Irã: em caso de guerra, porta-aviões dos EUA seriam alvo

14

090731-N-3038W-003

ClippingNEWS-PA

O Irã terá como alvo porta-aviões norte-americanos no Golfo Pérsico se algum dia uma guerra entre os dois países ocorrer, advertiu nesta terça-feira (6) o chefe naval da poderosa Guarda Revolucionária do Irã, em um momento em que o país conclui a construção de uma imitação em larga escala de um porta-aviões norte-americano.

Os comentários do almirante Ali Fadavi, que coordena as forças navais linha-dura da Guarda, contrastam com as políticas de aproximação com o Ocidente do presidente moderado Hassan Rouhani – um lembrete das visões concorrentes que existem nos altos níveis de poder dentro do Irã.

O país está construindo uma réplica simples do porta-aviões USS Nimitz em um estaleiro no porto de Bandar Abbas, no sul do país, para ser utilizado no futuro em exercícios militares, confirmou um jornal iraniano no mês passado.

Fadavi afirmou nesta terça-feira, conforme a agência de notícias semioficial Fars, que o imenso tamanho dos porta-aviões dos EUA faz com que sejam um “alvo fácil”. Segundo ele, planos de contingência tendo como alvo porta-aviões norte-americanos são prioridade para as forças navais da Guarda.

“Os porta-aviões são o símbolo do poderio militar dos Estados Unidos”, afirmou Fadavi. “Eles são responsáveis por dar o poder aéreo à América. Então, é natural que nós desejemos afundar os porta-aviões.” As forças navais da Guarda Revolucionária estão separadas da Marinha principal iraniana. Elas têm suas principais bases dentro e em torno do Golfo, com alguns barcos de mísseis e navios de ataque rápido.

O comandante disse que a Marinha da Guarda já realizou exercícios tendo como alvo imitações de navios de guerra norte-americanos. Em um caso, segundo o almirante, levou 50 segundos para destruir um dos navios de guerra simulados. A Tasnim, outra agência de notícias semioficial, reportou que “uma investigação” descobriu que os porta-aviões Nimitz usados pelos EUA podem ser seriamente danificados ou destruídos se 24 mísseis forem disparados simultaneamente.

Um oficial da Marinha dos EUA no Golfo desconsiderou as alegações iranianas e o porta-aviões em particular. “Seja o que for que o Irã espere alcançar com a imitação, é provável que tenha impacto zero nas operações da Marinha dos EUA no Golfo”, disse o comandante Jason Salata, porta-voz da 5ª Frota da Marinha norte-americana, que tem base no Bahrain.

“Disparar armas contra uma estrutura imóvel flutuando sobre pontões não é um representação realista de ter a capacidade de atingir um navio de guerra de 100 mil toneladas fazendo manobras a velocidades superiores a 30 nós”, afirmou. O porta-voz do Pentágono, coronel do Exército Steve Warren, zombou da imitação iraniana, dizendo que tinha visto uma imagem sigilosa mostrando o objeto pendendo para o lado em cerca de 30 graus.

“Meu palpite é que você poderia afundar a imitação em 50 segundos”, assinalou. Warren disse que a foto não seria publicada. “Estamos totalmente despreocupados com a imitação dos iranianos de um navio americano”, acrescentou.

FONTE: Estadão

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

“O comandante disse que a Marinha da Guarda já realizou exercícios tendo como alvo imitações de navios de guerra norte-americanos. Em um caso, segundo o almirante, levou 50 segundos para destruir um dos navios de guerra simulados.”

Honestamente, não posso acreditar em tamanha bobagem.

São uns psicopatas belicosos…

MO

hehehehehe, o navio simulado disparava tbm ??? assim meu até eu nadando afundo um …. kkkkkkkkkk

Guizmo

Sinceramente, esses imbecis iranianos estão queimando o filme da milenar cultura persa, calem a boca!

Observador

Claro. É óbvio que vão tentar destruir os porta-aviões.

E é bem fácil.

Inclusive, já combinaram com os norte-americanos para trazer o navio bem junto à costa iraniana, para estar ao alcance das lanchas armadas, dos mísseis caseiros e da caquética força aérea iraniana, até hoje formada pelos aviões comprados pelo Xá Reza Pahlavi.

Tudo isto é circo para o populacho iraniano, para o governo fingir capacidade e competência que não tem.

Igual a certo um governo fanfarrão, presidido por um poste com cabelo de laquê, beeeem perto de você.

joseboscojr

Uma função que todo mundo esquece mas que é típica do avião de ATAQUE eletrônico EA-18G, é a DEFESA eletrônica do porta-aviões.

Vader

Aham, facinho de afundar um Classe Nimitz… É só combinar com “usamericanu”…

Corsario137

Esse tipo de declaração só envergonha as próprias forças armadas iranianas. É um desserviço.

Luiz Monteiro

Contra uma FT nucleada por um “Super-Carrier” de cerca de 100.000 toneladas, com diversas aeronaves especializadas “rodeando” a FT, escoltado por navios dotados de AEGIS e sistemas de armas (mísseis e canhões) de grande precisão, além de submarinos de propulsão nuclear, utilizar meios aéreos ou de superfície não me parece a melhor estratégia. Dependendo das condições climáticas, da temperatura da água, da profundidade do local e, claro, do fator sorte, um submarino poderia realizar um ataque utilizando torpedos pesados para danificar o NAe. SE e somente SE, um ou mais torpedos pesados, dependendo do local abaixo da quilha onde ele… Read more »

Ozawa

Vocês se esquecem que o Irã poderá ‘furar’ o bloqueio naval e aéreo e eletrônico ao redor do NAe com o poderoso e ‘stealth’ mock-up do F-313 Qaher…

https://4.bp.blogspot.com/-DQ1oMRF8T2g/UQ1Wmio_-JI/AAAAAAAALI4/wOR6iIXiJ4s/s1600/Qaher+f-313_013.jpg

Faça oposição, mas não ao ponto de ser ridículo…

Jackal975

Fico imaginando se eles mesmos se levam a sério quando falam essas besteiras.
Me lembra aquele general iraquiano em 2003 dando entrevistas em Bagdá dizendo que “a guerra estava ganha e o Grande Satã derrotado”…e mil metros dali os Marines passando o trator em tudo rsrsrsrsrs…deve ser “da boa” a água que eles bebem lá.

Observador

Senhores, No dia em que houver um conflito destes, os norte-americanos não serão bestas de colocar um Nimitz Class dentro da piscina chamada Golfo Pérsico. O porta-aviões ficará em algum lugar do Oceano Índico, bem fora do alcance de qualquer camicase iraniano esteja ele a bordo de lancha, submarino ou avião. Pensando neste cenário de um ataque norte-americano, acho interessante imaginar como o mesmo se daria. Penso que a estragégia será a mesma de combater um grande incêndio: primeiro você ataca de longe e de cima e, conforme o fogo diminuir, você vai se aproximando. Assim o Irã seria atacado… Read more »

Guizmo

Observador, concordo contigo. Acho que a sequência seria essa mesmo. Os F 15 viriam da Arábia Saudita provavelmente.

A questão é Israel que ficaria louco pra disparar tbm contra o Irã, o que pode instigar a Rússia.

Sinceramente acho esse cenário de guerra hoje bastante improvável. Foi só falar de Criméia que a Coréia do Norte e o Irã ficaram meio esquecidos…….no fundo no fundo isso é jogo de cena que ajuda uma indústria trilionária a continuar existindo não acha?

MO

Opa bem a calhar e em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/05/mv-artavand-epcb5-apos-muitos-anos-um.html

Iranian flag vessel calling Santos

21 photos

Depois de muitos anos um IRÂNICO voltou a aparecer por aqui

Luiz Monteiro

Prezados, Para aqueles que gostam de debater sobre o PRONAe, segue abaixo as informações disponibilizadas pela MB: http://www.mar.mil.br/hotsites/sala_imprensa/index.html “Programa de Obtenção dos Navios-Aeródromos Na configuração da Força Naval, para atendimento do contido na Estratégia Nacional de Defesa (END), a Marinha do Brasil (MB), dentre outros Projetos Estratégicos, criou o Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos (PRONAe), que prevê a construção de dois Navios-Aeródromos (NAe). Para tanto, os requisitos iniciais estabelecidos foram: deslocamento da ordem de 50 mil toneladas; propulsão convencional; e disponibilidade de catapulta e aparelho de parada para, respectivamente, a decolagem e o pouso das aeronaves. Tendo em vista o… Read more »