chamam os… Read more »

MO

Powtis Dalto, esqueci por completo do Kashin, em verdade sabia que eles tinham um ainda, mas deu branco aonde ele estava

Eu pessoalmente apesar e saber as dif deles na classificação como BPK e EM, sou do caderninho, pra mim ele eh CT (fucking termo Destroyer), mas tks tbm pela info .. ahhhhhh proposito o Kashim se meu ‘celebro ‘ ainda funciona não eh nem EM nem BPK por eles né ?

juarezmartinez

ou seja, o Truxtun,” solito no mas” tem tanto poder do fogo quanto toda estas traquitanas Russas no mar Negro.

Grande abraço

daltonl

MO…

aí depende da fonte, tenho o Kashin como BPK e também como EM, mas a OTAN classificou-os como DDGs mesmo
e tenho um livro, modesto, mas interessante, chamado
Warships From 1860 to the Present de 2001 que colocou os Udaloys e Sovremenny como cruzadores sucessores dos Krestas…

abraços

joseboscojr

O Truxtun não leva mísseis Harpoon ficando sua capacidade anti-navio restrita aos mísseis Standard, ESSM e ao canhão Mk-45, portanto sem capacidade OTH (limitada a uns 30 km).
Na verdade há uma limitada capacidade OTH provida pelos dois MH-60R com mísseis Hellfire. Ou seja, não conta, só serve pra atirar em pesqueiros.
Os Tomahawks Block IV não possuem “ainda” capacidade antinavio.
Ou seja, nesse quesito os americanos devem contar com os turcos porque estão completamente desamparados.

joseboscojr

E quanto à capacidade defensiva do Truxtun é sem dúvida fantástica, mas é limitada, enquanto a quantidade de mísseis que os russos podem dispor é “ilimitada”.
Uma hora um passa e basta um.

daltonl

De fato Juarez, o USS Truxtun é sonho de consumo dos russos e em se tratando de destroyers, ao menos assim classificados pela OTAN, a marinha russa conta com apenas 13 deles. A espinha dorsal são 7 Udaloys I e um unico Udaloy II este último sim um navio multiproposito e não apenas especializado em guerra antisubmarina. Os 4 Sovremennyy pouco saem para o mar, devido a problemas na planta propulsora e falta de verbas para a manutenção mesmo sendo navios um pouco mais novos que os Udaloys I. Não a toa o unico Kashin continua em serviço mesmo estando… Read more »

daltonl

Não que eu ache que vá acontecer alguma coisa Bosco, mas o USS Truxtun não estã tão “desamparado “, afinal ele é parte do grupo do USS George Bush que encontra-se na Turquia agora e o USS Florida deve estar por perto também com seus mais de 100 tomahawks só para citar dois exemplos.

joseboscojr

Pois é Dalton, como já discutimos antes os americanos relegaram a capacidade antinavio individual de seus navios a um segundo plano, dependentes que são dos porta-aviões e submarinos. Como já havia dito, um dia um destróier poderia se ver isolado e essa “falha” poderia custar caro. Na verdade essa é uma das poucas falhas que os americanos têm em relação ao russos: capacidade embarcada antinavio. Falha essa que só agora a USN parece estar correndo atrás com a intenção de dotar o Tomahawk de capacidade antinavio e com o programa LRASM, mas que só estará equacionada provavelmente depois de 2020.… Read more »

daltonl

“Talvez essa crise na Croácia dê uma sacudida nos EUA …”

Croácia ? Ooops 🙂

Acho que o futuro LRASM tem como alvo principalmente os chineses, pois os russos não tem muita coisa para ser “afundada” ao menos não no mar.

joseboscojr

Perdão Dalton! Queria dizer Ucrânia. Na Croácia tenho um sobrinho fazendo mestrado em engenharia e foi meio que “ato falho”. Quanto ao LRASM, sem dúvida os chineses são a maior ameaça, mas tudo indica que ao contrário do Harpoon o novo míssil (??? por enquanto é só um programa) será eficaz contra pequenas e velozes embarcações, do tipo que os russos têm em quantidade. Interessante que havia um projeto de um Harpoon avançado ( Block III) que foi engavetado há uns 5 anos ou mais. O programa visava um míssil com quase o dobro do alcance do Harpoon, lançamento vertical,… Read more »

daltonl

Não resisti sobre a Croácia Bosco, como acontece as vezes, pensamos uma coisa e escrevemos outra !

Não sei se as tais embarcações russas continuarão a ser tão numerosas…de qualquer forma os chineses as estão construindo também.

Talvez estejamos superestimando uns e subestimando outros, mas, coitado de quem tem que tomar as decisões
sobre o que cortar e sobre o que investir atualmente no
Pentagono.

abraços

Wagner

não esta reportagem, mas tem muito HOAX se espalhando por aí, dos dois lados. Naturalmente, eu que sou um cara que nao tem nada melhor do que fazer exceto ficar lendo essas neuras politicas, já vi cada noticia absurda.. A ultima era a de que a USN estava enviando Um Nimitz equipado com os F22 para o mar Negro !!!!! KKKKKKKKKKKKKK !!! Temos que ter cautela… vi muitos reporteres falando cada coisa !! Bosco, gostei de sua análise !! Bom, um confronto militar está fora de questão, nenhum dos dois gigantes vai atirar um no outro, isso tudo é mais… Read more »

joseboscojr

Correção:
Depois de conferir com a minha irmã, rsrsrrsss, meu sobrinho não tá fazendo mestrado na Croácia e sim está no programa Ciência Sem Fronteiras na Hungria.
Como podem ver não tenho muito contato com essa minha irmã. rsrsrsss