CIC do USS Donald Cook - DDG 75 - console do CIWS para contatos de superfície e aéreos - foto USN 11 de abril 2014

ClippingNEWS-PANa semana passada, na Internet russa foi discutido ativamente um comunicado de como um bombardeiro da frente russo Su-24 equipado com um o sistema de neutralização radioeletrônica de última geração havia paralisado no mar Negro o mais sofisticado sistema americano de combate Aegis a bordo do destróier Donald Cook.

O destróier participava das manobras americano-romenas que tiveram como missão demonstrar a força, diz Pavel Zolotarev, perito em assuntos políticos:

“Em 10 de abril, o Donald Cook armado de mísseis cruzeiro Tomahawk entrou em águas neutras do mar Negro. Os exercícios tiveram por fim intimidar e demonstrar a força em resposta à posição da Rússia na Ucrânia e na Crimeia. Destaque-se que a entrada de navios militares americanos neste espaço aquático contraria a convenção sobre o caráter e os prazos de permanência no mar Negro de vasos de guerra dos países não banhados por este mar.

A Rússia, por seu lado, enviou um avião desarmado Su-24, para sobrevoar o destróier americano. Contudo, este avião, como consideram peritos, foi equipado com um sistema russo de luta radioeletrônica de última geração. Segundo esta versão, o Aegis ainda de longe teria interceptado a aproximação do avião dando alerta de combate.

140408-N-KE519-932

Tudo decorria como de habitude, tendo os radares da nave calculado a distância até o alvo. Mas de repente todos os telas se apagaram. O Aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo. Entretanto, o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier, fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis. Depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivos a manobra.

Pelo visto, todas as tentativas de reanimar o Aegis e indicar o alvo ao sistema de defesa antiaérea fracassaram. A reação da Rússia à pressão militar dos EUA foi terrivelmente tranquila, considera Pavel Zolotarev:

“A demonstração foi bastante original. Um bombardeiro sem armas, mas equipado com um sistema de neutralização radioeletrônicade radares do inimigo deu certo atuando contra o destróier com o sistema mais sofisticado de DAA e de DAM a bordo. Mas este sistema de baseamento móvel, neste caso marítimo, tem um defeito considerável – as possibilidades de acompanhar os alvos, que funcionam bem quando há vários navios e é possível coordenar-se entre si. Mas neste caso havia só um destróier. Ao que tudo indica, o algoritmo de trabalho dos radares da nave no sistema Aegis não funcionou sob a ação do sistema de neutralização radioeletrônica a bordo do Su-24. Por isso foi provocada não apenas uma reação de nervos ao próprio fato do sobrevoo, praticado largamente só no período da Guerra Fria. Houve a seguir mais uma reação ao fato de o sistema mais sofisticado, em primeiro lugar a sua parte informativa, de radares, não ter funcionado em plena medida. Por isso, a parte americana reagiu tão nervosamente”.

Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas. Tal é confirmado indiretamente por uma declaração do Pentágono, em que se afirma que esse ato tem desmoralizado a tripulação do destróier americano.

Quais podem ser as consequências militares do incidente no Mar Negro, provocado pelos Estados Unidos? Comenta Pavel Zolotarev:

“A meu ver, os americanos irão refletir sobre o aperfeiçoamento do sistema Aegis. Este é o puro lado militar. Mas é pouco provável que politicamente sejam dados quaisquer passos por uma ou outra parte. Essas ações são suficientes. Entretanto, este é um momento desagradável para os americanos. Em geral, o sistema de DAM, que estão desenvolvendo, absorve meios colossais e é necessário provar cada vez que eles devem ser canalizados do orçamento. Ao mesmo tempo, a componente terrestre do sistema de DAM – contra-mísseis em poços – foi testado em condições ideais, mostrando uma baixa eficácia. Este fato é escondido minuciosamente pelo Pentágono. O mais sofisticado sistema Aegis de estacionamento marítimo também revelou neste caso seus defeitos”.

Советский бомбардировщик СУ-24

O sistema com que o Su-24 havia chocado o destróier americano Donald Cook tem o nome convencional de Khibiny, como se chama um maciço montanhês na península de Kola, na região polar da Rússia.

O Khibiny é um sistema de neutralização radioeletrônica de última geração com que serão equipados todos os aviões prometedores russos. Há pouco o sistema foi testado em exercícios num polígono na Buriátia. Pelo visto, os testes foram bem-sucedidos, se em breve foi decidido testar o sistema em condições próximas do combate.

FONTE / FOTO DE BAIXO: Voz da Rússia

DEMAIS FOTOS: USN – A imagem do alto é de tripulantes do USS Donald Cook (DDG 75) em console do sistema de defesa aproximada (CIWS) que monitora alvos aéreos e de superfície, em imagem de 11 de abril. A imagem do meio é do CIWS instalado à ré da chaminé do navio realizando disparo de exercício em 8 de abril de 2014, dias antes do DDG 75 entrar no Mar Negro.

NOTA DO EDITOR: corrigimos ligeiramente o título, em respeito à língua portuguesa, mas preservamos os erros originais do texto, incluindo os que provavelmente foram feitos na tradução pela Voz da Rússia para o português, corrigindo porém os de falta de espaços entre diversas palavras que pudemos encontrar.

COLABOROU: Roberto Bozzo

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Eu já havia lido com descrença em alguns fóruns internacionais e nacionais sobre esse suposto incidente, mas o telefone sem fio chegou a tal ponto, que já andam exagerando em algo que talvez nem tenha ocorrido. O trecho seguinte é de matar:

“Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas”.

Já diria o “grande pensador contemporâneo” Nelson Rubens: eu aumento, mas não invento!

juarezmartinez

Realmente, a Voz da Rússia, o Pasquin piorada midia internacional me surpreende a cada dia que passa com suas declarações de verdade absoluta. Vamos ver se eu entendi direito: Um SU 24 se aproxima em vôo baixo de uma AB, é detectado pelos radares de busca, e imediatamente inicia um processo de EW ativa e congomitantemente um perfil de vôo simulando um ataque com misseis ASM, se aproxima a uma MN do Destroyer, passa mais onze por ele e sai incólume, e ainda, a tripulação deste não muda o sistema de combate para os modos TV/IR e assiste literalmente borrados… Read more »

pedro oliveira

“27 tripulantes do navio solicitaram demissão “. Essa doeu..hehehe. eles podem abrir um curso de como perder a credibilidade.

daltonl

27 tripulantes solicitaram “demissão” !

Mas até onde sei marujos são obrigados a servir por pelo menos 4 anos…então não dá para simplesmente pedir
“demissão”.

Mas se pudessem seria uma pena para os tripulantes e seus familiares não poderem conhecer a Europa, afinal o USS Donald Cook recem chegou à Espanha onde ele e outros 3 DDGs serão permanentemente baseados.

Rogério

O que pode ter acontecido é o Su-24 ir “cheirar ” os sinais da AB e os mesmo, depois de certificarem que os Su-24 estavam desarmados, terem desligado td, seria possível isso??

HMS TIRELESS

Senhores: A notícia é tão falsa como uma nota de 3 reais. Inicialmente pelo fato da Voz da Rússia ser mentirosa compulsiva e mestre de barrigadas. Aqui vão duas das mais famosas: – O Hamas teria derrubado um F-16 israelense sobre Gaza; – Os Russos teriam abatido “Mísseis balísticos” disparados pelos EUA, a partir da Espanha em direção à Síria. No mais a própria leitura da notícia revela o seu incrível tom farsesco. Vamos à leitura desse trecho: “Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do… Read more »

Groo

“Segundo esta versão, o Aegis ainda de longe teria interceptado a aproximação do avião dando alerta de combate.”

Isso porque o piloto russo foi bacana não ligou o plasma stealth.

Almeida

Acho que houve um erro de tradução aí:

De “deserção” por “demissão”… rsrsrsrs

Observador

Senhores, A própria notícia já demonstra que o feito russo – se é que ocorreu como contam – nem foi tão assim: “Segundo esta versão, o Aegis ainda de longe teria interceptado a aproximação do avião dando alerta de combate.” Ora, em uma situação de conflito real, o destroier já teria mandado alguns SAM assim que detectasse o avião hostil. Como a energia que um avião destes pode gerar é limitada, a interferência eletrônica criada pelo mesmo igualmente não teria potência e alcance limitados? Tenho a impressão que só funcionaria perto do navio e, em uma condição de conflito, o… Read more »

Baschera

Bullshit !! Ainda bem que quem escreveu isto não é o “Pavelzinho” da VovodKa….. Isto que dá a Us Navy não passar fogo neste ferro velho voador. A pouco tempo atrás, antes da crise ucraniana, os russos permitiram a ajuda de dois destróieres americanos (Uss M. Whitney e o Uss Taylor) para ajudar na segurança dos jogos de Sochi. Mais uma vez, os russos fugiram do protocolo…. assim como estão fazendo na Ucrânia…. covardemente agindo sem sequer ter as insignias nacionais nos veículos e nos uniformes, Se este sistema de jammer russo fosse minimamente eficiente…. a Coréia do Norte já… Read more »

MO

Basque o Mounty Whitney num eh CT naum, eh LCC

Em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/04/mv-callio-3fho2-descarga-de-sal-granel.html

9 photos

Baschera

MO
22 de abril de 2014 at 19:22 #

Sim… correto. Obrigado.

Jantar e escrever ao mesmo tempo não dá….. rssss!

Sds.

thomas_dw

nao apenas 27 marinheiros pediram demissão, outros 27 se alistaram na Forca Aérea Russa, outros 27 se licenciaram para aprender bale clássico no Bolshoi, 27 entraram em um Monastério Ortodoxo em Kiev, 27 Marinherios vao fazer curso de culinária Russa e outros 27 pularam no mar e preferiram nadar até os EUA. O Destroier Americano esta a deriva.

joseboscojr

O que eu já ri hoje sobre esse assunto não tem cabimento. rsrssss Eu tinha sérias suspeitas que o mundo tava pirando, mas hoje eu tive certeza. Fui dar uma olhada em outros fóruns de discussão e tive crises de riso. Visitei um tal de “O Informante” onde o mais sadio lá rasga dinheiro e come cocô. rsssss Sei que é pouco educado falar de outro espaço, mas é que lá falam da Trilogia metendo o pau sem dó. rsrsrss Pau que dá em Chico dá em Francisco. rsrsrsss Aos editores da Trilogia, se quiserem podem deletar meu comentário, mas… Read more »

joseboscojr

Eu duvido que esse tipo de matéria seja veiculada por órgãos oficiais russos. Esse jornal “Voz da Rússia”, e mais aquele outro que não me lembro, que só fala asneiras, não deve ter nenhuma ligação oficial com a Federação Russa. Não é possível!! Me recuso a acreditar!!! Como é que o Putin se apresentaria de cabeça erguida pra outros chefes de Estado e olharia eles nos olhos e tentaria passar credibilidade de um autêntico chefe de um dos países mais poderosos do mundo sabendo que do outro lado o cara estaria rindo dele? Eu não sei não! Pra mim os… Read more »

Wagner

A RIA NOVOSTI tem muito mais credibilidade, é muito mais profissional e nela, em ingles, nao tem nada sobre esse acontecimento.

As neuras do Voz da Rússia não refletem a opinião do Kremlin, e também não representam oficialmente as forças armadas russas.

Baschera

Bosco e amigos, Calma ! nem tudo está perdido. Vou colocar aqui, no melhor espeço de discussão sobre defesa da A. Latina, a explicação de um amigo, o Marcelo, até há pouco Capitão da Força Aeronaval da MB, sobre este assunto: “A guerra eletrônica é uma das vertentes mais incertas do combate. Tem uma máxima sobre bloqueio eletrônico que diz que o único que tem certeza se o bloqueio está ou não sendo eficaz é quem está sendo bloqueado. Quem bloqueia tem sempre dúvida, porque não há uma “luzinha indicadora” rssss Tivemos uma situação interessante em uma Unitas que demonstra… Read more »

joseboscojr

Pois é Baschera. Eu por exemplo, não duvido que os Su-24 possa até ter ligado seu pod de interferência Khibini. É plenamente possível. O que é certo em todo esse caso é que um Su-24 realmente se aproximou de forma provocativa do USS CooK. Tal fato foi amplamente relatado por fontes fidedignas de ambos os lados. É certo também que os russos possuem sistemas eficazes de interferência eletrônica. Ninguém, em sã consciência duvida disso, seja russófilo ou americanófilo. Todo mundo sabe que um desses sistemas é o pod Khibini. Igualmente, é mais que provável que o mesmo esteja integrado ao… Read more »

joseboscojr

Quando pessoas normais duvidam da informação não é porque acham que o sistema Aegis é invulnerável ou que os russos sejam incapazes de jamear o radar NA/SPY-1, ou que os americanos sejam deuses do Olimpo e os russos sejam do planeta “Spaceball”. É simplesmente porque vai contra o bom senso de tão tola que é o conjunto da “notícia” e só debiloides é que acreditam cegamente nesse tipo de coisa, sem tecer nenhum questionamento.

MO

Em tempo, = era Liberiano, agora é da Ilhada Madeira, mas nada.a ver com Portugal, registro independente de conveniência:

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/04/ms-mol-gatewaycqhn-mudanca-de-bandeira.html

Jackal975

joseboscojr23 de abril de 2014 at 1:59# “Eu já passei por isso até o dia que percebi que tava convivendo com dois tipos de pessoas: debiloides e espertos. Sem ver a conta bancária e fonte de recursos dos dois tipos, eles são indistinguíveis. rsrsss” Concordo com o amigo. Essas discussões de “a Mãe Rússia é a tal” ou “os EUA são melhores” parecem mais briga de colegial jogando WAR. Não entendo como pessoas adultas se prestam a esse papel. Mas…tem gosto pra tudo né? A parte boa é que isso acaba sendo divertido pra quem tá assistindo, os caras se… Read more »

Corsario137

joseboscojr
23 de abril de 2014 at 13:14

“A menos, é claro, que tivesse um espião russo a bordo. rsrsssss.”

kkkkkkkkkkkkkkkkkk….passei mal de rir kkkkkkk

Corsario137

Mãe Rússia? Mas que diabos de mãe russa é essa que esses caras nos fóruns tanto apregoam? Qual o número de decendentes russos morando no Brasil?

kkkkkk….eu só posso rir. Isso é um fenômeno que devia ser estudado. Me lembra os skinheads de São Paulo. Latinos que são, o único ato pró-nazismo que eles poderiam cometer é o suicídio!

MO

ow 137, não esqueceste das minhas moedinhas Guinélicas Equadorianas made in Malabo naum né 🙂

clsaraujo

Essa adoração pelos muitos brasileiros a mãe Rússia se dá ao aparelhamento dos órgão públicos e federais de ensino por lecionadores/professores ao regime comunista/socialistas da antigas URSS sendo que contemporaneamente em solo cáucaso não se vive mais essa realidade totalitária de regime governista o brasileiro mediado sindicalista vive tal ideia dos anos 50,60 do apogeu da antiga URSS.

MO
Jackal975

Corsario137
23 de abril de 2014 at 22:28 #
” Me lembra os skinheads de São Paulo. Latinos que são, o único ato pró-nazismo que eles poderiam cometer é o suicídio!”

hahahaha bem lembrado!

joseboscojr

O que eu acho estranhíssimo é que algumas notícias divulgadas por algumas fontes russas são de teor nitidamente ingênuo. Como disse antes, me custa acreditar que seja algo orquestrado pelo governo russo de tão pueril. Parece que são dirigidas para uma massa de acéfalos espalhadas pelo mundo. Se essa notícia tivesse sido colocada de forma elegante e sem apelação, mesmo sendo inventada, teria algum grau de credibilidade e poria uma pulga atrás da orelha, inclusive dos mais céticos. Mas do jeito que fazem passa a ser ridícula. Parece que quem imagina essas invencionices vive no mundo da Lua. Se seu… Read more »

Corsario137

MO
23 de abril de 2014 at 23:22 #

ow 137, não esqueceste das minhas moedinhas Guinélicas Equadorianas made in Malabo naum né 🙂

Claro que não meu amigo. Estou aguardando ainda o desenvolvimento pleno da exploração de petróleo naquelas bandas pra eu ter o que fazer por lá 😉

Sds.

Corsario137

O que está faltando a Rússia é um republicano do tea party na casa branca. Esses líderes europeus são todos uns debilóides borra botas. Depois de terem o continente arrasado, ficaram 50 anos sob o terror de virarem poeira nuclear. A guerra fria acaba, eles conseguem respirar e agora permitem novamente que a Rússia coloque as manguinhas de fora no seu quintal? Da Ucrânia pra Polônia é um passo. E a Ucrânia está caindo!!! Fica todo mundo esperando Obama. Obama está querendo terminar bem seu mandato, com bons números na economia e longe de atentados terroristas. O mundo que se… Read more »

mdanton

Corsário!
Isto já esta sendo providenciado/planejado e não vai precisar de autorização.
O Japão já esta se armando; sua base industrial (como da Alemanha) é extremamente forte e responde com rapidez incrivel na produção.
O problema são o fornecimento continuo das materia-primas.
Imagino que já tenham estratégias para superar este empecilho que fez com que perdessem 2 guerras.

Quanto ao sobrevoo…sim é verdade a utilização de guerra eletrônica, mas…como os americanos fizeram “cara de esfinge” os russo estão tentando identificar, através de uma provável reação declaratória norte-americana, utilizando o deboche e “aumentando” o que de FATO ocorrido.

mdanton

O jogo da Russia é muito arriscado, pois se as ameaças de ajuda do ocidente se concretizarem não será somente na Ucrânia…os rebeldes da Siria também serão beneficiados.
Um movimento perigoso! A crise na Ucrânia é um divisor de águas. Caso o ocidente não fizer nada a Russia avançará sem tréguas. Se o ocidente ajudar a Ucrânia o inverso acontecerá…..façam suas apostas qual vai ser a reação da Russia em perder Síria e Ucrânia.