NAe-São-Paulo-A12-3

O Brasil planeja construir um porta-aviões com um parceiro estrangeiro, como parte de um esforço para melhorar a sua prontidão militar, disse o ministro da Defesa, Celso Amorim, para jornalistas hoje (11/3).

“A ideia é para que possa ser construído no Brasil, provavelmente baseado em um projeto existente”, Amorim disse a um grupo de correspondentes estrangeiros. O maior país da América Latina vai exigir um novo porta-aviões no prazo de 15 anos, entretanto, vai modernizar o seu já existente, disse Amorim.

O Brasil intensificou os gastos em equipamentos militares nos últimos anos com o propósito de reforçar a sua defesa dos recursos naturais, de petróleo em alto-mar e água potável. “Somos de fato um país pacífico, mas não seremos um país indefeso”, disse a presidente Dilma Rousseff no ano passado.

Em dezembro, o governo escolheu a Saab AB para o fornecimento de 36 caças no valor de $ 4,5 bilhões. Até que estes estejam prontos, a Suécia poderá oferecer Gripen usados para a Força Aérea Brasileira, disse Amorim.

A EADS (European Aeronautic, Defence & Space Co) está realizando uma ordem de 1,9 bilhão de euros (US $ 2,6 bilhões) para abastecer o Brasil com 50 helicópteros. A DCNS da França, em conjunto com a Construtora Norberto Odebrecht SA, está construindo cinco submarinos no estado do Rio de Janeiro, no valor de 9,6 bilhões de reais até 2015, de acordo com dados do Ministério da Defesa. Um deles terá propulsão nuclear.

FONTE: Businessweek (tradução e edição do Poder Naval a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Eu diria que o Brasil precisa de novos “Amorins”, “Dilmas” em bem menos de 15 anos, precisa imediatamente !!!

juarezmartinez

O Brasil vai precisar de uma nova marinha daqui uns seis ou sete anos….as piadas no min defe paif do nunca não param.

Grande abraço

thomas_dw

entramos na fase dos delírios … as 9 fragatas da Marinha ja estao na fase final da sua vida e nem existe um programa de substituicao ( alias caro, 9 fragatas como a FREMM cutsam 800-900 milhoes de dolares cada ) nao temos navios de desembarque, as 4 corvetas Inhauma estao nem ali nem aqui …

Nao existe projeto de Porta Avioes compacto – nao ha o que comprar usado, um projeto novo custaria bilhoes de dolares e 10-12 anos ate a entrega – ou seja, 3 sucessivos mandatos presidenciais.

Perdeu-e o contato com a realidade.

crestani01

Modernizar o existente (A-12) e um outro Nae dentro de 15 anos sendo nuclear ainda…rsrsrsrs

Noticia muito boa pra rir!!!

Fernando "Nunão" De Martini

“e um outro Nae dentro de 15 anos sendo nuclear ainda”

Crestani01,

A notícia não fala de porta-aviões nuclear, você deve ter se confundido.

Guizmo

É incrível a incoerência…..

Falta verba de modernização dos A-1, falta verba para adquirir novas Fragatas, falta verba para comida do infante……mas o Ministro fala em Porta-Aviões??

De novo……sem navios de defesa aérea o que o Amorim pensa em fazer com um NAe?

João Filho

O cumulo da fantasia e do delirio. Mas se e pra sonhar, ja que nunca vai sair nada do papel mesmo, vamos sonhar grande. 3 Naes nucleares com um complemento completo de F-18, e 36 fragatas de defesa aerea, so pra comecar.

Mas a dura realidade e que em 2 ou 3 anos o que teremos e uma marinha entupida de “navios” patrulha, um Nae que de navio so tem o nome e o projeto de um unico sub nuclear, ao passo do caramujo…

AlexJ

rsrsrs

João Filho, se´é para sonhar então que seja grande. Mas 36 fragatas AAW já não seria além da conta. rsrsrs. Dá uma média de 12 NAe. Nem a USN, somando os ticonderogas + os AB, têm uma proporção dessas. E quanto aos submarinos para esses CSGs? rsrs

Daqui até primórdios de outubro, veremos muitas tentativas de se ressuscitar o triunfalismo e opapinho de potência. A mesma artimanha que ajudou certo indivíduo a se tornar um tipo de mito entre incautos e descamisados.

sds

aldoghisolfi

Apesar de pensar que um NAe é desnecessário para nós, no âmbito do ‘precisar’ eu diria que o Brasil precisa de um é imediatamente, já, agora, aqui mesmo…

Nunca pensei que irir presenciar o que vejo, leio, ouço das nossas ridículas ‘autoridades’.

A presidente disse que somos um país pacífico mas não indefeso…quáquáquá…

Observador

Para variar, a “presidenta incompetente” está completamente equivocada. Somos um país VIOLENTO e INDEFESO. Não somos um país pacífico; somos um dos países mais violentos do Mundo. Aqui morre gente como se tivesse uma guerra, mas a esquerda caviar, que se acha a madrinha dos “direitos humanos”, faz de conta que vive na Suíça. E somos absolutamente indefesos, pois nossas forças tem equipamento sucateado, verbas contingenciadas e têm seu papel totalmente desvirtuado. Estão virando guarda nacional (exército), guarda costeira (marinha) e empresa de transportes aéreos (força aérea). Claro que o “parceiro estratégico” só pode ser a “mui amiga” França, com… Read more »

Leonardo Pessoa Dias

Com o perdão da palavra, mas e se for verdade? Temos um programa de SSN que possui todas as críticas justificadas e injustificadas do mundo, mas parece que está saindo. De fato existe uma definição pronta de qual nova especificação de escoltas com capacidade AA e ASW orgânica a MB quer. Simplesmente ainda não saiu para licitar porque não tem dinheiro (ou a famosa vontade politica de alocar o dinheiro). Os meios orgânicos (bem mais baratos) estão em atualização. Vide Blackhawks para a MB e a modernização dos Lynx, que se sair será a passos de tartaruga. Alguns Penguins deram… Read more »

MO

Leonardo juro que eh de pura brincadeira, não fica bravo, mas nao rola BlackHawk na MB … rssss

ah vamos la a parte séria do jeito que vai a coisa , fazendo uma perspectiva do que se tem acontecido durentes muuuuitos anos, se rolar, teremos que mudar nosso conceito e quantidade de mao de obra em guerra eletronica e afins, mas acho que roda enquanto eh novo, começou a dar treta, para e vai ficando como tem sido o dia a dia …

daltonl

Leonardo… o futuro NAe, se e quando, irá substituir o NAeSP e não complementa-lo portanto não haverá uma Segunda Frota capitaneada pelo NAeSP A Marinha agora pretende esticar a vida do NAeSP em tres anos, a baixa ocorrerá em 2028 e não mais em 2025 e para que a Marinha tenha um NAe novo em 2028 este terá que ter sua construção iniciada por volta de 2020. Um segundo NAe viria na década de 2030 aí então sim, uma Segunda Esquadra capitaneada pelo segundo NAe. Minha dúvida é se a Marinha de fato concorda com o que o Ministro da… Read more »

aldoghisolfi

daltonl, boa tarde!

“…ou então tem algum outro objetivo que não necessariamente corresponda a realidade. …”

É isso aí…, isto tudo é conversa mole para conquistar o pessal da MB em período eleitoral.

MO

Sei não aldo, em termos de eleição este tipo de assunto atri quem mais alem de nos, publicamente falando de acordo com o modus pensanti ( ???) isso significa desperdicio de dinheiro … sei la qual a intenção disto, lçembre-se que nao temos memoria, amanha quase ninguem se lembra disto …

aldoghisolfi

Mo, concordo, mas imagina só quantos votos poderão ser conseguidos junto ao pessoal da MB?… Quem acreditar, vota! Bolsa família num lado… sonho de NAe doutro…

Luiz Monteiro

Prezados, Quanto ao futuro Navio Aeródromo, a Marinha do Brasil, por solicitação da Presidência da República e do Ministério da Defesa, incluiu em seu Programa de Reaparelhamento a construção de um Navio Aeródromo que poderá vir a substituir o NAe São Paulo. No momento, a MB está interagindo com esta¬leiros projetistas de cinco países: Navantia (Espanha); GIBBS & COX INC (EUA); DCNS (França); Fincan¬tieri (Itália); e BAE Systems (Reino Unido). O modelo estratégico concebido pela MB prevê que, inicialmen¬te, será selecionado um parceiro para assessorar o de¬senvolvimento dos Estudos de Exequibilidade, sendo a construção do novo NAe objeto de tratativas… Read more »

Leonardo Pessoa Dias

Eu já imaginava que o Blackhawk no lugar do Seahawk ia gerar assunto! Rsrsrs

MO

ah não nem por isso, o x eh o tal Nae mesmo … rsss

Mayuan

Meus caros, Imaginem o ministério da defesa como se fosse uma empresa de alguém que herdou o negócio sem ter o menor conhecimento do riscado e ele contratasse um assessor para ensinar o caminho das pedras. Eis que o assessor conhece muito mas prefere adubar as doideiras do chefe pra garantir o seu não importando que quando ele se aposentar a empresa vá irremediavelmente para o vinagre. É esse exatamente o quadro que temos com Amorim e Moura! Tem coisas que tem de ser feitas por quem entende da coisa. Não chamam médicos para serem ministros da saúde, juristas para… Read more »

Colombelli

Leonardo
Então agora os planos magníficos e o investimento nunca antes visto ja virou um discurso de avanços acanhados e a passo de formiga?

Olha, ao contrário do que afirmas, os meios orgânicos, especialmente as escoltas, estão caindo aos pedaços. Não são meia duzia de helicópteros modernos que farão a diferença.

Na marinha a dicotomia entre ralidade e devaneio se amplia cada vez mais.