MH-60R

Com a entrada em operação dos helicópteros MH-60R e MH-60S, a US Navy está mudando a forma de operar seus helicópteros embarcados com o conceito “Helicopter Concept of Operations”.

No novo conceito, dois esquadrões irão deslocar com a Ala Aérea Embarcada (Carrier Air Wing – CVW) junto com outros navios de escolta (Carrier Strike Group). Os esquadrões de helicópteros anti-submarino (Helicopter Antisubmarine Squadrons – HS), equipados com o SH-60F, passaram a ser designados esquadrão de helicópteros de combate naval (Helicopter Sea Combat Squadrons – HSC), equipados com o MH-60S. O MH-60S não faz guerra anti-submarina, mas faz guerra de superfície, busca e salvamento, guerra de minas e missões logística.

Os esquadrões de helicópteros anti-submarino leves (Helicopter Anti-submarine Squadrons (Light) – HSL), equipados com o SH-60B para operar em destacamento nas escoltas, agora são chamados de esquadrão de helicópteros de ataque marítimo (Helicopter Maritime Strike Squadrons – HSM), sendo equipados com o MH-60R.

No conceito antigo, o CVW recebia um HS e o Strike Group recebia vários destacamento de HSL, com um total de 13 a 16 helicópteros. Agora a CVW tem um HSC e um HSM com total de 19 helicópteros sendo onze helicópteros MH-60R (foto no inicio do artigo) e oito helicópteros MH-60S. Cinco MH-60R operam no porta-aviões e seis nas escoltas enquanto seis MH-60S operam no porta-aviões e dois em navios logísticos.

Dois CVW ainda são equipados com SH-60F para guerra anti-submarina e HH-60H para busca e salvamento de combate (CSAR). O SH-60B LALMPS III é usado para guerra anti-submarina, guerra de superfície e designação de alvos além do horizonte (OTH). As funções secundárias são busca e salvamento, evacuação médica e retransmissão de comunicações. Os SH-60B devem operar até 2017.

Os SH-60F “Ocean Hawk” são usados para guerra anti-submarina nos anéis internos do Carrier Strike Group. Outras missões são busca e salvamento, evacuação médica e apoio logístico. Nas missões anti-submarino, dois SH-60F ficam “pulando carniça” com um dipando o sonar enquanto outro avança para uma posição a frente na rota que do Carrier Strike Group. Os SH-60F devem operar até 2014 sendo substituídos pelo MH-60R enquanto os MH-60S farão as missões de resgate.

Os HH-60H tem função primária de busca e salvamento de combate (CSAR) e apoiar operações especiais (principalmente dos SEALs). A funções secundárias incluem busca e salvamente, evacuação média e apoio logístico. Os HH-60H operam operam aos pares nos porta-aviões. Podem ser armados com mísseis Hellfire (imagem abaixo) para missões de ataque e proteção de força. A US Navy ainda 35 HH-60H sendo substituído pelo MH-60S.

hh-60h

A US Navy pretende comprar 291 helicópteros MH-60R para substituir os SH-60B e SH-60F nas missões de guerra anti-submarino além de realizar vigilância e identificação de combate. As funções secundárias são busca e salvamento, apoio logístico, apoio de fogo naval, ligação, evacuação médica e retransmissão de comunicações UHF.

A US Navy planeja comprar 275 helicópteros MH-60S Knighthawk até 2015. Os MH-60S substituíram os helicópteros HH-1N, UH-3H e H-46D e devem substituir os HH-60H. O MH-60S não é baseado no SH-60B e sim no UH-60L do US Army, mas com o motor, transmissão, rotores do Sea Hawk.

Os MH-60S operam a partir de navios anfíbios e logísticos. As missões incluem busca e salvamento de combate, interdição marítima, guerra de superfície, apoio de fogo naval, ligação, evacuação médica, apoio logístico de combate e utilitário.

O MH-60S pode receber armas no External Weapon System, sendo oito mísseis Hellfire e um canhão A/A49E-27 Fixed Forward-Firing Weapon de 20mm. Na cabina traseira pode operar com duas metralhadores M240D calibre 7,62mm e duas GAU-21 de 12,7mm. Em 2013, o MH-60S foi certificado para lançar foguetes 70mm e futuramente deve receber os foguetes guiados a a laser APKWS II. As imagens abaixo mostram as armas citadas.

Os MH-60S Block III terá capacidade de ralizar guerra de minas com o Airborne Mine CounterMeasures (AMCM) com sistemas AN/AES-1 Airborne Laser Mine-Detection System e AN/ASQ-235 Airborne Mine-Neutralization System.

mh60s1

mh60s

 

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Creio que a designação correta do canhão seja A/A49E-7 e não A/A49E-27.
É baseado no M-197 usado no AH-1.

daltonl

Bosco… não que eu tivesse notado até voce ter escrito mas encontrei tanto o -7 como -27 que seriam as “torretas e acessorios” onde colocar o M-197 de 20 mm então pode ser sim que haja o -7 para o AH-1 e -27 para o MH-60. No mais não há novidade nenhuma quanto ao emprego de um esquadrão de helicopteros, distribuido entre o NAe e sua escolta, a primeira vez que isso ocorreu foi em 2009. Normalmente 1 cruzador e 3 Arleigh Burkes IIA fazem a escolta e cada um tem capacidade para duas aeronaves MH-60R, mas as vezes o… Read more »

Marcos

Isso sim é uma aeronave multifuncional e confiável, e não a tal Libélula Colorida que compramos, pagando mais caro que B.737 na versão executiva.

G-LOC

Marcos, também acho que o MH-60S parece mais versátil que os EC-725. As opções de missões seriam bem maiores.