Pentágono avalia envio de navio de guerra ao Mar Negro

1

111009-N-DU438-097

ClippingNEWS-PAEm razão da continua tensão envolvendo a Ucrânia, o Pentágono está avaliando a possibilidade de enviar um novo navio de guerra ao Mar Negro, informou na quarta-feira, 2, a agência France Presse, com fonte nas declarações de um alto representante do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A publicação destacou ainda que em breve um grupo de oficiais norte-americanos será enviado à Europa para promover exercícios em larga escala da OTAN.

Em março deste ano, os Estados Unidos mantiveram no Mediterrâneo uma esquadra, liderada pelo porta-aviões George Bush, que seguia para o Oriente Médio. Na ocasião, um dos destróieres do grupo realizou uma breve incursão no Mar Negro.

Recentemente, o Ministro de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, informou que o comandante das forças da OTAN, general norte-americano Philip Breedlove, foi encarregado de desenvolver medidas permitindo assegurar o apoio dos membros da organização a Washington.

Hagel, entretanto, se negou a comentar a hipótese de que o apoio compreendesse o envio de um contingente permanente aos países membros da OTAN na Europa Oriental.

FONTE: Diário da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Os russos reclamam que a entrada de navios de guerra não pertencentes a paises situados dentro do Mar Negro seria uma violação a Convenção de Montreux, mas a mesma Convenção permite que tais paises enviem navios de guerra que desloquem até 15000 toneladas, caso do USS Truxtun recentemente. Provavelmente outro DDG da classe Arleigh Burke será enviado, mas isso vem ocorrendo já há muitos anos com o Exercicio Sea Breeze. Um dos provaveis candidatos pode ser o USS Donald Cook que já participou do Sea Breeze no passado e hoje está baseado na Espanha, o primeiro de 4 DDGs que… Read more »