blindados-marinha

Juliana Braga

Do G1, em Brasília

O Ministério da Defesa informou por meio de nota que blindados da Marinha estão à disposição da Polícia Militar do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira (26) para dar apoio logístico no Conjunto de Favelas da Maré. A autorização foi dada por meio de uma diretriz ministerial  assinada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim.

O uso dos veículos, estacionados no Distrito Naval no Rio, será empregado antes da ida efetiva das Forças Armadas para a região, porque ainda é necessária a publicação de autorização presidencial para isso.

As Forças Armadas devem ser enviadas à região para atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Nessa condição, podem dar condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante aos policiais. Antes disso a Aeronáutica já poderá atuar em levantamento da área e até mesmo em serviço de inteligência, informou a nota divulgada pela pasta.

De acordo com a nota, o pedido para a atuação das Forças Armadas em GLO já foi e está sendo analisado pelas autoridades. Somente nos próximos dias será feito o planejamento e será decidido o número de militares enviados, além dos meios a serem utilizados no Complexo da Maré.

Diretriz ministerial

A nota informa também que, na diretriz ministerial, Celso Amorim determina ao comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, o envio de veículos blindados para transporte de pessoal e lanchas para apoio logístico da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.

Caberá também a Moura Neto escolher um oficial para fazer a ligação entre a Secretaria de Segurança e o chefe do Estado-Maior do Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi.

Segundo a assessoria, a diretriz foi assinada por Amorim no final da tarde de terça-feira (25).

Os comandantes das outras Forças, Enzo Martins Peri (Exército) e Juniti Saito (Aeronáutica) foram alertados para estarem em condições de alocar recursos logísticos à Marina, caso seja necessário.

Exército

Pela manhã, militares do Exército participaram de uma operação da PM no Complexo da Maré, em Bonsucesso, no Subúrbio do Rio. A presença do Exército no local, no entanto, ainda não é a ocupação definitiva da região pelas tropas federais.

O Exército assumirá a ocupação do Conjunto de Favelas da Maré por tempo indeterminado. Nesta segunda, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que em princípio, será somente o Exército e descartou a Marinha e a Aeronáutica. A Polícia Federal vai ajudar com o serviço de inteligência e a Polícia Rodoviária Federal vai auxiliar no cerco aos acessos, nos mesmos moldes da ocupação do Complexo do Alemão, em 2008.

Beltrame falou ainda que a UPP Maré já era prevista e que não tem relação com os ataques ocorridos na quinta-feira (20). “A Maré é um grande território de dominação do tráfico de drogas. A nossa resposta é fazer com o que o tráfico perca cada vez mais território. É mostrar para o tráfico que o estado tem força.” O secretário disse que inicialmente 1,5 mil homens devem compor o efetivo da UPP Maré.

Segundo Beltrame, havia uma “megalópole” do tráfico atuando no Rio. “Quando os criminosos começaram a perder território, começaram com essa retaliação covarde de até matar policial pelas costas”, completou.

Beltrame também defendeu o efetivo de segurança que atua no estado. “Entrar em qualquer lugar do Rio de Janeiro não é uma dificuldade para nossas polícias. O problema para as forças do estado é se manter nessas áreas”. Ele não explicou qual é a dificuldade para a manutenção dos policiais.

FONTE: G1

Tags: , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

5 Responses to “Marinha disponibiliza blindados para PM atuar no Complexo da Maré” Subscribe

  1. ernaniborges 26 de março de 2014 at 18:54 #

    A dificuldade do Policial Militar se manter no terreno é que bastará uma denúncia sem provas de que ele cometeu alguma irregularidade, que antes mesmo de uma investigação isenta, ele será massacrado pela mídia, preso por seu comandante e o governador irá dizer aos quatro ventos na mídia que ele será excluído da Corporação. Tudo para dar uma “satisfação à sociedade”.

  2. João Filho 28 de março de 2014 at 10:54 #

    O que precisam são tratores para desfavelizar o Rio, assim como o resto do pais. A favela virou o cartão postal do Brasil. Raramente converso com alguém aqui nos States, e não mencionam essas maravilhas que só atraem formação de quadrilha, terrorismo urbano e tráfico de drogas.
    Vergonha nacional!

  3. Vader 28 de março de 2014 at 13:08 #

    Vai fazer o que com os M-113 do CFN, os melhores que o Brasil tem, aliás? Vão meter fogo de .50 na malacaiada? Ou é só pra derrubar os postinhos que os bandidos colocam nas ruas?

    Um desperdício total e um imenso risco usar material bélico caríssimo desses pra espalhar bandido.

    Governo ridículo (gf e rj)…

  4. Luiz Monteiro 30 de março de 2014 at 15:57 #

    Prezado Galante,

    Conforme havia lhe dito por email no início deste ano, no qual lhe informei o que a MB pretende adquirir por meio de financiamento interno e externo, no dia 27.03, a MB adquiriu 23 blindados anfíbios sobre lagartas AAV-7A1, deixando os outros 3 como opção de compra.

    Lembro que no ano passado, o Congresso Americano aprovou a venda de 26 CLANF para o Brasil.

    Os demais itens descritos no referido email aguardam o financiamento ainda para este ano.

    Abraços

  5. Colombelli 5 de abril de 2014 at 1:04 #

    OFF topic, mas relacionado. Consta circulando notícias de que o CFN estaria adquirindo mais 26 CLANFs por mais de 100 milhões de dólares. Inclusive ja teria sido publicada a portaria.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

China pretende estreitar laços militares com Irã, diz mídia chinesa

PEQUIM (Reuters) – A China quer ter laços militares mais estreitos com o Irã, disse o ministro da Defesa chinês […]

Submarino alemão é encontrado afundado na costa dos EUA

  Pesquisadores informaram nesta terça-feira (21) a descoberta de um submarino alemão e de um cargueiro nicaraguense que afundaram na […]

Fotos do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ em construção na China

Confira as fotos do lançamento ao mar do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” em Xinhui, na China. O […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e doe quanto quiser

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]

Em fórum na Fiesp, Estado-Maior da Armada destaca a importância da indústria em projetos da Marinha

Por Dulce Moraes e Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp Representantes do órgão apresentam projetos em desenvolvimento e formas de financiamento. […]

Navios-patrulha do Brasil e da França em operação contra pesca ilegal

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França nesta segunda-feira, 20 de outubro, o navio-patrulha La Capricieuse da Marinha Francesa […]