blindados-marinha

Juliana Braga

Do G1, em Brasília

O Ministério da Defesa informou por meio de nota que blindados da Marinha estão à disposição da Polícia Militar do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira (26) para dar apoio logístico no Conjunto de Favelas da Maré. A autorização foi dada por meio de uma diretriz ministerial  assinada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim.

O uso dos veículos, estacionados no Distrito Naval no Rio, será empregado antes da ida efetiva das Forças Armadas para a região, porque ainda é necessária a publicação de autorização presidencial para isso.

As Forças Armadas devem ser enviadas à região para atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Nessa condição, podem dar condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante aos policiais. Antes disso a Aeronáutica já poderá atuar em levantamento da área e até mesmo em serviço de inteligência, informou a nota divulgada pela pasta.

De acordo com a nota, o pedido para a atuação das Forças Armadas em GLO já foi e está sendo analisado pelas autoridades. Somente nos próximos dias será feito o planejamento e será decidido o número de militares enviados, além dos meios a serem utilizados no Complexo da Maré.

Diretriz ministerial

A nota informa também que, na diretriz ministerial, Celso Amorim determina ao comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, o envio de veículos blindados para transporte de pessoal e lanchas para apoio logístico da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.

Caberá também a Moura Neto escolher um oficial para fazer a ligação entre a Secretaria de Segurança e o chefe do Estado-Maior do Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi.

Segundo a assessoria, a diretriz foi assinada por Amorim no final da tarde de terça-feira (25).

Os comandantes das outras Forças, Enzo Martins Peri (Exército) e Juniti Saito (Aeronáutica) foram alertados para estarem em condições de alocar recursos logísticos à Marina, caso seja necessário.

Exército

Pela manhã, militares do Exército participaram de uma operação da PM no Complexo da Maré, em Bonsucesso, no Subúrbio do Rio. A presença do Exército no local, no entanto, ainda não é a ocupação definitiva da região pelas tropas federais.

O Exército assumirá a ocupação do Conjunto de Favelas da Maré por tempo indeterminado. Nesta segunda, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que em princípio, será somente o Exército e descartou a Marinha e a Aeronáutica. A Polícia Federal vai ajudar com o serviço de inteligência e a Polícia Rodoviária Federal vai auxiliar no cerco aos acessos, nos mesmos moldes da ocupação do Complexo do Alemão, em 2008.

Beltrame falou ainda que a UPP Maré já era prevista e que não tem relação com os ataques ocorridos na quinta-feira (20). “A Maré é um grande território de dominação do tráfico de drogas. A nossa resposta é fazer com o que o tráfico perca cada vez mais território. É mostrar para o tráfico que o estado tem força.” O secretário disse que inicialmente 1,5 mil homens devem compor o efetivo da UPP Maré.

Segundo Beltrame, havia uma “megalópole” do tráfico atuando no Rio. “Quando os criminosos começaram a perder território, começaram com essa retaliação covarde de até matar policial pelas costas”, completou.

Beltrame também defendeu o efetivo de segurança que atua no estado. “Entrar em qualquer lugar do Rio de Janeiro não é uma dificuldade para nossas polícias. O problema para as forças do estado é se manter nessas áreas”. Ele não explicou qual é a dificuldade para a manutenção dos policiais.

FONTE: G1

Tags: , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

5 Responses to “Marinha disponibiliza blindados para PM atuar no Complexo da Maré” Subscribe

  1. ernaniborges 26 de março de 2014 at 18:54 #

    A dificuldade do Policial Militar se manter no terreno é que bastará uma denúncia sem provas de que ele cometeu alguma irregularidade, que antes mesmo de uma investigação isenta, ele será massacrado pela mídia, preso por seu comandante e o governador irá dizer aos quatro ventos na mídia que ele será excluído da Corporação. Tudo para dar uma “satisfação à sociedade”.

  2. João Filho 28 de março de 2014 at 10:54 #

    O que precisam são tratores para desfavelizar o Rio, assim como o resto do pais. A favela virou o cartão postal do Brasil. Raramente converso com alguém aqui nos States, e não mencionam essas maravilhas que só atraem formação de quadrilha, terrorismo urbano e tráfico de drogas.
    Vergonha nacional!

  3. Vader 28 de março de 2014 at 13:08 #

    Vai fazer o que com os M-113 do CFN, os melhores que o Brasil tem, aliás? Vão meter fogo de .50 na malacaiada? Ou é só pra derrubar os postinhos que os bandidos colocam nas ruas?

    Um desperdício total e um imenso risco usar material bélico caríssimo desses pra espalhar bandido.

    Governo ridículo (gf e rj)…

  4. Luiz Monteiro 30 de março de 2014 at 15:57 #

    Prezado Galante,

    Conforme havia lhe dito por email no início deste ano, no qual lhe informei o que a MB pretende adquirir por meio de financiamento interno e externo, no dia 27.03, a MB adquiriu 23 blindados anfíbios sobre lagartas AAV-7A1, deixando os outros 3 como opção de compra.

    Lembro que no ano passado, o Congresso Americano aprovou a venda de 26 CLANF para o Brasil.

    Os demais itens descritos no referido email aguardam o financiamento ainda para este ano.

    Abraços

  5. Colombelli 5 de abril de 2014 at 1:04 #

    OFF topic, mas relacionado. Consta circulando notícias de que o CFN estaria adquirindo mais 26 CLANFs por mais de 100 milhões de dólares. Inclusive ja teria sido publicada a portaria.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Marinha Russa receberá novo míssil de cruzeiro ‘secreto’

Aleksêi Ramm, especial para Gazeta Russa O míssil de cruzeiro, cujas especificações técnicas estão sendo mantidas em segredo, passou nos […]

Saab fará revisão no submarino HMS ‘Halland’ da Marinha Sueca

Nesta segunda-feira, 29 de setembro, a empresa sueca Saab divulgou nota sobre informando que fará a revisão do submarino HMS […]

VÍDEO: Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego – C3OT da Praticagem do Porto de Santos-SP

Assista no vídeo o novo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego – C3OT, da Praticagem do Porto de […]

Marinha do Brasil abre 738 vagas para nível técnico

Quem possui curso técnico de Nível Médio ou está em fase de conclusão, não pode perder a oportunidade de ingressar […]

Compre agora sua revista Forças de Defesa número 11

Outra revista igual a essa, só daqui a 100 anos! A Revista Forças de Defesa 11ª edição de 140 páginas na versão impressa […]

VÍDEO: As duas primeiras fragatas FREMM da Marinha Francesa operando juntas

No final de junho de 2014, as duas primeiras fragatas FREMM Aquitaine e Normandy, construídas para a Marine Nationale, conduziram […]