classe_absalon

As marinhas geralmente projetam suas escoltas para o objetivo final de combate onde raramente são utilizados, mas fazem outros trabalhos do dia a dia. As tarefas de rotina incluem patrulhas de rotina para proteção de recursos naturais, missões anti-pirataria e contrabando, busca e resgate, evacuação de não combatentes em áreas costeiras em locais de crise, apoio a operações de paz, apoio de fogo para outras forças em terra, transporte limitado de equipamento e pessoal em apoio a operações em terra durante combate ou operações de paz, apoio a desastres naturais, segurança e interdição marítima. Missões típicas de tempo de guerra são patrulhas, escoltas, busca e salvamento de combate, operações especiais, guerra de minas e missões de negação do mar.

Atualmente a Marinha do Brasil está enviando suas fragatas da classe Niterói para apoiar as operações de paz no Líbano fazendo interdição marítima. A missão é tipica de navios de patrulha oceânica. As missões são realizadas desde 2011. As principais tarefas realizadas no Líbano é contribuir para evitar a entrada pelo mar de armamento não autorizado pelo Governo Libanês, por meio de Operações de Interdição Marítima; e auxiliar a Marinha Libanesa no treinamento de seu pessoal, para que ela seja capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

A Marinha da Dinamarca raciocinou ao contrario com a classe Absalon, onde a tarefa de navio de guerra é secundário. O trabalho do dia a dia típico de um navio de patrulha oceânico é a principal capacidade do navio e os meios para realizar as tarefas de uma fragata foram adicionados depois ao navio. Os navios são classificados como navios de apoio de combate, mas ao mesmo tempo tem os mesmos sensores e armas de uma fragata. Os navios foram projetados para serem baratos, sendo construídos com padrões de navios mercantes e não navios militares.

A classe Absalon tem um convés de propósitos múltiplos (flex deck), com 915 metros quadrados de área, e uma rampa para veículos na popa. O navio pode ser usado para função de Comando & Controle com capacidade de levar um Estado Maior com 75 pessoas, com um centro de comando em container. Outra opção é poder levar até 200 homens e seus veículos. O “flex deck” pode ser usado para minagem levando 300 minas ou ser equipado com sistemas de caça minas. Outras opções são levar um pequeno hospital em container ou servir como espaço para levar até 55 veículos. O hangar pode acomodar dois helicópteros médios do tamanho de um EH101 Merlin.

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Netuno

Prezado G-Loc,

Você saberia informar o custo final de um meio naval da classe “Absalon”?
A imagem publicada não passa a ideia de um navio simples, barato e construído com padrões de navio mercante. Você tem mais detalhes do projeto que sustentem isso?

G-LOC

http://newwars.wordpress.com/warship-costs/

No site acima tem preços de vários navios de guerra.

A lista de fragatas só mostra duas mais baratas. A F-22P é mais barata, mas está mais para a nova corveta da MB. A Holland é um navio de patrulha oceânico. O próximo em custo é o Iver Huitfeldt baseado no Absalon.

MO
joseboscojr

Esse é um baita navio de combate. Tem 2 canhões antiaéreos que são sem dúvida os melhores do mundo para a função antimíssil e contra ameaças assimétricas de superfície: o Millennium, de 35 mm. Esses canhões e os 36 mísseis ESSM são servidos por 3 sistemas de direção de tiro Ceros 200. Também o fato de ter 16 mísseis anti-navios é pouco comum no Ocidente. Essa dotação de mísseis permite que ele neutralize consistentemente de 4 a 5 ameaças bem defendidas usando ataque de saturação. Ainda são poucos os navios de combate no mundo que podem se contrapor a um… Read more »

G-LOC

Bosco, não acho que seja um “baita navio de combate” no sentido de meios de combate. Acho bem “pé no chão” em termos de balancear custos e necessidades.

É o oposto de partir direto para um porta-aviões.

joseboscojr

G-LOC, O navio tem um deslocamento carregado de “só” 6600 t, e é armado com: 1 canhão de 127 mm Mk-45/4 (alcance de 30 km) 2 CIWS Millennium de 35 mm 36 mísseis ESSM lançados verticalmente 16 mísseis Harpoon block II 2 lançadores duplos de torpedos MU-90 Possui 3 sistemas independentes de direção de tiro para os CIWS e os mísseis ESSM (na Wiki diz ser 4, mas no desenho identifiquei “só” 3), que combina radar e sistema eletroóptico O sistema de defesa antiaérea constituído de 3 sistemas de direção de tiro Ceros 200, 2 CIWS e 36 mísseis de… Read more »

G-LOC

Bosco,
Se fosse na MB seria subarmada:
– apenas um CIWS (40mm?)
– talvez um míssil SAM de curto alcance (bem menos de 36 misseis)
– 4 Exocet ou MAN-1
– dois diretores de tiro
– dois Esquilos

O objetivo seria esse mesmo. Um patrulha oceânico podendo fazer missão de fragata em cenários de baixa intensidade.

Baschera

Esta matéria foi colocada propositadamente ??

Se sim ou se não… coincidentemente poderemos, se DEUS ajudar, ter uma surpresa mas para o final do ano !

Esta é uma nave excepcional !

Sds.

juarezmartinez

Não sei Bachera, acho que as escoltas do Prosuper já tem nome e sobrenome, os Napaocs também ,apesar de serem de pais diferentes, o que parece não estar claro ainda é o tanqueiro, mas tudo pode mudar não é mesmo, até o FX mudou aos 40 minitos do segundo tempo.

rafael oliveira

Mas, em tese, não seriam todos do mesmo fabricante?

daltonl

Bosco

“baita navio de combate” na minha opinião são as tres
fragatas dinamarquesas baseadas na classe Absalon e que possuem capacidade de defesa de área que é um
dos pré-requisitos para as novas fragatas de cerca de
6000 toneladas do PROSUPER.

E apesar do EUA terem diminuido o número de LCSs a serem adquiridos, os mesmos ainda possuem vantagens sobre um Absalon, como um calado bem menor e uma velocidade bem maior, enfim, são navios que atendem as necessidades de suas respectivas marinhas.

E o EH-101é considerado um helicóptero “médio” assim como o MH-60 e não “pesado”.

abs

juarezmartinez

rafael oliveira 18 de março de 2014 at 10:32 #

Mas, em tese, não seriam todos do mesmo fabricante?

É, seriam, mas o rumo da prosa mostra outro caminho, pode ser até que o tanqueiro e as escoltas sejam, mas os patrulhas parece que não.

Grande abraço

joseboscojr

Dalton, No meu modo de ver há espaço para 2 tipos de escoltas, os anti-aéreos, dedicados à defesa área e dotados de mísseis sup-ar de longo alcance/grande altitude, aptos a defesa de área; e os de emprego geral, estes mais afeitos a guerra anti-submarino e anti-superfície, e com capacidade limitada de defesa aérea, em geral, apenas uma capacidade de auto-defesa. No meu modo de ver o adjetivo “baita” se aplica a qualquer um dos dois tipos. Quanto ao EH-101 ser “médio” ficou implícito no meu comentário onde coloquei o termo “pesado” entre aspas, mas valendo citar que o MTOW do… Read more »

rafael oliveira

Obrigado, Juarez, pelo esclarecimento.

No mais, concordo que ao fazer a compra dos 3 NaPaOc da Bae, ficou meio irracional insistir em comprar outros 5 de outro modelo. Sem falar na nova Barroso, que é só um pouco maior e que seria, do ponto de vista logístico, melhor ter um “modelo-base” de um único fabricante, adaptado para cada função. Isso tudo, levando-se em conta que a Bae pratique preços em linha com os outros fabricantes.

Grande abraço.

joseboscojr

Quanto ao LCS, ele estaria super bem armado se fosse para substituir especificamente os barcos de patrulha Cyclone e os navios de contra medidas de minas Avenger, mas até onde eu sei ele também deveria substituir a fragata OHP, e é nesse ponto que ele se mostra frágil e é motivo de críticas, principalmente nos fóruns de discussão americanos.
Quanto à comparação entre um navio de 6000 t e um de 3000 t, claro que é totalmente descabida, mas foi apenas para suscitar o comentário do Dalton, que estava ausente do post. rsrsrsss

daltonl

Bosco… o Absalon é de fato um “baita navio” apesar dos dinamarqueses sobriamente usarem o indicativo “L” ao invés de “F”. O que eu acho é que para nossa Marinha um “baita” seria justamente as fragatas derivadas do Absalon que cumprem os requisitos do PROSUPER e como está previsto que apenas 5 serão adquiridas inicialmente não vejo razão para ter 2 especializadas em uma coisa e tres para outra ao menos não no inicio. No mais a Dinamarca é membro da OTAN com responsabilidades diversas da nossa e um LCS ao menos no papel sempre terá um Arleigh Burke por… Read more »

daltonl

Bosco…

já que vc mencionou as OHP, elas estão sendo subutilizadas há muitos anos já e se os EUA quisessem
uma fragata eles teriam construido uma ou até mesmo adotado um modelo estrangeiro como já fizeram com seus navios de guerra de minas oceanicos e costeiros.

O LCS veio para substitiuir os MCMs e também os MHCs
já há muito descomissionados e os PCs e também poderão cumprir tarefas que as OHPs hoje executam, como antipirataria, antinarcotrafico e papel de navios inimigos durante treinamentos.

abraços

MO

em verdade elas estão dando baixa mesmo, não houve substituição paras as PF OHP´s …

joseboscojr

Dalton,
Em nenhum momento fiz referência à Marinha do Brasil em meus comentários neste post. Muito pelo contrário!
Sequer pensei na possibilidade da Absalon vir a ser útil de alguma forma à MB.
O meu “baita” não tem nada a ver com o seu “baita” e com o “baita” do G-LOC.

daltonl

Mo…

só há 14 delas comissionadas e antes do fim desse mês mais uma será descomissionada, a USS Robert Bradley e outras 3 até setembro.

Outras 7 serão descomissionadas em 2015 e as ultimas 3
que seriam retiradas até 2020 poderão ser retiradas também em 2015.

Fim de uma era, ao menos para a US Navy, pois varias
continuarão servindo em outras marinhas ainda por muitos
anos.

abs

MO

Infelizmente Dalton, o fim de uma era de navios extremamente utilizados, mesmo como PFs … quanto aos outros paises, infelizmente pouco ou quase nenhuma info delas ….

aproveitando o gancho =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/mv-de-ping-hai-boie-embarque-de-soja-em.html

M/V De Ping Hai / BOIE / 9262352 74.819 dwt

12 photos – calling Santos to load Soya Beans in bulk to Far East

daltonl

Bosco,,,

por este motivo que eu escrevi lá em cima “na minha opinião” o que seria de fato um “baita”, peguei um “gancho”
no seu comentário e lembrei das 3 fragatas baseadas na
Absalon. 🙂

joseboscojr

E Dalton, As OHP cumprem hoje esse papel de “navio patrulha oceânico” porque não houve interesse em adequar o navio a operar com mísseis SM-2 mais modernos e os que eram usados iriam ser retirados do inventário da USN. Como havia ainda tempo de vida útil para algumas OHPs, elas foram desviadas da função original, o que obrigou a remoção do lançador Mk-13 e dos sistemas associados à operação dos Standards em questão. Até onde eu sei ela continua sendo usada na função anti-submarino (nem que seja apenas junto a costa americana). É nesse ponto que eu julgo que a… Read more »

Fabio ASC

Juarez, na sua opinião, qual o nome e sobrenome das Fragatas?

joseboscojr

E mudando de pato pra ganso, é uma temeridade essa moda americana de só contar com escoltas antiaéreas, principalmente em tempo de vaca magras.
Todos os outros países quando têm navios de defesa aérea têm também navios de emprego geral, que são bem mais em conta, e geralmente na proporção de 1 pra 2 ou 1 pra 3.
Haja dinheiro pra sustentar uma marinha só com Ticos e Burkes.

daltonl

Bosco… a US Navy quer ter 300 navios mas para alcançar isso ela irá crescer artificialmente, algo que já vinha sendo aventado, mas agora é oficial…PC Cyclone faz parte da Battle Force e outras artificialidades ocorrerão. Nesse universo de 300 navios chegou-se a conclusão que ter 1/6 formado por LCSs não era mais adequado, a não ser que fossem 300 navios sem artificialidades. Os 32 LCSs terão grande utilidade não tenho duvidas sobre isso ainda mais que 4 poderão ser adquiridos pelo preço de um Burke, ainda assim serão caros, mas lá nos EUA é caro mesmo e não tem… Read more »

daltonl

Bosco…

a maioria dos grandes combatentes de superficie da US Navy tem capacidade para 2 helicopteros médios que
continuam sendo a principal arma de um navio de superficie para caçar submarinos e ao mesmo tempo podem ser utilizados em outras missões como defesa de área e ataque a alvos terrestres o que na minha opinião oferece maior flexibilidade.

Outras marinhas como voce citou não possuem as mesmas
responsabilidades nem o orçamento da US Navy então a proporção entre ‘Hi” and “low” é mais noticiavel, mas o
LCS e agora seu complemento serão a parte “low”.

juarezmartinez

abio ASC 18 de março de 2014 at 14:43 #

Juarez, na sua opinião, qual o nome e sobrenome das Fragatas?

“Wilhelm”

Grande abraço

juarezmartinez

Caros Daltonl e e Bosco! Ambos sabem da minha admiração pelas prosas que os dois propiciam e com a licença de ambos vamos resumir a conversa: A Absalon do jeito que aí está seria uma baita de uma escolta para a MB, porque ela tem tudo de melhor que nós não temos hoje, tem um canhão de proa descente, tem dois canhões de defesa de ponto tidos como o melhor do mercado, tem um radar 3D moderno, tem um missil AA de alcance médio pragmático e eficiente, tem um sistema de combate moderno, e nós como todos bem sabem não… Read more »

daltonl

Juarez…

a velocidade máxima do Absalon é algo em torno de 23 ou 24 nós o que pode ser considerado lento segundo as
especificações do PROSUPER, então, haveria a possibilidade de modificar o Absalon, como sugerido ao
Canadá, aumentando a potencia e ficando ainda mais barata que as fragatas de defesa de área baseadas na Absalon.

Mas é desanimador que seja tão dificil adquirir 5 fragatas
na faixa de 6000 toneladas com defesa de área quando até o Marrocos já garantiu uma FREMM.

abs

MO

Acho que 24 nós s for em marcha continua ta bom demais, principalmente para pouquissimas intervenções em alta veloc que justifiquem custos e especificações de papel

em tempo = http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/mv-desert-peace-svbi6-embarque-de.html

3 photos

joseboscojr

Dalton e Juarez, Mas 50 km pra quem hoje só vai até 20 km é um “baita” de um cobertor comprido. Hoje podemos cobrir a cabeça, mas os pés ficam de fora. Com os ESSMs podemos cobrir o corpo todo. Na verdade com um aumento de área de cobertura em mais de 6 x pode-se cobrir a família inteira. Eu acho bem consistente a defesa de área proporcionada pelo ESSM e duvido até que possa ser considerada uma “área curta”. Vale lembrar que na década de 50, cinquenta quilômetros era a distância da maioria dos sistemas de defesa de área,… Read more »

G-LOC

No caso da MB eu vejo a Abasalon no lugar das novas corvetas barroso e navios de patrulha oceânico e não no lugar das novas fragatas. Ficariam realmente baratas com armas mais simples.

daltonl

Mas MO…se a velocidade máxima é de 23 ou 24 nós, dependendo da fonte, o navio, aqui no caso o Absalon terá seu combustivel esgotado muito mais rapidamente além
de comprometer as máquinas se a velocidade maxima for mantida durante muito tempo.

Ser capaz de alcançar velocidades maiores, como 28 nós,
por exemplo tem muitas vantagens para um genuino combatente de superficie mas tal velocidade só será utilizada em caso de necessidade.

abs

MO

Dalto, sinceramente nao li sobre o navio, mas qdo vi a info pensei ser um motor diesel que possa manter esta veloc continua sem maiores influencias, salvaguardando claro as distancias (nada como ir SSZ x Far East ou algo assim), mas se não ai meu …. outro pato semi quadrado retangulo de nome esquisito …

em tempo = porta buneco de 90 m 5 ESTRELAS – CHUPA MSC Jaca e COSTA FAVELOSA … kkkkkkkkkkkkkkkkk =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/mv-sea-explorer-v7wd8-5-estrelas-ex.html

M/V Sea Explorer will call 20/03 Santos

G-LOC

Dalton, no caso de missões de escolta, a velocidade máxima será a mesma do navio mais lento do comboio. Nessa missão a Absalon serve. No caso de missões anti-submarino as escoltas ficam “pulando carniça”. Enquanto uma está bem lenta ouvindo com o sonar, outra está correndo para frente para uma nova posição a frente do comboio para seu turno de ouvir o sonar. Na época dos mísseis a velocidade perde o sentido para se posicionar para um ataque ou fugir. Um helicóptero para designar alvos para seus mísseis ou alertar de um ataque seria mais útil. Nesse caso a Abasalon… Read more »

MO

nao eh bem assim, boa parte dos porta container fazem 28 nós …

daltonl

O Absalon é um excelente navio mas não serve para todos os propositos caso contrario os dinamarqueses não teriam construido fragatas baseadas no Absalon nem teriam proposto ao Canadá uma versão do Absalon com maior potencia de máquinas. O Absalon não é um escolta genuino…o indicativo no casco “L” diz tudo…pode até ser usado nessa função como um quebra-galho, mas ainda penso que é um navio adequado às necessidades da marinha dinamarquesa. Independente disso, navios raramente navegam em velocidades máximas, mas é bom ter o potencial para usa-la quando necessário, seja escoltando um NAe, atravessar mais rapidamente uma área onde… Read more »

daltonl

MO…

só aproveitando o gancho sobre porta containers tenho o “Remuera” da Bille na escala 1:1250 voce deve conhecer e a velocidade máxima é de 25 nós…são velozes mesmo.

Voce tem modelos da Bille também ou de algum outro fabricante ??

Eu parei faz anos já graças a Deus pois estava começando a enveredar para navios civis igualmente caros…comprei até um porta-bunecos, o Costa Victoria 🙂

MO

da bille eu tenho, salvo engano os seguintes =
Porta Container = Contiship Romance, Adrian
VLBC = Neckar Ore
Reefer = Polar Uruguay (o qual estive a bordo anos depois como Frio Bahia
NT = Carlos Fischer

Me cossando para pegar o southern Juice, regular aqui em SSZ que ano passado foi pro corte //

http://www.msmships.com/advanced_search_result.php?keywords=bille&page=1

mas lhe entendo perfeitamente USD 100 por uma coisa que nao termina mais eh perigoso … isso pq fico nos mercantes, se for entrar nos de briga to pho … o 🙂

G-LOC

Dalton, na Segunda Guerra Mundial a velocidade era importante para se aproximar para um ataque de torpedos, canhão ou perseguir um submarino. Hoje já não tem tanto sentido com a disponibilidade de outros meios. Deve ser raro uma escolta com velocidade acima de 30 nós.

No caso da Absalon, o texto já deixa claro que a função de fragata é secundário. Ao raciocinar com um Grupo Tarefa, a Abasalon fica com as tarefas que não precisam de velocidade.

daltonl

C-LOC em nenhum momento defendi velocidades superiores a 30 nós, na verdade 29 nós parece ser a velocidade máxima em média para a maioria dos combatentes de superficie, pessoalmente não gosto do termo “escolta” que a MB usa, mas ainda acho que uma diferença de média 5 nós na velocidade máxima sobre um Absalon é um pré-requisito para um “escolta” genuino na faixa de 6000 toneladas. O que eu na verdade tentei expor, apesar de não ter sido muito claro, é que o Absalon não é o ideal para a Marinha Brasileira, não que voce e o Bosco achem, como… Read more »